Tirei umas fotos do ventilador pois estou aprendendo a congelar movimento, porém quando tiro as fotos elas ficam escuras. Tirei 3 fotos em 3 velocidades (1/60, 1/160 e 1/250) diferentes pra mostrar o problema mais detalhadamente (Todas foram tiradas em um cômodo bem iluminado com luz solar). Vou deixar aqui o link no flickr, os detalhes(Iso, Velocidade, Abertura, etc) estão na descrição de cada uma. Espero que possam me ajudar
como está seu fotômetro? Zerado? Na cena há a predominância de tons claros, então a depender do tipo de fotometria utilizado, pode ser que necessites compensar +1 ou +2 pontos de exposição.
Nessas mesmas condições, tente aumentar o ISO e veja como fica.
Eu olhei. Só não olhei a câmera dele, se tem abertura maior que f/2.9, se tem como aumentar ISO manualmente, etc. De qualquer forma, em 1/250 tem um borrão nas pás; teria que aumentar pra 1/1000 pelo menos. Precisa de muito mais luz que a que ele tem pra conseguir o resultado que ele busca.
Mas está explicado, você fez quote só na última linha.
Pode ficar à vontade para explicar sobre fotometria aí, que é a primeira coisa que um ser humano deveria aprender se quer fotografar.
E a pessoa está tão interessada que postou fazem dois dias e nem voltou mais.
A câmera é uma Fujifilm SL1000, é bem limitada, não é muito manual, acho que o problema é esse. Enfim, vou continuar estudando como o colega falou aí em cima. Obrigado a todos
Eu ainda tô começando e por isso não sei EXATAMENTE por onde começar a estudar
E demorei pra responder porque eu tenho outras coisas pra fazer e não pude me dedicar a isso, ó deus da fotografia
Aumentando a velocidade do obturador (1/100, 1/200, 1/500, etc), entra menos luz, ai tem que aumentar o “buraco” que passa luz, tb conhecido pelo nome de abertura do diafragma. Quanto menor o numero maior a abertura e mais luz entra
Se precisa de mais luz e não tem como aumentou toda a abertura do diafragma (veja isto no fotometro), aumento o ISO
ISO ou antiga ASA é uma analogia ao tamanho do grão de nitrato de prata… melhor desencanar disto, mas saiba que quanto maior o numero ISO menos luz ambiente vc precisa
Se não deu, arrume luz artificial, por enquanto nada de flash
Então, vá lá dar uma olhada no básico da fotometria, depois volte pra esta mesma resposta.
Foi? Voltou? Continuando: sua câmera é de lente fixa ultra-zoom. Por características inerentes a este tipo de câmera/lente, a abertura máxima da lente normalmente não é muito grande; no seu caso, f/2.9. Você fez certo ao colocar na abertura máxima, mas ainda assim é uma abertura relativamente pequena. É necessária muita luz pra congelar o movimento (no seu caso, acho que 1/1000 vai ser suficiente) com esta abertura sem usar flash.
O que você pode tentar fazer é fotografar no ISO mais alto possível, em velocidades altas (parta de 1/250, mas a prática vai te dizer a melhor velocidade pra cada momento), e depois clarear no tratamento.
Provavelmente isto vai gerar ruído na imagem. A prática vai te dizer qual o maior ISO aceitável na sua câmera.
O meu comentário sobre você não ter voltado ainda é pq 90% dos usuários novos do forum fazem uma pergunta e nunca mais voltam pra ver a resposta que as vezes levamos um bom tempo detalhando, e por esse motivo cada vez mais desanima ficar explicando aqui. Que bom que não foi o seu caso.
Ninguém é Deus da fotografia, mas é preciso entender o básico, começando pela fotometria. Através dela você vai entender melhor sobre Abertura, Velocidade e ISO. Eles estão ‘interligados’. O fotômetro vai ser o seu melhor amigo no início, e depois de algum tempo você nem vai precisar mais dele para saber como vai ficar a foto.
Bom, vamos lá, você quer congelar o movimento do ventilador, nesse caso o melhor é colocar a abertura máxima que sua câmera/lente suporta, para compensar a velocidade que você vai precisar usar. Você pode começar testando com 1/500 de velocidade, e junto com a abertura que você utilizou vai ter que ‘calcular’ o ISO a ser utilizado para deixar o fotômetro no zero (a principio seria a exposição correta, embora eu particularmente costume fotometrar em +1).
Vai depender também da iluminação do ambiente, então não tem como a gente calcular sem saber onde você está, se tem luz de janela, luz artifical, se é dia ou noite, etc. Mas se a exposição correta digamos que seja com f/2.5, 1/250, iso 800 mas assim não está congelando o ventilador, você pode colocar a velocidade em 1/500 mas isso vai escurecer a cena, então você precisa aumentar o ISO de forma a compensar. Lembra que a Abertura, Velocidade e ISO estão sempre interligados, se você tem uma cena bem exposta e precisa alterar um deles, vai ter que alterar outro para compensar.
Aí vai depender também do equipamento, talvez você precise usar ISO 1.600 por exemplo e talvez a sua câmera deixe a imagem granulada com essa configuração. Enfim… estudo, testes, dedicação… e você vai ver que é super tranquilo entender melhor sobre fotografia, mas não tem respostas prontas pois sempre vão ter outros fatores como luz do ambiente, lente utilizada, etc.
Se puxares um dos ângulos, terás que ajustar o outro pra manter a mesma área.
Dessa forma, se queres mais luz (aumentar a área desse triângulo), tens que subir o ISO sem mexer nas outras pontas.
No mesmo raciocínio, se quiseres manter a mesma exposição, mas aumentar o ISO, deve reduzir algum dos outros parâmetros.
Entende?
Sugiro que estude bem a “fotometria”. Ela é fundamental e deve ser tão entendida que se torna “automática” enquanto está fotografando.