estou com uma duvida, qual o melhor perfil de cores para deixar configurado na máquina, sRGB ou Adobe RGB e se alguém puder me explicar, qual a diferenca entre ambos… surgiu essa dúvida e não faço a menor ideia das diferencas…
valeu…
Ronaldo
estou com uma duvida, qual o melhor perfil de cores para deixar configurado na máquina, sRGB ou Adobe RGB e se alguém puder me explicar, qual a diferenca entre ambos… surgiu essa dúvida e não faço a menor ideia das diferencas…
valeu…
Ronaldo
Oi Ronaldo,
isso vai gerar polêmicas, hehehehe…
Eu uso o sRGB no meu scanner de filme, monitor e Photoshop por uma razão muito simples: é o perfil que o Frontier da Fuji usa. Por isso, as ampliações que faço ficam uns 85% próximas do que eu vejo na tela, o que considero muito bom, o resultado final é bem previsível.
Se você lê em inglês, aqui tem explicações detalhadas a respeito dos dois sistemas: http://www.kenrockwell.com/tech/adobe-rgb.htm
Abraços,
José Azevedo
O adobeRGB tem cores mais vivas, mas pra quem trabalha direto com impressão de catálogo ou foto publicitária é melhor usar o sRGB pra tratamento das fotos e visualização em CMYK Europe Coated, pois se aproximam mais da impressão off-set.
Agora vai de você converssar no laboratório e ver qual perfil eles usam.
SRGB sempre.
Depende…
Se for Jpeg para ver na tela sempre uso sRGB.
Para impressão um sigo um workflow melhor, que é fotografar em RAW converter em ProPhoto 16bits e faço o tratamento nesse perfil e no final converto para sRGB 8bits.
A vantagem é a de usar sempre um espaço de cor que contenha e conseve o maior número de informações possíveis.
Adobe RGB permite um melhor espaço de cores para trabalhar a imagem, sRGB para entrega final (devido a compatibilidade). Ai tudo vai depender do que você pretende, eu costumo tratar em adobe RGB e depois converter para sRGB.