Realmente fotografar em RAW é maravilhoso, porém cada programa que se usa para desenvolver a mesma foto, gera resultados diferentes.
Eu tenho o ACR, que comprei a licença. Acho-o bastante prático. Experimentei o Silkypix free, e vi que tem muitas opções nele na versão não free. Gostei muito dos resultados dele. E atualmente estou experimentando o LightRoom.
Porém gostaria de saber a opinião dos mais experientes no assunto. Qual desses proramas gera melhores resultados? Qual o mais prático de usar e qual o mais intuitivo?
Até hoje só usei o ACR, o Lightroom e Nikon Capture. Para quem tem camera Nikon, acho que o Capture( e em especial o NX) é imbatível em matéria de resultado final. Tenho visto nos foruns internacionais, que esta é uma opinião bastante comum.
Para compensar a excelente qualidade que ele oferece, é um software novo, com muito bug, além de requerer bastante recurso para não ficar muito lento.
Parece que foi o que conclui também. Silkypix, com cores excelentes, Lightroom me pareceu bem prático. O ACR eu uso normalmente.
Já experimentei Capture, pois veio um demo com minha d200. Bom também, mas não comprei.
Já usei o RawShooter, achei bem interessante mas depois que formatei o PC e fui reinstalar os aplicativos deixei só o PS CS2 mesmo e o ACR. Pra mim quanto menos programas eu tiver que mexer melhor, além do mais o ACR junto ao PS faz tudo o que eu preciso.
Eu já usei o SILKYPIX, que considero o melhor. Também já usei o RAW THERAPEE que também é muito bom.
No Momento o que mais uso é o IRFANVIEW, que é o mais leve. Não é o melhor mas atnde a quase todas as necessidades.
Tenho todos instaladados num pen drive. Posso usar qualquer deles, porém para usar o SILKIPIX preciso alterar a data no micro. já que é demo. Aí o antí-vírus fica louco.
Já usei o RawShooter, achei bem interessante mas depois que formatei o PC e fui reinstalar os aplicativos deixei só o PS CS2 mesmo e o ACR. Pra mim quanto menos programas eu tiver que mexer melhor, além do mais o ACR junto ao PS faz tudo o que eu preciso.
Tô no mesmo esquema. ACR + PS... E estou começando a usar o Bridge do PS pra visualizar os RAWs antes pra fazer uma pre-seleção... Se a foto for mto ruim, já vai direto pra lixeira.
Ainda não experimentei outros programas pra manipular raw… até que tava precisando…
Eu uso o ACR do CS3, muito foda, achei o melhor até agora
O novo Converter(Plugin) 4.1 da Adobe para uso no Photoshop Elements 5.0 e no Photoshop CS3 é simplesmente fantastico!!! Ele diminui ruidos quase a zero!
O download é gratuito.
Tô no mesmo esquema. ACR + PS... E estou começando a usar o Bridge do PS pra visualizar os RAWs antes pra fazer uma pre-seleção... Se a foto for mto ruim, já vai direto pra lixeira.
Ainda não experimentei outros programas pra manipular raw… até que tava precisando…
Eu estou usando pra visualização dos NEFs o Nikon View, que é free, e permite visualizar thumbnails grandes e abre um visualizados full screem com opção de zoom na base do CTRL+ CTRL- , como no PS. Para tratar, estou usando o NC 4.4.2 :thmbup: muito bom…
Tinha instalado o NX mas achei muito pesado e não vi muita diferença no resultado… :wallbash:
Olá, Davi.
Me veio esta dúvida: é fornecido junto com a K10D algum programa para RAW? Em caso positivo, vc já usou? E, se usou, ele não é bom?
Eu gostei das cores do Silkypix, mas para usar todas as propriedades desse programa só comprando. A versão free é limitadíssima.
Estou testando o Lightroom, o que mais gostei nele é a simplificação do workflow para revelar raw, e também o arquivamento nele parece ser fantástico. Mas meu demo já vai vencer.
Tenho CS+ACR+Bridge licenciado, que o que eu tenho usado.
Olá, Davi.
Me veio esta dúvida: é fornecido junto com a K10D algum programa para RAW? Em caso positivo, vc já usou? E, se usou, ele não é bom?
Tem um programa sim, mas pra falar a verdade nem intalei. O CD que veio com a cam está guardadinho aqui no armário e eu nem mexi nele…