Pessoal, porque as compactas que usam viewfinder ótico (OVF :rolleyes: ) só cobrem 80% da área fotografada em wide? Será que não existe ainda uma tecnologia para 100%? Ou os fabricantes estão de sacanagem? <_<
Algumas conseguem mais… É uma limitação técnica e de custo, note que estão se popularizando as compactas sem OVF inclusive, como algumas novas Sony e Olympus. No fim das contas, tão pouca gente usa o OVF nas compactas, que os fabricantes não dão a mínima mesmo. Preferem investir em LCDs gigantes, que são bonitinhos mas pouco acrescentam pra quem simplesmente deseja fotografar com alguma qualidade
Preferem investir em LCDs gigantes, que são bonitinhos mas pouco acrescentam pra quem simplesmente deseja fotografar com alguma qualidade :(Nunca usei o viewfinder na minha A60... :P [img=http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?showtopic=1210&st=45�entry12691]http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...5533;entry12691[/img]
Vewfinder pra mim só em SLR.
Olha, nem na maioria das SLR o view cobre 100%, fazer bons views aumenta muito o custo das câmeras e é um quesito que normalmente só é valorizado por fotógrafos profissionais e experientes, que conhecem bem a utilidade de um view de qualidade.
Outro fator importante em um view é a magnificação, que normalmente também é muito difícil, o ideal para fotografia seria um view com magnificação 1X e 100% de cobertura (ou mais de 100%, alguns fotógrafos de ação gostam de views que permitam ver mais do que a foto).
Para você ter uma noção de como o View de algumas SLR são ruins, existem algumas (como a D70) que possuem view de penta mirror, com 95% de cobertura e 0,75X de magnificação.
Via de regra o ideal é ter pelo menos 90% de cobertura e 0,8X de magnificação, qualquer coisa abaixo disso é super prejudicial, grids e ferramentas de ajuda visual que possam ser desativadas são sempre bem vindas e views próximos do perfeito (100% de cobertura com 1X de magnificação como o da Olympus E-1) são sempre muito bem vindos, porém todos esses fatores vão encarecendo muito a câmera, pois fazer um bom view é caro como fazer uma boa lente.
Acontece que lentes exigem um padrão de qualidade muito alto, que não pode haver erros, enquanto que os viewfinders podem ser feitos de acrílico mesmo, só para ver o enquadramento do objetivo. Bom, mas fazer o quê… Como dito, as fábricas não estão nem aí com o OVF.
Ai, ai, como é ruim ser pobre e não ter bufunfa para comprar ao menos uma prossumer… Depois dizem que dinheiro não traz felicidade
Pictus… Eu usava bastante o view finder de minha A60, conseguia segurar a câmera melhor, sem tremer tanto… O duro é que por ele eu não tinha uma previsão de como tava a fotometria, como dá pra ter na reflex, e meio porcamente no EVF… Mas como forma de segurar a câmera, junto ao rosto, acho uma boa vantagem. Fora que economiza bateria pra caramba
Eu também nunca usei na minha A60. Concordo que a foto fica menos tremida, e economiza bateria, mas é muito ruim. Queria que tivesse um EVF, mas é meio complicado colocar isso numa câmara de 600 reais. :rolleyes:
Esta é a razão pela qual acho inconcebível uma câmera como a G6 ou a Olympus 5060, cujo sensor e lentes são ótimos, mas não se consegue enquadrar direito. Como dizia aquela propaganda de pneus: poténcia não é nada sem controle.