Especificação da K10D: FAT / FAT32
Minha máquina: NTFS
Isso pode dar problema? Tenho de usar meu micro em FAT32?
Ah! Pentax K10D… meu sonho! Ainda chego lá. Tá faltando pouco.
Especificação da K10D: FAT / FAT32
Minha máquina: NTFS
Isso pode dar problema? Tenho de usar meu micro em FAT32?
Ah! Pentax K10D… meu sonho! Ainda chego lá. Tá faltando pouco.
Não, isto é só a como a câmera grava e lê no cartão.
Não, isto é só a como a câmera grava e lê no cartão.Ok! Muito obrigado, Paulo.
Use FAT32 para maximizar a compatibilidade com micros que não possuem suporte a NTFS.
Use FAT32 para maximizar a compatibilidade com micros que não possuem suporte a NTFS.Mas isso só se for usar um leitor de cartões, pois se for usar a própria câmera, o sistema de arquivos não importa.
FAT32 é mais rápido, porém fragmenta mais. Acho que para a câmera é vantagem.
O negócio é o seguinte: eu geralmente formato o cartão na própria câmera, ou então uso a formatação que vem de fábrica. Que eu me lembre, o padrão nos cartões SD é usar o FAT16 e nos SDHC, o FAT32. São esses os sistemas de arquivo com os quais sua câmera irá formatar o cartão.
Dito isso, o Windows consegue ler FAT16, FAT32 e NTFS. O fato das partições Windows do HD do seu computador serem NTFS não influi absolutamente nada no resto, pois seja quando você plugar a câmera no computador, seja quando usar um leitor de cartões, o Windows consegue ler e gravar no cartão porque ele está formatado em um dos sistemas FAT, que são aceitos pelo Windows.
Então, duas coisas importantes:
Não é preciso mudar os sistemas de arquivos usados nas partições do HD do computador. O fato de todos eles serem NTFS não impede o Windows de conseguir ler qualquer outra mídia com partições FAT.
Formatar o cartão na própria câmera ou usar a formatação de fábrica. Formatar o cartão pelo Windows, usando um leitor de cartões, é possível, mas não recomendado, pois se você formatá-lo com o sistema de arquivos incorreto (FAT32 num cartão SD não-HC ou ainda NTFS em qualquer tipo de cartão) a câmera não consegue gravar nele.
É isso!
Abraços!
– thiago
Fico deveras satisfeito por poder contar com vocês. Tamanha boa vontade aliada a esse conhecimento, fundamentalmente técnico, só poderia ser possível de serem vistos juntos graças à benevolência que os senhores dispensam aos que sabem menos.
Aceitem, por favor, meu humilde agradecimento: MUITO OBRIGADO A TODOS.
:thmbup:
Concordo com o thiago…
Mas eu tenho quase que certeza que fat 16/32, nao tem amarracao ao tipo de cartao. A diferenca é que cartoes acima de 2G para serem usados em sua totalidade devem ser lidos por cameras que suportem fat32.
Se a camera suportar fat16, ela ira formatar um cartao de 4G como se fosse 2G.
Fat 16 so formata ate 2Gb.
Abs
Ah! Pentax K10D... meu sonho! Ainda chego lá. Tá faltando pouco.Olha que vale muito a pena chegar lá, te digo isto por experiência própria. Estou com a minha a 16 dias, e estou rindo a toa. Que maravilha de imagens !!!
Pedro Ernesto Guerra Azevedo
pedro.azevedo@iron.com.br
Santos - São Paulo - Brasil