Tirei umas fotos do ventilador pois estou aprendendo a congelar movimento, porém quando tiro as fotos elas ficam escuras. Tirei 3 fotos em 3 velocidades (1/60, 1/160 e 1/250) diferentes pra mostrar o problema mais detalhadamente (Todas foram tiradas em um cômodo bem iluminado com luz solar). Vou deixar aqui o link no flickr, os detalhes(Iso, Velocidade, Abertura, etc) estão na descrição de cada uma. Espero que possam me ajudar
como está seu fotômetro? Zerado? Na cena há a predominância de tons claros, então a depender do tipo de fotometria utilizado, pode ser que necessites compensar +1 ou +2 pontos de exposição.
Nessas mesmas condições, tente aumentar o ISO e veja como fica.
Eu olhei. Só não olhei a câmera dele, se tem abertura maior que f/2.9, se tem como aumentar ISO manualmente, etc. De qualquer forma, em 1/250 tem um borrão nas pás; teria que aumentar pra 1/1000 pelo menos. Precisa de muito mais luz que a que ele tem pra conseguir o resultado que ele busca.
Mas está explicado, você fez quote só na última linha.
Pode ficar à vontade para explicar sobre fotometria aí, que é a primeira coisa que um ser humano deveria aprender se quer fotografar.
E a pessoa está tão interessada que postou fazem dois dias e nem voltou mais.
A câmera é uma Fujifilm SL1000, é bem limitada, não é muito manual, acho que o problema é esse. Enfim, vou continuar estudando como o colega falou aí em cima. Obrigado a todos
Eu ainda tô começando e por isso não sei EXATAMENTE por onde começar a estudar
E demorei pra responder porque eu tenho outras coisas pra fazer e não pude me dedicar a isso, ó deus da fotografia
Aumentando a velocidade do obturador (1/100, 1/200, 1/500, etc), entra menos luz, ai tem que aumentar o “buraco” que passa luz, tb conhecido pelo nome de abertura do diafragma. Quanto menor o numero maior a abertura e mais luz entra
Se precisa de mais luz e não tem como aumentou toda a abertura do diafragma (veja isto no fotometro), aumento o ISO