Andei lendo o tutorial do Ulysses Fiuza que ensina como fazer o adaptador para usar filtros nas Canon AXX (a minha é uma A75)
Estou indo na terça procurar algum tubo plástico/metal de 50mm para fazer o bendito adaptador, mas tenho algumas dúvidas (de gente que nunca usou filtros e não sabe nada do assunto):
1 - Se o filtro tem 52mm, eu não poderia fazer diretamente com um cano/metal de 52mm de largura interna?
2 - Imagino que o STEP RING sirva para adaptar as roscas, então ele seria desnecessário caso a resposta do item 1 fosse sim?
Como podem ver, estou um pouco perdido na jogada.
Alguma luz? Alguém já fez isto e pode contar melhor como fez?
No manual, dizem para você FAZER a rosca interna! Como vou fazer rosca num metal/plástico em casa? :blink:
Paralelo a isto, a minha questão era em relação aos step rings e aos encaixes acima, alguém sabe? :unsure:
O anel adaptador de 46/49 -> 52 e para facilicar a colocação dos filtros de 52mm.
esse anel será colado permanentemente no tubo.
Ou, invente algum meio de fixar o filtro na frente do tubo sem usar a rosca. A rosta e externa ao filtro e interna ao tubo. (se nao to enganado, ja que faz anos que nao vejo um filtro)
Mas, acho que, se tiver filtros de outros diametros, teria que usar um anel para o tamanho final certo.
Paralelo a isto, a minha questão era em relação aos step rings e aos encaixes acima, alguém sabe? :unsure:
O anel adaptador de 46/49 -> 52 e para facilicar a colocação dos filtros de 52mm.
esse anel será colado permanentemente no tubo.
Ou, invente algum meio de fixar o filtro na frente do tubo sem usar a rosca. A rosta e externa ao filtro e interna ao tubo. (se nao to enganado, ja que faz anos que nao vejo um filtro)
Mas, acho que, se tiver filtros de outros diametros, teria que usar um anel para o tamanho final certo.
Deu até vontade de fazer um…
Pois é.
Agora há pouco, de curioso, fiz o seguinte:
Peguei um cano PVC de 50mm
Fiz um corte de 4cm de comprimento
Aparei as arestas
Simulei um encaixe na camera sem as linguetas
O que pude verificar é que a medida na câmera é de 48mm, ou seja, o tubo de metal/pvc de 50mm internos não faria o encaixe perfeito.
Hoje (16/11/04) fui ao supermercado e resolvi ver se na seção de plasticos e brinquedos não teria algo para usar como base para um adaptador.
Achei um ponte plastico que a base tem ums 50mm ea boca ums 70mm e 103mm de altura.
Tirei o fundo, e encaixa direitinho no anel original de proteção, mas fica folgado sem ele.
Aqui tem umas fotos…
Próximo passo e arranjar um filtro de 52mm e cortar o copo na altura correta e pintar internamente de preto.
Pelo que vi, na altura adequada, a boca vai ter mais de 52mm, vai precisar de algum adaptação extra.
Ideal seria ter cortado o fundo deixado ums 2mm de borda, mas não tenho ferramentas de precisão aqui em casa, que facilitaria a colocação das linguetas de fixação.
Hoje (16/11/04) fui ao supermercado e resolvi ver se na seção de plasticos e brinquedos não teria algo para usar como base para um adaptador.
Achei um ponte plastico que a base tem ums 50mm ea boca ums 70mm e 103mm de altura.
Tirei o fundo, e encaixa direitinho no anel original de proteção, mas fica folgado sem ele.
Aqui tem umas fotos...
[img=http://pebkac.hopto.org:81/gallery/adaptador_filtro/]
http://pebkac.hopto.org:81/albums/adaptador_filtro/adaptador_filtro_05.thumb.jpg
[/img]
Próximo passo e arranjar um filtro de 52mm e cortar o copo na altura correta e pintar internamente de preto.
Pelo que vi, na altura adequada, a boca vai ter mais de 52mm, vai precisar de algum adaptação extra.
Ideal seria ter cortado o fundo deixado ums 2mm de borda, mas não tenho ferramentas de precisão aqui em casa, que facilitaria a colocação das linguetas de fixação.
Vou ver se arranjo um filtro UV aqui na cidade.
pksato, tudo bom?
Apesar de quase um ano depois, voltei no assunto de pesquisar o adaptador, a famosa “receita de bolo” dar certo desta vez.
E ai, você conseguiu? Vamos trocar figurinhas … hehehehe.
Abraço!
— UPDATE —
Esquece, acabei de ver o outro post.
Vou tentar com o copo também … valeu a dica!