Estou mexendo a pouco tempo no LR e criei meu próprio processo, porém esbarrei em uma coisa.
Meu processo.
1 - Importo tudo
2 - Dou um rate (5 estrelas) nas imagens que mais gosto
3 - Cropo todas e ajusto a “iluminação”
4 - Edito (sharpness, effects, vignettes, noise, etc)
5 - Aqui é onde eu barrei. E explico a minha dúvida abaixo.
6 - Exporto os jpgs.
Dúvida.
Eu queria testar em todas as fotos, diferentes presets. Aí, criei uma subpasta com o nome “Tratamento I” e joguei todas as minhas imagens lá. Depois criei a “Tratamento II”. Qual é a melhor maneira de duplicar os ítens pra lá?
Outra coisa.
Vocês sugerem algum outro processo? Pois o meu parece ser lento as vezes.
Agradeço a paciência com minha dúvida (talvez escrota).
Obrigado Versiano! Isso foi o que eu fiz… mas na hora de exportar, como eu defino as imagens “cópias” sem ter que selecionar uma sim e outra não. Pois elas ficam em uma mesma pasta.
Eu não duplicaria as fotos, também acho desnecessário.
Sugestão, crie copias virtuais e identifique as fotos tratadas através de tag’s. Fica fácil de localizar, não aumenta o consumo em disco (pelo menos não de forma significante, principalmente comparado com a cópia de um RAW inteiro) e também tem muito menos impacto no catálogo. Além disso, vc pode agrupar as fotos assim fica fácil de comparar a foto original e os vários tratamentos.
PS: Respondendo à pergunta acima, selecione pela Tag Por exemplo, coloque a tag “Tratamento 1” em todas as fotos com este tratamento. Na hora de exportar, faça a seleção por texto, mande procurar todas as fotos com essa tag, selecione todas de uma só vez e exporte.