Primeiros testes - Canon EOS R6 e Lente RF 100-500mm f/7.1 L IS USM !

Hoje se completa 1 mês, que adquiri a teleobjetiva RF 100-500 para usar conjunto com a Canon EOS R6.
Sendo que nos últimos anos, eu vinha utilizando a EF 600mm f4 L IS II e a EF 500mm f4 L IS I, sendo por último a 500mm com os tc 1.4 e as vezes tc 2x. E meu foco é fotografar aves.

Vamos lá ao que importa, a RF 100-500.
De principio, estranhei pra caramba, confesso que xinguei a lente tudo rs, mas calma, vou explicar.
Lente zoom, nunca vai ter o efeito fotografico de uma grande lente fixa, mesmo que a fixa seja 500mm. Isso é do projeto, como foi construída, efeito optico, então paciencia. Porém só se percebe isso, em casos igual ao meu, onde eu vinha usando as teles fixas, desde 2013.

Por outro lado, a RF 100-500 é muito nitida, excelentes cores e contraste, confesso que chega a beliscar a qualidade de uma EF 600mm f4 L IS II, nestes requisitos… só perdendo para o grande desfoque antes e depois do assunto, que esta tele 600mm faz.

Realizei testes ao ar livre, e dentro de mata fechada, para testar a capacidade de AF, rapidez do AF, precisão do IS, e o silencio do funcionamento de IS e AF, e a capacidade de jogar informação ao sensor da camera, em situações de baixa luz e iso alto. Sim, conforme a lente que se usa a sua camera tem qualidade de imagem em iso alto melhor ou pior.

AF: simplesmente muito rápido, e muito muito silencioso, inclusive em modo video, voce não escuta no audio o barulho do af ajustando o foco, algo que era comum nas lentes EF serie II e serie I.

IS: uma única palavra, é EXCELENTE, dá para fazer fotos de alto estático a 1/15 e nitido, mesmo usando 500mm na mão, achei incrivel isso. E o melhor não sai o som do IS funcionando no audio do video, aquele famoso shiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii das lentes antigas.

Portabilidade: aqui nem precisa dizer, para quem saiu de 3,90kg para 1,300kg, e foco de 4,5m de distancia minima para 90cm de distancia minima. Fiz mais de 200 fotos de aves a apenas 2m de mim.

Imagem: o nivel de detalhes, é alto, consigo ver cada detalhes dos filamentos das penas das aves, e as cores, digo que é muito igual a 600mm f4 serie II que eu tive, o contraste está na tonalidade exata.

Ame ou odeia a abertura f7/1: Para quem não está acostumado a fotografar aves e animais, estranha um pouco esta abertura estreita, mas é muito comum de usar 7.1 ou até mesmo f8, mesmo sob situações de matas escuras, pois quando se usa uma tele como 500mm f4 e 600mm f4 com tc 1.4 … a lente vira 5.6, mas a profundidade de campo é tão rasa… mas tão rasa, que se acaba fechando para f8, para ao menos ter a cabeça e pescoço da ave em foco… e o resto vira um desfoque muito forte. Então, pelo menos para mim f7.1 ainda é uma boa abertura. Mas um porém, devido o projeto das zoons e f/7.1 em apenas “500mm” que é curta lente, a imagem tem mais profundidade de campo que o esperado… .então é dificil você conseguir um desfoque de qualidade e tão facilmente, forçando-me a dedicar mais, aproximar mais do assunto, escolher melhor a luz e o fundo da imagem, para gerar imagens com bom destaque do assunto principal.

Conclusão:
Demorei uns dias, e comecei a entender o ponto ideal da lente, hoje já não xingo mais a coitada rs, e acredito que ficará comigo por um bom tempo.
Em comparação a 100-400 f/5.6 L IS serie II que já tive também, inclusive com uso com tc 1.4. Acredito que ambas se equiparam em qualidade final, sendo a RF 100-500 pouco mais leve, com melhor IS e AF pouco mais rápido. Apenas isso.

Caso queiram ver, segue abaixo os links de algumas fotografias que realizei com o kit.

Por enquanto, é isso !

Interessante esse uso em f/8, quem não entende como eu, assume que sempre se usar a maior abertura possível nesse tipo de fotografia.

Gostaria de ver um exemplo para entender o que seria esse efeito ótico de uma fixa 400m e uma zoom em 400mm.

E ai Vangelismm, tudo bem

É… é de dar nó na cabeça mesmo rs, só na prática que se percebe isso.

Veja este exemplo, na qual usei f/7.1, ficou nitido só a face da ave.

Lindas fotos.

Lendo seu relato, uma zoom moderna de qualidade como essa pode ter mais pontos positivos em relação à fixa que negativos.

Sim, ela tem muitos pontos positivos, e os pontos negativos… você via software/photoshop, consegue dar uma tapeada. Tipo assim as grandes fixas, fazem as fotos já prontas, sem precisar mexer, e a zoom, você tem que dar uma mexidinha na imagem.

Foto de aves em vôo, como beija flores… a lente consegue acompanhar muito o vai e vem das aves, e cravar no olho. Estou cada dia mais, gostando desta lente.

Testes da RF 100-500 f7.1 + extensor RF 1.4x, totalizando 700mm f10.

Por mim, aprovada !

:clap: :clap:

Peguei meu extensor RF 1.4x na fim da semana passada.

Agora tenho de descobrir onde é bom de fotografar aves aqui perto… :ponder:

[quote author=Douglas Fernando

Por mim, aprovada !

[/quote]
Belíssima fotografia, espetacular, mesmo. (outras fotos, também)
Parábens
José Getúlio de Oliveira

Obrigado pelo relato, Douglas, agora estou definitivamente decidido a migrar para o sistema mirrorless com a R7 + 100-500.

Estou colocando tudo o que tenha à venda para logo fazer a migração.

Abs.

É um kit que gostaria de testar algum dia, tenho a curiosidade !

Outro teste.

Agora usando iso alto 12.800, e velocidade bem baixa (1/160) para uso com a camera e lente na mão, para verificar até onde o IS segura, utilizando 700mm f10 (100-500 e tc rf 1,4x).
Utilizei obturador eletronico, eu não uso o mecanico, pois quase não há roller shutter, e nunca gasto os cliques da camera. Fora o aumento de fps de 12 mecanico para 20 fps eletronico, que sempre são bem vindos.

Excelente foto. Teve crop ou o wikiaves redimensionou? Observei uma pequena perda de detalhe, mas nada que desabone.

E ai Felipe… sem crop.

Acho que o site redimensiona, postei com o tamanho original. Não tenho certeza.

Após há quase um estar usando a excelente RF 100-500mm f/7.1 IS USM e o teleconverter RF 1.4x, estou a cogitando a possibilidade de fazer a troca em uma EF 800mm f/5.6 L IS USM, para utilizar na R6.
Vou terminar uns testes finais, fazer comparações, e decidir se bato o martelo.
Depois posto umas fotografias aqui.

Muito bacana o relato. Ainda melhor as fotos.
Parabéns e sucesso com a nova aquisição. :clap:

Obrigado Maneco.

E testes realizados, e comparações…e fiz a troca com meu amigo… Agora vou de EF 800mm f/5.6 L IS USM na R6.

Diga os motivos da troca :assobi:

Vamos lá:
Motivos: único e o mais forte de todos… efeito fotográfico, achei simplesmente demais, assunto fica nitido, e o que tem antes ou depois do assunto, vira um borrão, suave, sem estouros de luz, sem qualquer vestigio que existia algo ali. Como sempre foi ao se usar grandes teles (já tive 3 unidades 600mm f4 na vida)

Contras: voltei carregar tripé e gimbal, que somando tudo, dá uns 7kg no ombro, maior distancia de foco, é uma lente muito mais caro, de mais dificil revenda, não se usa em qualquer lugar, igual a RF 100-500 permite. Mas o que pesou mesmo na decisão, é exatamente a imagem final, saem praticamente prontas no clique.