Pesquisa: Como vocês vendem os álbuns? Valor fechado? Por páginas? Por fotos?

Boa tarde galera!

Então, gostaria de saber como vocês vendem o álbum aos seus clientes e o porquê de vender desse jeito…
Vou começar falando como vendo os meus…

A enquete se basearia em duas perguntas, sendo elas:
a) Como vendo? ex: valor fechado, por páginas, por fotos…
b) Por que vendo assim?

01. Como vendo?

• Vendo um valor fechado. Portanto a minha matemática é o Custo Total x 2,5 = Valor do Álbum

02. Por que vendo assim?

• Pois eu acho que fica mais resumido, o cliente não se assusta com tantos adendos e o valor que multiplico me dá margem para o cliente pedir mais x lâminas no álbum.

E vocês?

O que mais importa é tamanho do álbum (dimensões), a quantidade de paginas, o acabamento interno e externo, e o tipo de material que vc vai fazer o álbum.

Resumidamente, eu vendo um álbum de tal tamanho, feito com tal material, com a seguinte quantidade de paginas, e que de acordo com a diagramação, cabe uma determinada quantidade de fotos.

Cara, aqui em Mga é meio padrão, a venda por pacotes.

Eu, tenho três pacotes de encadernados:
Capa fotográfica com acrílico, capa fotografica e couro sintético.
Em cada um dos pacotes, coloco três tamanhos, 20x50, 25x60 e 30x80.

A diferença de valor entre eles é unicamente a diferença que a encadernadora me cobra.

do meu encadernado mais simples, que é o 20x50 couro sintético, até o 30x80 com capa acrílica, a diferença não passa dos 700 reais.
Em todos os pacotes tá incluso ensaio estúdio/externa, poster 60x90 e 10 fotos 24x30 (com fotos do ensaio) pra colocar no hall, etc…
Aí tem os opcionais, foto livros, poster avulso, etc…

Vendo assim, porque é meio padrão do mercado daqui. Ainda não tenho bala na agulha pra lançar moda, hehehehehehehehe…

Edit: Eu encadernava com a Hayan, mas demora muito e é caro. Aí to fazendo com a Photopresse de Mga/Londrina, e com a Universal photoalbum

Então quando você vai vender um álbum há bastante variáveis, certo?
Eu faço assim: Tenho 5 tamanhos no papel couche e 5 no papel fotográfico. Acho que a diferença do meu modo pro seu está que eu não determino a quantidade de páginas…

No caso, você só orça o valor do álbum depois de diagramado? No caso o cliente fala que quer 80 fotos no álbum, como você faz?

Entendi, mas como você faz o preço em relação quantidade de fotos/valor?

Eu atualmente estou fazendo com a Indimagem para os papéis couché.
Para os papéis fotográficos estou tentando montar para fazer com a Via Color, já chegou a conhecer o trabalho de lá?
Da universal vi aquela linha Italiana com capa de acrílico mas sempre me bato pra diagramar/enviar pelo soft deles que é o mesmo que o da Via Color! :aua: :aua: :aua:

todos os pacotes são com 25 lãminas, e 100 imagens.

Aqui na cidade, com excessão dos fodóes que fazem fine art, todo mundo trampa assim. Tentar oferecer menos fotos é roubada.

Então, essa Via Color não conheço, vou pesquisar :ok:
A Universal, pra mim é bom, que eles tem representante/filial de vendas em Maringá. Aí chego lá, com um dvd rw ou pendrive na mão, descarrego, e quando fica pronto vou buscar, me livro do frete.
E a Photopress, faz tudo por aqui. Tem em londrina tbm.

Eu vendo fechado.
Porque fica mais facil o cliente concordar com o preço, não embaralha muito a cabeça deles.
No album fechado ja estão incluso os valores de fotos, diagramação, impressão frete e outros serviços. A maioria dos clientes não quer e nem deve saber disso. Não é querer dar uma de espertalhão, é só um meio de simplificar as coisas.
No album fechado só muda o tamanho, modelo e a quantidade de fotos e paginas, ou seja, quanto mais fotos, mais paginas maior o valor.

ainda estou vendo isso certinho…

trabalho basicamente com ensaios e moda… nos jobs pra moda nao tem nada disso, todos sabem. Nos jobs de ensaios pessoais eu vendo o valor do ensaio + valor de impressao, apresento 3 propostas, impressao em papel fotografico, impressao em fotolivro 20x30 ou impressao em fotolivro 30x40, meus ensaios nao passam de 35 fotos entregues… ai cobro o valor do album(custo) + valor da diagramaçao

Vendem serviço (fotografia e arte) ou produto (album) ???

Vendo o serviço, junto com ele vem o produto, pois muitos também querem que o serviço vire um produto.

Ficou confuso :hysterical: :hysterical:

Muito bom… Entendeu o espírito…

Realmente fica muito confuso separar algumas coisas.

Apesar que o vejo na maioria das vezes os colegas vendem somente o produto.

noto isso tambem… pessoas as vezes chegam pra mim e falam “mas fulano vende o album maior com bem mais fotos por menos que o seu preço”… ai vem meu esquema de explicar pro cliente que o que ele esta pagando na verdade é o meu serviço, se ele quiser comprar o ensaio com a mesma quantia de fotos sem album eu vendo

Interessante. Faço fotografia de festa infantil e vou começar a oferecer álbum. Minha idéia é pegar o custo do álbum e jogar um lucro em cima, que seria justamente o valor do serviço. Simples assim. Só não sei exatamente esse valor, mas a premissa é essa. Ah, com um limite de fotos por página. Nada de 200 fotos em álbum com 20 páginas.

Eu vendo o serviço e em contapartida o produto. O produto não é o resultado final do serviço?

Como exemplo, uma oficina quando conserta um carro discrimina as peças trocadas da mão de obra porque são duas coisas distintas.
Normalmente em fotografia as pessoas “misturam” os dois transformando num produto único o que nem sempre é verdade.

Mas só para deixar claro a “provocação” foi proposital e é para reflexão mesmo, não é teste com uma resposta certa ou errada. Cada profissional tem que entender como sua clientela funciona.

Minha resposta, fosse eu um fotógrafo:

“Não vendo um produto nem um serviço, vendo uma experiência”… :assobi: