Problemas na claridade das fotos entre máquina x pc

Boa tarde pessoal, estou com um sério problema.
Depois que troquei de pc (Lenovo para um DELL) as fotos que tiro com a minha máquina Nikon D5300 ficam extremamente escuras quando passo para o pc, em compensação, quando passo as fotos tiradas pela minha PENTAX permanecem com a claridade normal.
A configuração das máquinas é praticamente a mesma!
Alguém sabe o que está acontecendo?
Se esse tópico já foi publicado peço desculpas pela repetição do assunto!

OI Ernesto, então, o problema não é esse pois se fosse as duas máquinas estariam apresentando a mesma situação.
No caso é apenas a Nikon!

Nn

vc sabe olhar pelo histograma da foto??? da uma pesquisada em como entender o histograma. A partir dai vc pode perceber onde esta mais errado, pois ate mesmo o lcd da câmera tem ajuste de claridade.
Desconfio que seja o ajuste de seu monitor mesmo, mas o histograma vai certificar o que esta acontecendo.

Deve ser problema na configuração 1A > Falta de leitura. Já vi isso. Muito comum na interação vídeo/câmera/usuário. Problema crônico q ocorre nos equipamentos no Brasil.

[emoji848]
[emoji848]
[emoji848]

A calibração do monitor, como já foi citado, é fundamental.
Agora sobre essa diferença. Várias questões podem ser a causa disso.
Você fotografa em RAW? Nas duas câmeras? Que software usa? Habilita o uso da placa de vídeo? Atualizou o software e principalmente o perfil de cores das câmeras? Está usando o mesmo perfil na câmera e no software? E por aí vai.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Vejo muito isso acontecer nos WS, as vezes o pessoal muda o ajuste e nem percebe, então acabam fazendo uma exposição diferente do que esperam por ir na do monitor… pode ser isso tb…

Caio, qual aplicativo você está usando para ver as fotos?