Pequeno estouro numa foto

Olá, gostaria de saber a opinião de vcs de como evitar um pequeno “estouro” como nessa foto abaixo?

Grato.

Que tipo de luz você usou? Melhor diminuir a intensidade da mesma.

Usa um rebatedor pra deixar mais uniforme, ela está incidindo somente em uma direção.

Fabiano… peguei o exif da câmera e obtive as seguintes informações:

Iso 200
Abertura do diafragma F/2,8
Velocidade 1/50
Distância focal 12,4mm equivalente a 74,4mm
Uso de flash - Não

Bem, a primeira coisa que eu faria seria ajustar o ISO para 100 que é menos sensível que o ISO 200, além de ser menos ruidoso, desta forma, a mesma fotometria indicaria f/2,8 e velocidade 1/25… acredito que tenha sido usado o modo automático, e assim a fotometria nunca sai certa.

Acontece que a sandalha é branca, brilhante e ainda está sob o sol, o que reflete muita luz… dessa forma, o EV da sandalha deve ter uns 3 ou 4 pontos a mais de luz que o fundo… recomendaria então que se travasse a abertura em 2,8 (caso vc queira uma pequena profundidade de campo, no caso só a sandalha) e diminuísse a velocidade para 1/200 a 1/320 (seria necessário fotometrar, esses valores são um chute)… dái a sandalha e a terra não ficariam tão estouradas, em compensação, o fundo ficaria bem escuro… mas como ao que parece para esta composição o fundo não tem a menor importância, eu sacrificaria o fundo sub-exposto, para ganhar a saturação ideal para a sandalha…

Ainda usaria um flash de preenchimento, uma vez que a luz solar (acho que é solar, né) é dura e causa muitas sombras…

Acho meio complicado amador usar rebatedor, o que ocorre é o que vem sendo discutido aqui nos últimos dias, “low dynamic range”, pouca latitude que é o mal das digitais. A única saída mais óbvia para essa foto não estourar era ao fotometrar a cena toda, compensar negativamente ou fotometrar apenas aquele centro da imagem que está sob o sol. Inevitavelmente isso deixaria o fundo bem mais escuro, mas o assunto principal sairia okey, é preço de usar digitais.

Flash no fundo para nivelar e correção da exposição do objeto principal, peque o valor medido no objeto principal em Spot, por se tratar de um objeto branco eu sugiro que vc aumente a exposição em 1 ponto para mostrar o objeto um pouco mais branco, faça a medição no ponto de máxima luz.
Espero ter ajudado.

Nunca tinha pensado nisso…

Realmente, o interessante é colocar mais luz no fundo e aumentar a velocidade para não estourar…

Eu não tinha pensando nisso! :slight_smile:

Abraço,
Fernando

Ótimas dicas!!

Leo, não tinha como usar um flash de fundo, já que essa foto foi feita numa feira de calçados em Novo Hamburgo/RS, a Courovisão 2005. Nesse momento eu estava só com a câmera e o flash externo.

Mas o que o wagpin falou eu poderia ter feito. Acredito que não vou voltar mais lá para testar.

edit: erro escrita

Ótimas dicas!!

Leo, não tinha como usar um flash de fundo, já que essa foto foi feita numa feira de calçados em Novo Hamburgo/RS, a Courovisão 2005. Nesse momento eu estava só com a câmera e o flash externo.

Mas o que o wagpin falou eu poderia ter feito. Acredito que não vou voltar mais lá para testar.

edit: erro escrita

Eu ainda faria a fotometria no objetivo e daria só um ponto para ele, porque mais que isso se for uma compacta já vai estar muito perto de estourar. :slight_smile:

olhando novamente as fotos vi que esses pequenos estouros estão em várias

http://img390.imageshack.us/img390/8863/choco0oe.jpg

Pela medição do artigo sobre latitude, do Leo, acho que o caso seria esse mesmo: medir o sapato com fotometria pontual e dar um ponto a mais.

Ivan

Eu tb acho que um ponto a mais da fotometria feita na sandália é ideal… mas ainda acho que um flashzinho vai ajudar até mesmo pra que a planta não fique escura!!!

Eu tb acho que um ponto a mais da fotometria feita na sandália é ideal... mas ainda acho que um flashzinho vai ajudar até mesmo pra que a planta não fique escura!!!!
Mas nesse caso da foto em questão ou usa o flash apenas no fundo ou não pode usar na frente porque iluminaria o sapato com a mesma intensidade ou mais ;)

Essa foto e um excelente exemplo para explicar como vc quer fazer a fotometria. Vamos ver se o que o Ivan me explicou eu consegui entender.

1: Vamos levar em consideracao ao que foi usando na foto original
2: Existe Flash, rebatedores, etcetc. mas vamos deixa-los de fora desse exemplo, assim fica mais facil entender como fazer a fotometria.

Pelo que entendi, nesse cenario se vc fizer a medicao no fundo vc esta buscando maior detalhes para a sombra e com isso a sandalha ira ficar totalmente estourada.

Se vc medir na sandalha a mesma ficara com detalhes mas o fundo ficara bem escuro.

Se vc procurar algo que esteje no meio tom 18% (as folhas) seria o ideial, mas nesse caso nem a sandalha nem o fundo ficariam com detalhes suficientes pelo fato da diferenca de stop entre escuro e claro ser alto nesse exemplo.

Bom, acho que o melhor seria vc medir a sandalhia e aumentar 1 - 1 1/2 stop assim a sandalhia nao ficaria estourada e o fundo com algum detalhes justamente por esse acrescimo de 1 - 1 1/2 stop.

Agora com um fotometro externo eu faria o sequinte media a sombra depois a sandalhia e fazia uma media. As outras solucoes ja foram exposta anteriormente.

Ivan, pelo que vc me explicou estou pensando certo ou vou ter que voltar aos testes. :slight_smile:

Fabiano… qual era a fonte de luz? Sol mesmo? Entrando por uma janela?

Fabiano.... qual era a fonte de luz? Sol mesmo? Entrando por uma janela?
luz artificial

É isso, Carlos.

Só que a média seria “interpretativa”, isto é, não necessariamente a média verdadeira, mas o que se ajustasse melhor á sua principal intenção.

Ivan

Ivan, finalmente consegui entender :slight_smile: a unica coisa que ainda estou apanhando e com relacao como se faz o lock exposure igual na digital isso numa 35mm srl.

van, finalmente consegui entender smile.gif a unica coisa que ainda estou apanhando e com relacao como se faz o lock exposure igual na digital isso numa 35mm srl.

No modo Manual, ué… risos

Ivan

Fabiano.... qual era a fonte de luz? Sol mesmo? Entrando por uma janela?
luz artificial
não tinha como afastar essa luz??? ou colocar um pano branco estendido entre ela e o assunto? ;)