Estou com uma Sony W1 que apresenta um ponto preto no visor. Na realidade parece sujeira no sensor, pois o ponto fica mais disperso (fora de foco) quando uso a máquina no zoom mínimo (wide) e fica mais pronunciado quando uso o zoom máximo (tele). Será que pode ser sujeira no sensor ou na lente? Já tentei limpar a lente mas não adiantou. Alguém tem idéia de como resolver esse problema?
Você só percebe isso no LCD ou na foto depois de descarregada? Se for no LCD, pode ser um pixel morto no LCD; se for na foto, pode ser um pixel morto no sensor, o que é mais grave. Procure a assistência técnica, se tiver garantia.
Caso contrário, acho que vale mais a pena tapear o ponto preto em um editor de imagens.
Se está avendo variações no tamanho e na nitidez do ponto, principalmente quando se muda o zoom ou o ponto de foco, é sugeira na lente, pode ser sugeira ou no elemento final ou em elementos internos, sugiro que leve o equipamento para a garantia, pois se for sugeira entre os elementos é necessária a troca da objetiva, que neste tipo de equipamento é selada e a simples abertura provoca problemas futuros.
Se for uma área envolvendo vários pixels e translúcida, mas não varia de tamanho é sugeira no CCD, neste caso também recomendo acionar a garantia, mas o reparo é bem mais simples.
Se apenas um pixel aparecendo sempre branco, verde azul ou vermelho, em qualquer foto ou condição, trata-se de um hotpixel, neste caso a única solução é remapear o sensor ou simplesmente trocá-lo, caso os pontos sejam diversos hotpixels, mas aparecem apenas em condições específicas (normalmente em fotos de baixa velocidade) trata-se de ruído não tratado, neste caso um remapeamento pode funcionar tbm, mas este problema costuma ser comum apenas em câmeras antigas…
Pelo que foi colocado pelo Leo, tenho a impressão que se trata de sujeira na lente (por dentro). Tomara que não seja fungo. Como o equipamento não está mais na garantia, temo que o reparo fique muito caro. Vou levar numa autorizada pra fazer um orçamento.