Eu uso filtros difusores em todas as minhas lentes.
Deixam elas com mais glare, diminuem contraste e nitidez, mas garantem aquele visual cinematográfico bacana.
Até hoje não entendo como esse é um dos filtros mais usados na cinematografia e quase não se ouve falar na fotografia.
Nitidez nem sempre é tudo. E em fotografia de pessoas, nitidez pode mais atrapalhar do que ajudar.
A Minolta tinha uma 85mm Varisoft na qual era possivel ajustar a nitidez, na verdade era um controlador de blur. Tenho uma aqui, uso raramente.
A Fuji também teve vários modelos chamados soft-focus.
Eram objetivas muito caras e era o que se tinha na época anterior aos processos digitais.
Existem filtros que são nítidos no centro e difusos nas bordas, e também os que são desfocados propositalmente nas bordas.
O primeiro é um difusor com um furo no meio e o segundo uma close-up com o mesmo furo no meio.
Acho que hoje em dia, lentes com autofoco e estas características não existem. Tem essas lentes antigas, e tem até essas 7Artisans da vida que tem umas características assim, mas sem autofoco.
Uso os Tiffen Black Pro Mist.
Uma das melhores opções no mercado.
A intensidade 1/8 deles é bem suave e se encaixa em qualquer situação.
Eu gosto mais da intensidade 1/4, ela já dá um efeito mais perceptível e é bem utilizável, mas pode ter situações que ela não fica muito viável.
Da intensidade 1/2 pra cima o efeito já fica muito exagerado e situacional na minha opinião.
Esses dias estava analisando o quanto a minha 24-70, a primeira da Nikon é soft nos cantos.
Aí para relembrar olhei um review e de fato, a diferença é brutal para o centro. Coisa que hoje nas novas objetivas mudou completamente.
Acho que esse é um bom exemplo.
O filtro dá uma mesclada legal em todos os planos e deixa a imagem com uma atmosfera bem orgânica.
Também dá uma aliviada na complexidade da pele com menos contraste, nitidez, e difusão dos pontos brilhosos.
ainda não testei em circunstância profissional… mas tirando foto da mão, do pé, da coluna, do telhado (hahaha) achei legal.
O pessoal fala bastante do “Pro Mist” da K&F. Mas eu sei que falam bastante pq a marca tem essa política de dar para os criadores de conteúdo, e o cara quando ganha algo sempre vai ficar contente e acabar falando bem do produto… No final acabam vendendo, e ganhando dinheiro com a monetização do vídeo e do produto.
Eu mesmo, comprei um filtro ND1000 da K&F no ML, fui ver era de um YT cinegrafista aí, se não me engano Fernando César. Tipo filtro quadrado para o cara que filma, ainda ND1000, dificilmente vai ter uso. Logo foi só pra rasgar a ceda mesmo.
Esse aí que você linkou é mais da categoria dos softfocus, tipo as lentes softfocus de antigamente.
Os difusores não são tão agressivos assim em relação a foco/nitidez.
Um do Aliexpress que eu já testei foi esse aqui da NiSi: https://s.click.aliexpress.com/e/_A8rbTH
Achei bem legal pelo preço, ótimo custo/benefício, mas no fim acabei ficando com os Tiffen mesmo.
Fala que é Softfocus mas é Difusor mesmo… Eu comprei o Soft focus também e estou até vendendo pq não era exatamente o que eu queria.
Esse Walking Way eu peguei depois que vi a recomendação deste vídeo:
Comparando com o que eu tenho que realmente é um softfocus, o Walk tem como se fosse uma névoa (tipo uns respingos), enquanto o soft propriamente dito é vidro puro que lembra um vidro texturizado, tipo um vitral sabe, ex:
Eu fazia isso antes de comprar os filtros.
Dá pra simular sim, assim como dá pra simular o efeito de praticamente qualquer filtro no photoshop, mas não fica a mesma coisa e dá um trabalho considerável pois cada cena vai exigir uma configuração diferente.
Mesmo se ficasse 100% igual, pra mim ainda valeria pegar os filtros, pois tempo economizado na pós (a parte que menos gosto na fotografia) pra mim vale o investimento.
Mike, é aquilo que falei… parece ser bom esses da KF, mas são bem mais caros. Eu não vi a opinião de alguém que não tenha Ganhado algo para avaliar o produto.
Mesmo assim, o da Walk Way custa o que… 1/4 do valor da K&F.
Lembrando que eu só falo de alegre aqui, não recebo comissão nem nada do Ali. Tô pensando seriamente em fazer um canal de unboxing dessas muambas hahaha.