Estou na dúvida ! Me falaram que é errado o que farei, e estão falando que é uma troca justa.
Possuo um monitor da dell 2560 x 1440, e me disseram que essa resolução a placa de vídeo deste mac mini não seria eficaz, levando em conta, a importação e exportação de fotos no lightroom.
Levando em conta que tenho já HDS externos para backup, e após o tratamento e exportação jogarei nos externos e meu problema não é falta de espaço…
será que vale a pena essa troca ? :ponder:
Gaask, o chato é ter que usar armazenamento externo, o que é caro. No Mini você estará limitado a 1 HD de 1TB e seu SSD, que serviria bem para boot, programas e catálogos do Lightroom.
Meu setup é parecido. Já tinha um monitor Dell wide gamut de 30" e um iMac seria um retrocesso em termos de tela. Meu Mac Pro antigo já estava nas últimas e optei por comprar um Mac Mini igual ao seu, só que com 16Gb de RAM. Uso um SSD Samsumg 830 Pro para boot, a HD original dele de 500Gb para besteiras e uma HD externa de 4tb num case da OWC para trabalho. USB 3 segura bem a onda para um só disco. Um array em RAID com dois ou mais discos, dependendo do modo de operação, satura USB 3 e aí você teria que usar um case Thunderbolt.
Sobre sua pergunta da placa de vídeo, ela é realmente fraquinha, mas não limita em nada a performance da interface de usuário do OS X com um monitor grande assim. O meu é 2560 x 1600 e não percebo lag algum. A limitação virá no futuro próximo, quando os programas começarem a usar melhor a GPU no processamento de operações dedicadas. Por exemplo, o Lightroom 6, que sairá agora, já usará um pouco a GPU. Também nem pense em jogar algum jogo ou coisa parecida.
Em termos de CPU, seu PC atual é bem próximo do i7 do Mini.
No fim das contas, acho que a diferença é o sistema operacional. Eu gosto de OS X e não usaria Windows, mesmo que possa pegar um hardware melhor pelo mesmo preço.