Uso muito o P&B em minha fotografia amadora, sem pretensões profissionais e também sem forçar a barra por um resultado mais cult, como já li aqui no fórum.
Acontece que dificilmente gosto dela exatamente equilibrada, ou tendo para um contraste mais acentuado ou deixo levemente lavada para obter um clima nostálgico.
Faço uma mexida nas curvas do WB antes de converter no NX2, ajusto a exposição e sharp dependendo do resultado que estou buscando.
Alguns exemplos:
Equilibrada
Bem Contrastada
Lavada
O que os amigos acham destas fotos, ou de outras que tenho postado na Galeria?
Sem buscar polêmica, aqui neste espaço o ambiente é outro (espero que todos entendam isso ), gostaria também da opinião de vocês sobre este post abaixo. Optei para ocultar o nome do autor, apenas para manter o foco na ideia, mas se ele optar por se manifestar será bem vindo também.
Todas as fotos preto & branco que vejo postadas nesse fórum são muito ruins ou horrorosas. .... EDITEI .... O problema dos fotógrafos digitais é que não entendem como funcionam os filmes PB. E há um standard no PB desde que a fotografia existe. Com matizes claro, mas é preciso ter negro e ter branco. Raras fotos não são assim. O filme entende a cor de tal maneira, e essa forma de interpretar o VERDE ou o VERMELHO, não é o mesmo que eliminar as capas de cor no Photoshop, e assim não terás um B&W autêntico !!! Por isso existem softwares específicos para fazer essa conversão !!!!