Preciso de um advogado especializado em direitos autorais
A situação é relativamente simples: Coloquei foto na Internet, e esta foi copiada a rodo.
Quero processar nada menos que o Facebook, e de quebra, se o advogado quiser, também o Google.
Denunciei ao FB que minha foto havia sido usada indevidamente em três oportunidades.
Em todas as oportunidades o FB ignorou.
Recentemente fui olhar meu álbum de fotos no Google onde estas fotos estavam, e minhas fotos foram removidas. Provavelmente por conta dos tais direitos autorais.
Ainda bem que eu as tenho em alta (altíssima) definição, o que serve de prova que são minhas fotos.
No Google e no FB só coloquei em média (1280 no lado maior).
Aguardo dicas de quem tenha passado por algo parecido ou tenha experiências para trocar.
O Comodo é de Sampa, mas tbm é fotografo, professor e atua há muitos anos nesta área, conversa com ele, tenho certeza que vai te receber muito bem, e quem sabe ele mesmo te indica alguém!!!
Procure o quanto antes algum cartório que faça “ata notarial” de páginas de internet para registrar o uso indevido. O cartório tem “fé pública” e o registro deles vale como prova no caso de um processo. Um simples print de tela não tem valor de prova (já que é falsificável).
mas foi o facebook que reproduziu a foto ou foram pessoas/empresas com perfis/fanpages que se utilizaram delas? Porque se foi o segundo caso imagino nao caber processo ao facebook, ja que no próprio Termo de Uso ele deixa explicito que é uma ferramenta e que o uso dela nao cabe a empresa
Não adianta reclamar algum valor significante com uma entidade filantrópica, que não tem receita relevante (mesmo que seja muito para mim, como pessoa física).
Esta entidade tem trabalhos comunitários e várias pessoas dependem dela. Levá-la à falência pedindo $$ não é interessante.
José Roberto Comodo Filho
COMODO E COMODO ADVOGADOS ASSOCIADOS
Rua Aguiar de Barros 43
6o andar - Bela Vista
São Paulo - SP - CEP: 01316-020
Fones: (11) 3242-6826 / 3106-9321 / 3106-5870
Olá… eu frequento o MF para aprender um pouco, nada profissional. Também não sou ligado a Direito. Imagino se todas as pessoas fotografadas em Street, em noticiarios de jornais e revistas, em fotos casuais, em viagens, pontos turisticos, etc…sem consentimento, decidissem bloqueá-las ou pegar indenização por direito de imagem. Não sobraria muita coisa para postar. Minha humilde opinião: se não houve ganho financeiro com suas fotos, não deve dar em nada, o máximo a retirada delas da rede. Acredito que a maioria das fotos de terceiros nas galerias não tem o conhecimento dos fotografados.
Mas Gilberto, existem leis, um monte se situações estão previstas nessas leis, que estabelecem o direito para todos os lados. TB existem tópicos aqui no MF que já trataram este assunto, se te interessar é só dar uma pesquisada.
Como eu disse, é meu ponto de vista. Se vc posta numa rede social vc esta abrindo para compartilhamento de pessoas. Agora se alguem lucra, é outra coisa.
Em minha situação, EU FIZ a foto e a edição. Esta foto foi usada por alguém da entidade (o fato de ser filantrópica é irrelevante). Não tenho créditos. Não tenho citações. Não tive reconhecido direito sobre a imagem nem o cedi ou recebi nada pela foto.
Ocorre, entretanto, que solicitei ao FB a retirada da foto. Este pedido foi feito três vezes. E ignorado em todas as vezes.
A entidade usou minhas fotos roubadas até mesmo em cartões de visita. Croparam a marca dagua (que coloquei sem cobrir o principal da imagem, mesmo…)
Aí é diferente, ele se beneficiou. Quanto a justiça, o Facebook nem se incomodou quando A Policia Federal e o Juiz de uma cidade do nordeste o intimou a fornecer dados de bandidos, seria perder tempo e dinheiro. Talvez vc devesse usar isso a seu favor, dizendo nas redes que a foto é sua e que não iria se incomodar em ceder os direitos por se tratar de filantropia (fazer uma média), que foi errado o que fizeram, mesmo porque é sua profissão. Vc tem algum link para ver essa foto com eles? Alguns aqui poderiam colocar testemunhos do plágio a seu favor.
Fora do MF eu sou Advogado. É minha profissão, juntamente com a de Professor de Direito.
Eu sugeriria que você consultasse o site da OAB. Ou um Advogado de sua confiança, para que indicasse um colega especializado na área.