Olá, gostaria de saber a opinião de vcs de como evitar um pequeno “estouro” como nessa foto abaixo?
Grato.
Olá, gostaria de saber a opinião de vcs de como evitar um pequeno “estouro” como nessa foto abaixo?
Grato.
Que tipo de luz você usou? Melhor diminuir a intensidade da mesma.
Usa um rebatedor pra deixar mais uniforme, ela está incidindo somente em uma direção.
Fabiano… peguei o exif da câmera e obtive as seguintes informações:
Iso 200
Abertura do diafragma F/2,8
Velocidade 1/50
Distância focal 12,4mm equivalente a 74,4mm
Uso de flash - Não
Bem, a primeira coisa que eu faria seria ajustar o ISO para 100 que é menos sensível que o ISO 200, além de ser menos ruidoso, desta forma, a mesma fotometria indicaria f/2,8 e velocidade 1/25… acredito que tenha sido usado o modo automático, e assim a fotometria nunca sai certa.
Acontece que a sandalha é branca, brilhante e ainda está sob o sol, o que reflete muita luz… dessa forma, o EV da sandalha deve ter uns 3 ou 4 pontos a mais de luz que o fundo… recomendaria então que se travasse a abertura em 2,8 (caso vc queira uma pequena profundidade de campo, no caso só a sandalha) e diminuísse a velocidade para 1/200 a 1/320 (seria necessário fotometrar, esses valores são um chute)… dái a sandalha e a terra não ficariam tão estouradas, em compensação, o fundo ficaria bem escuro… mas como ao que parece para esta composição o fundo não tem a menor importância, eu sacrificaria o fundo sub-exposto, para ganhar a saturação ideal para a sandalha…
Ainda usaria um flash de preenchimento, uma vez que a luz solar (acho que é solar, né) é dura e causa muitas sombras…
Acho meio complicado amador usar rebatedor, o que ocorre é o que vem sendo discutido aqui nos últimos dias, “low dynamic range”, pouca latitude que é o mal das digitais. A única saída mais óbvia para essa foto não estourar era ao fotometrar a cena toda, compensar negativamente ou fotometrar apenas aquele centro da imagem que está sob o sol. Inevitavelmente isso deixaria o fundo bem mais escuro, mas o assunto principal sairia okey, é preço de usar digitais.
Flash no fundo para nivelar e correção da exposição do objeto principal, peque o valor medido no objeto principal em Spot, por se tratar de um objeto branco eu sugiro que vc aumente a exposição em 1 ponto para mostrar o objeto um pouco mais branco, faça a medição no ponto de máxima luz.
Espero ter ajudado.
Nunca tinha pensado nisso…
Realmente, o interessante é colocar mais luz no fundo e aumentar a velocidade para não estourar…
Eu não tinha pensando nisso!
Abraço,
Fernando
Ótimas dicas!!
Leo, não tinha como usar um flash de fundo, já que essa foto foi feita numa feira de calçados em Novo Hamburgo/RS, a Courovisão 2005. Nesse momento eu estava só com a câmera e o flash externo.
Mas o que o wagpin falou eu poderia ter feito. Acredito que não vou voltar mais lá para testar.
edit: erro escrita
Ótimas dicas!!Leo, não tinha como usar um flash de fundo, já que essa foto foi feita numa feira de calçados em Novo Hamburgo/RS, a Courovisão 2005. Nesse momento eu estava só com a câmera e o flash externo.
Mas o que o wagpin falou eu poderia ter feito. Acredito que não vou voltar mais lá para testar.
edit: erro escrita
olhando novamente as fotos vi que esses pequenos estouros estão em várias
Pela medição do artigo sobre latitude, do Leo, acho que o caso seria esse mesmo: medir o sapato com fotometria pontual e dar um ponto a mais.
Ivan
Eu tb acho que um ponto a mais da fotometria feita na sandália é ideal… mas ainda acho que um flashzinho vai ajudar até mesmo pra que a planta não fique escura!!!
Eu tb acho que um ponto a mais da fotometria feita na sandália é ideal... mas ainda acho que um flashzinho vai ajudar até mesmo pra que a planta não fique escura!!!!Mas nesse caso da foto em questão ou usa o flash apenas no fundo ou não pode usar na frente porque iluminaria o sapato com a mesma intensidade ou mais ;)
Essa foto e um excelente exemplo para explicar como vc quer fazer a fotometria. Vamos ver se o que o Ivan me explicou eu consegui entender.
1: Vamos levar em consideracao ao que foi usando na foto original
2: Existe Flash, rebatedores, etcetc. mas vamos deixa-los de fora desse exemplo, assim fica mais facil entender como fazer a fotometria.
Pelo que entendi, nesse cenario se vc fizer a medicao no fundo vc esta buscando maior detalhes para a sombra e com isso a sandalha ira ficar totalmente estourada.
Se vc medir na sandalha a mesma ficara com detalhes mas o fundo ficara bem escuro.
Se vc procurar algo que esteje no meio tom 18% (as folhas) seria o ideial, mas nesse caso nem a sandalha nem o fundo ficariam com detalhes suficientes pelo fato da diferenca de stop entre escuro e claro ser alto nesse exemplo.
Bom, acho que o melhor seria vc medir a sandalhia e aumentar 1 - 1 1/2 stop assim a sandalhia nao ficaria estourada e o fundo com algum detalhes justamente por esse acrescimo de 1 - 1 1/2 stop.
Agora com um fotometro externo eu faria o sequinte media a sombra depois a sandalhia e fazia uma media. As outras solucoes ja foram exposta anteriormente.
Ivan, pelo que vc me explicou estou pensando certo ou vou ter que voltar aos testes.
Fabiano… qual era a fonte de luz? Sol mesmo? Entrando por uma janela?
Fabiano.... qual era a fonte de luz? Sol mesmo? Entrando por uma janela?luz artificial
É isso, Carlos.
Só que a média seria “interpretativa”, isto é, não necessariamente a média verdadeira, mas o que se ajustasse melhor á sua principal intenção.
Ivan
Ivan, finalmente consegui entender a unica coisa que ainda estou apanhando e com relacao como se faz o lock exposure igual na digital isso numa 35mm srl.
van, finalmente consegui entender smile.gif a unica coisa que ainda estou apanhando e com relacao como se faz o lock exposure igual na digital isso numa 35mm srl.
No modo Manual, ué… risos
Ivan
não tinha como afastar essa luz??? ou colocar um pano branco estendido entre ela e o assunto? ;)Fabiano.... qual era a fonte de luz? Sol mesmo? Entrando por uma janela?luz artificial