"E a arte? De todos os lados ouvimos lamentações sobre a decadência da arte. Estamos, de fato, muito atrás dos grandes mestres do Renascimento. Os aspectos técnicos da arte recentemente fizeram um grande progresso; milhares de pessoas dotadas de uma certa quantidade de talento cultivam cada ramo, mas a arte parece fugir da civilização! Os detalhes técnicos avançam, mas a inspiração frequenta os estúdios dos artistas menos do que nunca.
De onde, de fato, deveria vir? Somente uma grande ideia pode inspirar arte. A arte está em nosso sinônimo ideal de criação, deve olhar para a frente; mas, salvo algumas raras, raríssimas exceções, o artista profissional permanece filisteu demais para perceber novos horizontes.
Além disso, essa inspiração não pode vir de livros; deve ser tirado da vida, e a sociedade atual não pode despertá-lo. Raphael e Murillo pintaram em um momento em que a busca de um novo ideal poderia se adaptar às antigas tradições religiosas. Eles pintaram para decorar grandes igrejas que representaram o trabalho piedoso de várias gerações. A basílica com seus misterios e grandeza estava ligada à própria vida da cidade e inspirou um pintor. Ele trabalhou para um monumento popular; ele falou com seus concidadãos e em troca recebeu inspiração; apelou para a multidão da mesma maneira que os pilares, as janelas manchadas, as estátuas e as portas esculpidas. Hoje a maior honra que um pintor pode aspirar é ver sua tela, emoldurada em madeira dourada, pendurada em um museu, uma espécie de velha loja de curiosidades, onde se vê, como no Prado, a Ascensão de Murillo ao lado de um mendigo de Velásquez e os cães de Philip II. Pobre Velásquez e pobre Murillo! Pobres estátuas gregas que viviam na Acrópole de suas cidades e agora estão sufocadas sob as cortinas de tecido vermelho do Louvre!
Quando um escultor grego cinzelou seu mármore, ele se esforçou para expressar o espírito e o coração da cidade. Todas as suas paixões, todas as suas tradições de glória, deviam viver novamente no trabalho. Mas hoje a cidade unida deixou de existir; não há mais comunhão de idéias. A cidade é um aglomerado fortuito de gente que não se conhece, que não tem interesse comum, a não ser o de enriquecer às custas uns dos outros. A pátria não existe … Que pátria o banqueiro internacional e o catador de lixo podem ter em comum? Somente quando cidades, territórios, nações ou grupos de nações tiverem renovado sua vida harmoniosa, a arte poderá inspirar-se em ideais comuns. Então, o arquiteto conceberá o monumento da cidade, que não será mais um templo, uma prisão ou uma fortaleza; então o pintor, o escultor, o entalhador, o ornamentista saberão onde colocar suas telas, suas estátuas e suas decorações; derivando seu poder de execução da mesma fonte vital, e gloriosamente marchando todos juntos em direção ao futuro.
Mas até então a arte só pode vegetar. As melhores telas dos artistas modernos são aquelas que representam a natureza, as aldeias, os vales, o mar com seus perigos, a montanha com seus esplendores. Mas como pode o pintor exprimir a poesia da obra no campo se a contemplou, a imaginou, se nunca a deleitou, só a conhece como um pássaro de passagem conhece a pátria que percorre nas suas migrações? Se, no vigor da primeira juventude, ele não seguiu o arado de madrugada e gostou de cortar a grama com uma larga faixa de foice ao lado de resistentes fenos competindo em energia com garotas animadas que enchem o ar com suas canções? O amor pela terra e por tudo o que nela cresce não se adquire desenhando com um pincel - está apenas a seu serviço; e sem amar, como pintar? É por isso que tudo o que os melhores pintores produziram nessa direção ainda é tão imperfeito, não é fiel à vida, quase sempre meramente sentimental. Não é forçado.
Você deve ter visto um pôr do sol ao retornar do trabalho. Você deve ter sido um camponês entre os camponeses para manter o esplendor disso em seus olhos. Você deve ter estado no mar com pescadores a todas as horas do dia e da noite, pescou você mesmo, lutou com as ondas, enfrentou a tempestade e, após um trabalho árduo, experimentou a alegria de puxar uma rede pesada, ou a decepção de vê-la vazia, para entender a poesia da pesca. Você deve ter passado um tempo em uma fábrica, conhecido as fadigas e as alegrias do trabalho criativo, metais forjados pela luz viva de um alto-forno, ter sentido a vida em uma máquina, para compreender o poder do homem e expressá-lo em um trabalho de arte. Você deve, de fato, estar impregnado de sentimentos populares, para descrevê-los."
Peter Kropotkin em “A Comquista do Pao” (1892).
Para quem nao conhece, Kropotkin era filho de um senhor feudal com 20 servos. Ele abandonou a vida privilegiada dele focado no movimento anarquista.
Essa obra eh um classico do anarco-comunismo. Ela apresenta critica sociedade feudal, a sociedade capitalista como tambem ao comunismo colletivista (Marx, Ricardo, Bukunin, etc).
No livro Kropotkin preveu muitas das falhas socialistas que aconteceram na revolucao russa, como tambem da “escravidao” da mulher no trabalho domestico, entre outras coisas.
Eu trouxe essa passagem do livro aqui pq trata exatamente das questoes que abordamos em outros topicos, como o “olhar para dentro”, “sentir o corpo”, “fotografar o que nao se ve”, a questao da diferenca entre preferencia e qualidade em “tecnicalidade”, a questao da qualidade e “curadoria das regras artisticas” e por ultimo, a questao da origem do termo Original nas obras de arte.