[PROGRAMA] DOF CALC. 1.0.1 - Calculadora de profundidade de campo

Pessoal é com prazer que eu anuncio que terminei a elaboração da primeira versão do DOF Calc. O software está disponível para uso na WEB através do MF e também em formato executável para que vocês possam usar em seus computadores.

O DOF Calc. é um software completo para cálculo de profundidade de campo, aceita entradas em distância focal equivalente, calcula DOF para diversos tipos de mídias e formatos de visualização, permite a customização de mídias, tamanhos de ampliação e distâncias de visualização, dentre outras funcionalidades.

VERSÃO PARA USO NA WEB

http://www.mundofotografico.com.br/outros/dofcalc.swf
www.teiadoconhecimento.com

Você também pode baixar o DOFcalc para usar em seu computador
.
.

Bom, vamos ao que interessa…

O procedimento é bastante simples, do lado esquerdo temos o menu com tamanho da mídia, tamanho da ampliação e distância de visualização. Os padrões de ampliação e distância de visualização do software são os padrões mais usados para cálculo da DOF, mas o software dá total liberdade ao usuário, para que este escolha os padrões que julgar mais conveniente.

Tendo escolhido a mídia e os padrões de visualização você precisará clicar em “Carregar dados da visualização”, para carregar as informações de visualização no módulo de cálculo de profundidade de campo. O software indica qual o padrão que está carregado logo abaixo do botão.

Estando carregado os padrões então basta definir a distância, e a distância focal, para que o software esteja pronto para calcular a DOF. A distância focal pode ser dada tanto em distância focal nominal, como em distância focal equivalente em 135, bastando para isso que seja indicado se a distância focal é nominal ou equivalente. O sistema usa o tamanho da mídia informada para calcular a distância focal nominal a partir da distância focal equivalente em formato 135, então se sua câmera informa uma distância focal equivalente em 135 e usa uma mídia 1/2.5" é importante que você selecione esta mídia e carregue esta informação para que a distância focal nominal e a DOF sejam calculadas corretamente.

Tendo colocado os dados então basta clicar em “Calcular profundidade de campo” e pronto. Como funcionalidade extra você pode guardar 1 resultado para comparar com outro resultado a ser calculado posteriormente.

Espero que gostem do programa.

Saiba mais sobre a profundidade de campo no artigo

CONHEÇAM TAMBÉM O UTILITÁRIO PARA CALCULAR A RESOLUÇÃO ADEQUADA PARA IMPRESSÃO DE SUAS FOTOS .

Autor:
Disponível no [img=http://www.mundofotografico.com.br]Mundo Fotográfico[/URL]

PS: Caso tenha interesse em republicar ou divulgar em outros sites favor manter as 3 linhas de créditos acima, inclusive com os links.

Showwwwwwwwwwwww

Fico feliz que tenha gostado Mateus, eu procurei abranger tudo o que era possível de funcionalidades neste programinha. :slight_smile:

Putz Leo… Muito bacana isso.
Tá aí uma ferramenta bastante útil.
Sobretudo para aquelas fotos mais próximas onde queremos saber a que distância efetivamente o foco ainda se garantirá bem em detrimento a profundidade de campo.

Meus parabéns. :ok:

E eu me “matando” nos cálculos dos exercícios do curso de Fotografia Avançada na Teia do Conhecimento???

Parabéns Leo

:clap: :clap:

Rs…
Fransergio foi disponibilizado lá no curso para vocês também, você viu?

Léo: :worship: :clap: :clap: :clap: :clap: :worship:

Vlw pessoal.
Se tiverem sugestões para eu ir aprimorando o sistema é só falar.

Primeiro eu vou testar com calma! Depois dou “pitaco”! hehe

E ai pessoal, alguém usando?
Podem repassar e redistribuir a gosto OK? Mesmo o executável.

Quem quiser o link do SWF para usar em algum site é só usar: http://www.mundofotografico.com.br/outros/dofcalc.swf
Pode baixar e hospedar no site tbm. :slight_smile:

ESPETACULAR!
Valews LEO…
s

:worship: :clap: :worship: :clap: :worship:

Leo, surpreendente e ajuda muito que está iniciando para explicar o funcionamento completo de profundidade de campo.

PARABÉNS pela iniciativa e pelo presente nos dado.

:clap: :clap: :clap: :clap:

Só uma dúvida,

no meu caso, tenho uma Canon 40D que tem 1.6x de diferença na distancia focal.
estando a lente real em 28mm, ela apresenta a foto equivalente em 45mm.

Como devo informar-la ???

Mansano, no aplicativo, em baixo do espaço de distância focal, à direita, tem a opção de você escolher “distância focal nominal” e “distância focal equivalente a 135mm”. Se escolher a primeira, use o tamanho da lente normal e se escolher a segunda, faça a conversão multiplicando por 1,6.

Em tempo: Léo, ótimo trabalho. Excelente iniciativa. Depois vou testar com calma!

Abraços,

Obrigado Beto. O aplicativo tem tudo mesmo.

leo, esse programa é pra calcular a foto não precisa estar com a maquina conectada?

Ivan eu não entendi sua pergunta.
Esse programinha é uma calculadora de profundidade de campo, é para você saber a profundidade de campo esperada para uma dada configuração, ele não conversa com a câmera.

:clap: :clap:

Ja fiz o primeiro teste comparando a profundidade de campo de uma APS e uma FF com mesmo ângulo de visão…FF com DF de 75mm & APS com DF de 50mm.

Ampliação 16x24
Visualização em 25cm
F/2.8
5m do objeto

FF DOF = 0.74m
APS DOF = 1,1m

Valeu

:ok: Valeu Professor Léo, pela calculadora de DOF, a princípio não entendi como funcionava, :ponder: porque não sabia o que era a tal da distância focal, :ponder: mas pesquisei aqui no MF mesmo, :doh: no tópico: “Distância Focal - Entendendo os mm da lente”, :smiley: a partir daí ficou bem mais fácil, já estou gostando dela, pois gosto de fazer fotos close-up, e pra saber qual abertura usar, distância focal, etc… show mesmo!!! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: