Pós-Produção vs técnica.

Abri o tópico para refletir um pouco sobre o assunto.

Até que ponto deixar para modificar na Pós em substituição à técnica é considerado fotografia e não “Photoshopagem”.

Digo isso porque estou fazendo buscas no fórum sobre diversos temas que tenho conhecimento bastante pequeno e me deparo em todos os tópicos algumas pessoas escrevendo a seguinte frase:

Fotografa em RAW e corrige na pós.

Concordo que fotografar em RAW trás enormes vantagens e possibilidades para trabalharmos com a imagem, e também utilizo RAW a maior parte do tempo, mas a minha dúvida é, não deveríamos aprender capturar a imagem o mais próximo possível do que desejamos, e usar a edição como um recurso para situação em que isso não foi possível? :ponder:

Digo isso pois se deixarmos de nos preocupar com o WB, Cor de preenchimento do flash, controle de luminosidade, eliminação de reflexos, controle de perspectiva, entre outras coisas, qual o objetivo de se aprender e estudar fotografia? É só “corrigir” tudo na pós mesmo.

Não existe fotografia sem pós produção.

Agora, quanto de pós produção cada um quer usar, cada um que decida. Uma fotografia não é mais ou menos fotografia porque tem mais ou menos pós produção. Não existe uma escala pra isso.

Entendi o que você quis dizer, mas ao contrário do que você coloca, não dá pra salvar tudo na pós, então tem que saber sim o que está fazendo. E tem coisa que é mais fácil fazer na pós do que na hora de fotografar, como WB por exemplo.

Primeiro há que se fazer distinção entre tratamento, edição, manipulação, etc… e termos correlatos.

Eu, EUZINHO aqui, penso haver diferença entre o trabalho de correção de brilho/cor/contraste/nitidez/exposição/perspectiva/etc… e o trabalho de retirada de marcas da pele, cicatrizes, espinhas, celulite, emagrecimento, fortalecimento, etc… e o trabalho de mesclagem fotos com extração de elementos de diferentes cenas e junção em uma única.

Tudo, absolutamente TUDO que foi descrito aí em cima os fotógrafos, e especialmente os laboratoristas, já faziam desde os primórdios da fotografia. Não tem nada de novo no front.

Mas eu entendo seu sentimento e compartilho dele.
Há que se separar o que é facilidade de pós produção, como por exemplo a correção do WB ou a correção de perspectiva da foto, que para ser acertada durante a cena demandaria tempo (WB) ou objetiva TS/PC (perspectiva), do que é desleixo, preguiça do fotógrafo, ou simplesmente falta de conhecimento.

No caso de facilidade, não vejo nenhum problema em deixar para acertar na pós.
No caso de preguiça no, ou desconhecimento do, fazer fotográfico vejo que o fotógrafo ou não evoluirá em sua fotografia ou abandonará o mercado de trabalho. Para qualquer uma das situações não deverá ser um fator preocupante para você, já que parto do pressuposto que se vc está em um fórum discutindo um determinado assunto com interesse é porque não tem preguiça mental no aprendizado do fazer fotográfico.

PS: E não existe apenas UM fazer fotográfico. Eles são múltiplos e cada um cria o seu e, se vive bem com ele, isso basta. Não importa se nesse fazer a pós é simples ou altamente complexa. Basta que o cara esteja feliz e em paz com sua fotografia.

Sou um exímio admirador de quem fotografa como arte. Que não abusa da pós produção para salvar uma foto.

Eu faço como você disse, tento ao máximo tirar a foto perfeita, mas entendo que nunca conseguiremos um resultado perfeito em uma fotografia e por isso utilizamos a pós-produção para “chegar” no ponto que queremos.

Brilho, contraste e cores são indispensáveis de serem corrigidas após a foto.

Eu penso assim.

Concordo com você quando diz cada um decida o quanto quer usar, todo mundo é livre a fazer as escolhas que quiser.

O que estou dizendo é que não estamos nos apegando exageradamente na pós para corrigir o que não foi feito corretamente durante o registro da imagem?

E o nível de edição de imagem que há hoje, acredito que dê para fazer praticamente de tudo apenas mudando o nível de dificuldade para isso, como remover reflexo, aumentar a saturação, mudar a perspectiva em foto GA, corrigir WB de fotografias onde o assunto possui WB diferente do ambiente por causa do flash.

Da pra fazer tudo isso com mais ou menos trabalho, mas se o resultado vai ficar bom ou não é outro assunto.

Um pouco de humor agora, não leve a mal. Na minha opinião, a pós influencia o quanto é mais ou menos fotografia sim, ou então na imagem abaixo o cara consegui uma incrivel “fotografia” do Abraham Lincoln ao lado do R2D2.

Não vejo como falta de capacidade nem como falta de vontade, vejo como necessidade mesmo. Em alguns momentos é simplesmente impossível termos o resultado que desejamos, então a pós-produção se torna necessaria.

Acho um purismo desnecessário e retrogrado essa coisa de não tratar ou tratar o minimo possível, se há a necessidade deve ser feito. Ja fiz fotos que o local era do jeito que queria, enquadramento 100%, composição 100% porém havia umas poças dágua no chão pq recém tinha chovido… tirei as poças todas, o mesmo com postes, ja juntei duas imagens e fiz uma. No mais, se o cliente não percebeu, esta bem feito e é isso que vale pra mim.

Sou da opinião que devemos utilizar das ferramentas disponíveis para melhorarmos nossa fotografia, como sem foi e será usado.

Mas como foi bem observado pelos colegas, LizandroJunior e Mr. Hyde, também não vejo problemas em realizar correções para melhorar o meu registro, mas não vejo motivos para deixar para arrumar propositalmente o que poderia/deveria ser feito corretamente durante o registro. Só porque é mais fácil?

Pode ser que o resultado fique bom, mas considero que o mérito não será do fotógrafo, mas sim de quem fez a edição.

Isso já foi amplamente discutido aqui e todo lugar na internet afora…

eu só sou da opinião que cada um faz o que quiser da sua fotografia.

Tem muita gente por exemplo que prega que edição só pode haver se for em cor, contraste, saturação etc… que se tirou ou colocou algo na foto, isso não pode, já não é mais fotografia e sim uma arte digital… por que isso? eu particularmente não concordo.

Agora, o nível de edição que é “permitido” ter, quem sou eu pra dizer… Todos os que viveram e praticaram o pictorialismo não eram fotógrafos? Henri Cartier-Bresson era extremamente contra o corte na foto na hora de ampliar o negativo, pregava que a composição só podia ser feita na hora da captura. Eu acho isso uma bobagem, mas só porque ele é o Bresson e eu sou um m*rda ele tá certo e eu tô errado? não acho…

É um assunto muito amplo e vai ter todo tipo de comportamento. Aqueles que se acomodam e clicam sem cuidado se apoiando na facilidade posterior, aqueles que não tem interesse em se aprofundar em tratamento e acabam entregando um resultado mal acabado, e existem felizmente aqueles que sabem dar valor a todas as etapas.

Uma não deve prejudicar a outra, devem ser complementares.

O processo deve ser previamente estudado, saber o que deixar pra depois e o que fazer antes do clique. E não é preguiça, existe um processo de otimização, muitas vezes o tempo é um fator determnante, e deixar coisa pra resolver na pós pode ser mais produtivo ou não.

Posso falar apenas da minha área, fotografia de produtos. Por exemplo, deixar de limpar um produto, seja por esquecimento ou por preguiça achando que “resolve na pós”, pode significar uma tarde inteira perdida limpando impurezas. Por outro lado, uma pré produção eficiente, limpeza, preparação, luz bem composta, pode salvar muito tempo depois.

O negócio é saber tirar proveito de todas as etapas e tornar nosso processo produtivo e eficiente. É um processo de aprendizado.

Outro dia chegaram estes produtos, ambos muito simples de fotografar. O cabo deles estava todo amassado e não teve jeito de arrumar. A distancia era longa para deixar esticado como no briefing. Quando vi que perderia muito tempo colando o cabo na posição correta, acabei resolvendo desenhar o cabo depois. Ainda vão precisar de um refinamento, mas já é um resultado melhor do que o cabo todo amassado.


https://farm8.staticflickr.com/7344/16192742118_72095e8841_z.jpg

Alguns exemplos antigos de antes/depois

http://www.midiaarte.com.br/galerias/antesdepois/

Nada mais a dizer :ok:

Só sei de uma coisa… Já me aconteceu várias vezes de deixar pra arrumar algo na pós (de propósito ou porque não prestei atenção na hora), e no fim das contas levei 20 minutos por foto pra arrumar algo que se eu fosse arrumar na hora, não levaria nem 5 minutos…

Concordo com tudo o que foi dito Claudio.

O que eu quis trazer para a reflexão foi que aqui mesmo no fórum está ficando comum alguém criar um tópico para tirar alguma dúvida, ou para aprender algo, e algumas pessoas responderem para fotografar em RAW e corrigir na pós.

O que me levou a criar este tópico foi, além de outros tópicos, recentemente um usuário criou um tópico sobre como evitar o erro de WB por diferença da temperatura do flash para a luz ambiente, e outro user também manifestou que tinha a mesma dúvida em como evitar que isso ocorresse, e várias respostas foram o dito “fotografa em RAW e corrige na pós”, com se essa fosse uma técnica de fotografia para evitar esse problema, quando na verdade é uma forma de corrigir o erro, e não de evita-lo, além de não ser uma técnica fotográfica.

Tudo bem que podemos conseguir um bom resultado corrigindo na pós, mas não podemos encarar como técnica fotográfica para conseguirmos o registro desejado.

:clap: :clap:
Eu ja pastei na pos por descuido na hora de fazer, e se perde muito tempo.
Como sou cria do filme, eu prefiro deixar a pos so para pequenos ajustes e nao
para salvar uma coisa mal feita.

Eu entendo e concordo com seu ponto de vista. E já li bastante este tipo de dica “não se preocupe, arruma depois na conversão”. Para algumas coisas tudo bem, mas isto é um perigoso passaporte para a esculhambação na hora do clique. Já fui questionado por um fotógrafo, enquanto fotografava um ambiente em um hotel, por qual motivo eu usava um nível bolha na minha câmera para deixar a câmera perfeitamente plana, se depois posso consertar no photoshop.

O importante é planejar, se vai fazer algo na pós, que realmente seja o caminho mais produtivo, mais preciso, por exemplo, se está fotografando um ambiente onde entra uma luz de temperatura muito diferente, pode mudar toda a iluminação do ambiente para equilibrar (isso dá muito mais trabalho), pode esperar pra fazer outra hora, pode colocar um filtro na janela (caro), ou pode simplesmente fazer duas fotos com WBs distintos e somar no PS (moleza).

Eu penso que a máxima " fazer em RAW e corrigir a foto na pós" está diretamente relacionada ao fato de que, infelizmente, a forma como um fotografia é gerada ( acúmulo de luz ) é muito limitada se comparada a realidade.

Nem vou entrar no mérito do alcance dinâmico do olho humano em comparação com a câmera, isso é óbvio.

Então, se a cena a sua frente tem um DR maior do que o que o seu sensor vc vai ter que recorrer a pós pra conseguir um resultado melhor. Isso quando não for além.

Eu quase sempre uso tripé, braketing, DOF empilhamento, mesclagem manual com várias imagens, justamente pra conseguir ir além do que o meu sensor consegue entregar. Mas claro, é uma escolha minha e acho que devo sempre tentar encurtar o caminho trabalhando da melhor forma que puder pra isso, no caso, tentando fotografar corretamente ( ou o mais corretamente possível, dentro de cada cena ).

Só não acho muito legal, quando é um trabalho autoral ( não me refiro à publicidade, moda, stil ) a pessoa ficar mudando a composição, apagando coisas ou mudando a proporção delas.

Mas cada um cada um…

Eu acho que tudo depende. Já vi trabalhos lindíssimos com baixo DR, coisas estouradas, inclusive em cinema. Inclusive na época do filme muita gente preferia fotografar com cromo buscando redução na latitude.

É uma fase, hoje quase todo mundo sonha com uma câmera de DR infinito.

Pura verdade.

Entendo a reflexão do tópico e a considero importante.
Acredito que o Cláudio resumiu muito bem todo o tema em seu post, a captura e a pós não são antagônicas e sim complementares, a melhor foto do ponto de vista técnico começa com uma captura cuidadosa, observacão da luz, fotometria e demais controle - seguido de uma pós produção adequada!

A pós para mim é a continuação do clique, faço o meu melhor no momento da captura e depois procuro aprimorar este melhor na pós, mas sempre com um ideia do que quero fazer com aquela foto.

Uma máxima que usávamos muito nas agências de publicidade em que trabalhei era que “efeitos não substituem conceitos”.

Outro viés, a tecnologia de hoje permite uma nova abordagem da fotografia/arte, novos meios para foto composição que, se bem feitos, conseguem realmente resultados impressionantes. Tudo que é de bom gosto e feito com verdade eu aprecio.