Preciso de um advogado especializado em direitos autorais

Preciso de um advogado especializado em direitos autorais

A situação é relativamente simples: Coloquei foto na Internet, e esta foi copiada a rodo.
Quero processar nada menos que o Facebook, e de quebra, se o advogado quiser, também o Google.

Denunciei ao FB que minha foto havia sido usada indevidamente em três oportunidades.
Em todas as oportunidades o FB ignorou.

Recentemente fui olhar meu álbum de fotos no Google onde estas fotos estavam, e minhas fotos foram removidas. Provavelmente por conta dos tais direitos autorais.
Ainda bem que eu as tenho em alta (altíssima) definição, o que serve de prova que são minhas fotos.
No Google e no FB só coloquei em média (1280 no lado maior).

Aguardo dicas de quem tenha passado por algo parecido ou tenha experiências para trocar.

Jose Roberto Comodo

Irmão de uma amiga minha. Mora no Rio de Janeiro.

Obrigado.

Esqueci de falar, que se for de Brasília, é melhor… De toda forma, mandei mensagem para JRC.

O Comodo é de Sampa, mas tbm é fotografo, professor e atua há muitos anos nesta área, conversa com ele, tenho certeza que vai te receber muito bem, e quem sabe ele mesmo te indica alguém!!!

Mandei mensagem para ele ontem mesmo. Aguardo resposta.

(Obs. se alguém quiser indicar outrém, ou falar sobre outros problemas com direitos autorais, estou vendo este tópico direto)

Obrigado.

Procure o quanto antes algum cartório que faça “ata notarial” de páginas de internet para registrar o uso indevido. O cartório tem “fé pública” e o registro deles vale como prova no caso de um processo. Um simples print de tela não tem valor de prova (já que é falsificável).

mas foi o facebook que reproduziu a foto ou foram pessoas/empresas com perfis/fanpages que se utilizaram delas? Porque se foi o segundo caso imagino nao caber processo ao facebook, ja que no próprio Termo de Uso ele deixa explicito que é uma ferramenta e que o uso dela nao cabe a empresa

no mais, deixe a gente atualizado por aqui :smiley: abrs

A culpa do facebook entra no momento que vc solicita a remoção da foto e ele não atende.

Exatamente isso.

Não adianta reclamar algum valor significante com uma entidade filantrópica, que não tem receita relevante (mesmo que seja muito para mim, como pessoa física).

Esta entidade tem trabalhos comunitários e várias pessoas dependem dela. Levá-la à falência pedindo $$ não é interessante.

Ainda espero que o advogado entre em contato.

Aqui tem o telefone dele, endereço etc…

http://comodoecomodo.com/Welcome.html

José Roberto Comodo Filho
COMODO E COMODO ADVOGADOS ASSOCIADOS
Rua Aguiar de Barros 43
6o andar - Bela Vista
São Paulo - SP - CEP: 01316-020
Fones: (11) 3242-6826 / 3106-9321 / 3106-5870

Ele tbm é professor na escola RIGUARDARE
http://www.riguardare.com.br/riguardare/professores.html

Penso que vc consiga falar mais rapidamente com ele pelo telefone!!!

Olá… eu frequento o MF para aprender um pouco, nada profissional. Também não sou ligado a Direito. Imagino se todas as pessoas fotografadas em Street, em noticiarios de jornais e revistas, em fotos casuais, em viagens, pontos turisticos, etc…sem consentimento, decidissem bloqueá-las ou pegar indenização por direito de imagem. Não sobraria muita coisa para postar. Minha humilde opinião: se não houve ganho financeiro com suas fotos, não deve dar em nada, o máximo a retirada delas da rede. Acredito que a maioria das fotos de terceiros nas galerias não tem o conhecimento dos fotografados.

Mas Gilberto, existem leis, um monte se situações estão previstas nessas leis, que estabelecem o direito para todos os lados. TB existem tópicos aqui no MF que já trataram este assunto, se te interessar é só dar uma pesquisada.

Como eu disse, é meu ponto de vista. Se vc posta numa rede social vc esta abrindo para compartilhamento de pessoas. Agora se alguem lucra, é outra coisa.

Não é o mesmo caso.

Em minha situação, EU FIZ a foto e a edição. Esta foto foi usada por alguém da entidade (o fato de ser filantrópica é irrelevante). Não tenho créditos. Não tenho citações. Não tive reconhecido direito sobre a imagem nem o cedi ou recebi nada pela foto.

Ocorre, entretanto, que solicitei ao FB a retirada da foto. Este pedido foi feito três vezes. E ignorado em todas as vezes.

A entidade usou minhas fotos roubadas até mesmo em cartões de visita. Croparam a marca dagua (que coloquei sem cobrir o principal da imagem, mesmo…)

Aí é diferente, ele se beneficiou. Quanto a justiça, o Facebook nem se incomodou quando A Policia Federal e o Juiz de uma cidade do nordeste o intimou a fornecer dados de bandidos, seria perder tempo e dinheiro. Talvez vc devesse usar isso a seu favor, dizendo nas redes que a foto é sua e que não iria se incomodar em ceder os direitos por se tratar de filantropia (fazer uma média), que foi errado o que fizeram, mesmo porque é sua profissão. Vc tem algum link para ver essa foto com eles? Alguns aqui poderiam colocar testemunhos do plágio a seu favor.

Estava aqui (nas imagens faltantes postadas por mim)

Este tópico fazia referência aos arquivos que o Google removeu (creio que por achar que não era meu).

Tenho que achar (tenho as fotos guardadas no PC e em backup em HD externo e desplugado).

E o site de quem usou, vc tem?

Fora do MF eu sou Advogado. É minha profissão, juntamente com a de Professor de Direito.
Eu sugeriria que você consultasse o site da OAB. Ou um Advogado de sua confiança, para que indicasse um colega especializado na área.