Eu não saberia comparar o foco das digitais que usei com o foco da 8800 pq não peguei ela na mão. Achava ela uma câmera interessante, mas vc é mais um que vejo confirmar que é lenta, e câmera de foco lento não dá. Pena você não ter experimentado uma dessas novas Panasonic, a FZ15 (ou 20) na minha opinião é mt, mt rápida mesmo, se a luz ajudar ou usar no manual mode o foco é instantâneo. Já a outra Panasonic e a Fuji que tive antes não eram assim. E é realmente mt ruim perder uma boa foto por culpa de um foco lento.
O que eu quis ressaltar não foi o usuário que tem uma necessidade específica, mas justamente a confusão que o usuário, que não sabe bem as necessidades que tem, acaba fazendo.
Acho mesmo que se for p comprar uma prosumer dessas na faixa de 700-900 dolares tem mais de partir para uma dslr, até pelo preço equivalente, aí é mais negócio.
Mas o que quis dizer é que é possível começar com uma S7000, FZ20, C7070, A200, todas abaixo dos U$550. Muitos que compram não vão tirar tudo que poderiam dessas câmeras, por outro lado tem muita foto ruim saindo de DSLR.
Voltando um pouco pro tema do tópico.
Mari, se você pretende fazer fotos de eventos como shows e pelo preço alto das prosumers só vejo dois caminhos. Partir para uma Rebel ou D50 ou tentar um modelo reduzido de lente rápida (ou clara como alguns dizem). Eu só n entendi uma coisa, isso é ‘for fun’ ou é trabalho? Pq com certeza usando uma dslr fica mais difícil fazer fotos de shows se n tiver credenciais ou autorização, impossível enganar seguranças com uma câmera chamativa e grande.
Só um comentário Fernando, Canon estoura branco contraria um pouco da lógica hehehehe! A Canon 300D tem 8 pontos de latitude contra 7 pontos da D70, se a Canon está estourando é pq está mal ajustada ou vc está errando na fotometria
Tente compensar a exposição para baixo um pouco.
Tenho uma Fuji S5100, que não é prosumer, mas superzoom. Além dela tenho alguns corpos Pentax, uma pequena coleção, com modelos desde a Pentax S3 de 1961 até uma ZX-5 de 1996, e diversas objetivas de 24mm até 500mm.
Atualmente utilizo a S5100 quase que exclusivamente, e o que agrada bastante é o peso e tamanho. Em uma bolsa pequena tenho uma equivalencia a um conjunto (37-370mm), que com a Pentax seria necessário 2 ou 3 objetivas, com um peso cerca de 3 a 4 vezes maior. Além disso a abertura máxima da S5100 é 2.8 em Wide e 3.1 em Tele, o que na SLR seria proibitivo em termos de preço e peso.
Penso no futuro adquirir um DSLR, certamente Pentax, mas creio que o uso seria mais esporádico do que a S5100, principalmente pelo peso e tamanho.
Em termos de rapidez realmente as SLR são melhores que a S5100, principalmente o foco, que dá para fazer perfeitamente em manual. Na S5100 o foco manual é terrível. Outro ponto que me desagrada na digital é a enorme profundidade de campo. Em alguns casos é vantagem (macro e paisagens por exemplo), mas na maioria das vezes não é.
olha, eu tenho uma minolta A200 e ela eh bem rapidinha. nao sei se tem alguma “nao reflex” mais rapida que ela, quem souber me diga pra eu ficar melhor informado. mas da pra tirar a foto do seu filho tranquilamente, a nao ser que ele seja o The Flash. Em relaçao a fotos em shows, da pra ser feito. Como Leo sempre diz, nao adianta nada aquele iso alto se voce vai usar uma lente 4,0 ou 5,6.
na minolta da pra usar o iso 800 com abertura 2,8. sem contar que tem o anti-shake, que permite voce usar velocidades mais baixas nas tele (acho que fiquei viciado no anti-shake, quero ver como sera minha vida sem ele). o iso 800 no computador ate que eh ruidoso. na foto impressa da pra usar tranquilo.
claro que eu nao estou comparando com uma dslr, mas ainda acho uma bela maquina a ser comprada a depender de seus objetivos. tenho ela e recomendo a todos, apesar de estar botando-a a venda. quero vende-la simplesmente porque herdarei algumas lentes canon, entao pretendo comprar uma rebel. nao da pra ter as duas ($$$) mas vou me desfazer dela com tristeza porque ela eh muito gostosinha de se usar e dá pra levar pra qualquer lugar.
sei que aqui nao eh a seçao de compra e venda mas aproveito pra dizer que to vendendo por R$2500 ou negociando com troca envolvendo alguma canon dslr.
abraços,
Acho que o próprio título do tópico aponta para uma situação interessante: As prosumers vieram criar um conceito diferente de câmera, e o que se discute é se esse conceito dá conta ou não de grande parte do “serviço” antes feito por SLRs.
Pois com filme por valor bem abaixo de uma prosumer se teria uma SLR de boa lente. Essas SLR, as K1000, as Spotmatics, as EOS de menor perfil, essas câmeras são as que estão sendo substituídas, ou melhor, as cuja faixa está parcialmente ocupada pelas prosumers e superxzooms (pois concordo com o Gustavo, a diferença entre elas é somente nomenclatura do mercado em grande parte das vezes). Estou aí sendo injusto com as Pentax ao compará-las com uma EOS de entrada, pois apesar delas serem baratas oferecem excelentes óticas mecânicas. Mas, enfim, é essa faixa de fotógrafos que está adotando as prosumers como câmera principal.
Por outro lado, a não ser que a pessoa precise, as DSLRs de entrada não são tão melhores que as prosumers assim. Bem, tá legal, a latitude é maior e se estiverm com lentes melhores a coisa fica diferente, mas no nível do Kit a diferença não é tão grande. No tamanho ce cópia, não há vantagem perceptível. Só nos itens de ISO e velocidade.
Minha trintenária Kiev troca as lentes. Tenho três lentes, e acho muito chato trocá-las, pois dificilmente eu faço uma continuidade de, digamos 10 fotos com a mesma lente (exceto a 50mm). A s7000 termina sendo mais usada pela praticidade.
Ainda estamos na puberdade digital. Na puberdade as mudanças são muito rápidas. Acho que nem as SLRs atuais chegaram ao formato definitivo, nem as prosumers amadureceram suficientemente.
Minha posição ainda é conservadora no sentido de ter câmeras baratas pois transitórias.
Bom… a princípio, eu gosto de tirar fotos de shows “for fun”, mas tenho muitos amigos que tocam em bandas, e eu mesma já toquei em uma durante 5 anos! Quando falo de shows, não falo somente de shows profissionais, grandes, em que só entram jornalistas com credenciais… Falo de todos os tipos ;o) Principalmente o de bandas não tão profissionais assim.
Também gosto muito de fazer retratos e fotos de pessoas em movimento, pegar expressões, momentos, etc. Isso tb inclui esportes e dança.
Sacou? ;o)
Que bom que o tópico tá rendendo. Tô aprendendo muita coisa nesse fórum =o)
Não sei se dá para falar em inferior a D70, ela vai ser inferior a D70s, mas como corrigiu alguns pqnos probleams da D70, e ainda tem lcd melhor, um bom eyecup que compensa um pouco o viewfinder pqno, não sei se dá para dizer que a D50 é inferior a D70, acho que vai ser uma ótima pedida.
Ahn sim, mas ela acabou de ser lançada, né?
=oP
Eu tô vendo se meu primo que mora nos EUA vem em julho. Se ele vier, disse que tras a câmera pra mim na boa… Tô até pensando em comprar a Rebel xt =oP
Na realidade, normalmente estoura quando estou usando o flash… Parece que a cam fica meio desobediente… Mas a cam só estoura se eu fizer meleca na fotometria!
Agora com flash, a cam. muitas vezes insiste em não colaborar!
Pô, se eu pudesse não usava flash nunca, mas realmente, tem uns casos que são meio difíceis de não usar =o/
Eu uso a sony p-92 e simplesmente odeio o flash dela. Deixa as pessoas com 99% mais olheiras e manchas no rosto e qualquer coisa que na vida real nem são mto aparentes.
Fernando é tudo questão de ajustar a compensação de exposição, não sei se vc viu, mas o 500 DG Super permite ajustar a compensação de exposição no próprio flash Assim vc não fica dependendo da compensação de exposição da 300D (que não existe heheh).
Eu estou gostando pacas desse sigma, achei ele mais legal do que o SB800, recicla mais rápido e dispara mais forte, apresenta os mesmos resultados em termos de fotometria e tem exatamente os mesmos recursos.
To gostando muito dele, só tenho usado ele ultimamente.
Realmente o Sigma é mto legal… Sobre a compensação, eu compenso entre 1/3 ponto e um ponto. Mas de vez em quando ele estoura e de vez em quando subexpoe…
Uma coisa que percebi, o fotometro da camera calcula contar a luz do flash, não é? Pq eu normalmente fotografo no manual com velocidade 1/80, 1/60 e f/4.5, 5.6. Sei que a foto vai sair correta pq o flash faz a compensação e o E-TTL gera a luz correta, mas o fotometro me diz sempre que estou sem luz… Isso é normal? É um modo da camera me mostrar qdo tenho luz e que talvez não precise de flash?
Fernando isso é normal, pq ela faz a medição do TTL com o pré flash, uma forma de diminuir os erros com o flash é ajustar um modo de exposição adequado. Os sistemas que usam pré flash possuem uma certa variabilidade mesmo, acredito que porque o pré flash seja mais fraco do que o flash propriamente dito e isso pode gerar certos erros de cálculos a certas distâncias.
Vc está certo quanto a afirmação de a abertura ficar fixa e o flash variar seu tempo de disparo no TTL.
Só se lembre que velocidade não influencia na exposição com flash.
Exato… Ela vai afetar na luz ambiente ehehe! Esse assunto é amplamente discutido nos workshops hehehe!
Seria legal sim, eu particularmente gosto muito.
Casas especializadas em fotografia costumam ter, a cabeça do sigma é compatível na maior parte das vezes com a do Canon 550EX.
Exato... Ela vai afetar na luz ambiente ehehe! Esse assunto é amplamente discutido nos workshops hehehe!
Seria legal sim, eu particularmente gosto muito.
Casas especializadas em fotografia costumam ter, a cabeça do sigma é compatível na maior parte das vezes com a do Canon 550EX.
E esses cartões brancos que vejo a galera prendendo na cabeço do flash com elástico?