Philips PH1, PH2, PH0, PH00 ou outra(s) ?
Alguns modelos mais antigos precisam de uma chave chamada “Lens panner”
https://1.img-dpreview.com/files/p/TS560x560~forums/58765679/6f256f9025694ad18d0640eb584e9020
Geralmente usa-se essa chave em lentes mais antigas, para retirar o elemento frontal.
As que vc falou estão corretas.
O grande detalhe de abrir lente, não é tanto qual chave usar, mas sim como usar. Tem-se que tomar muito cuidado pois algumas peças usam fixação por rosca, enquanto outras encaixe de trava ou pressão. Essas últimas são mais chatas. :aua:
Também tem que tomar cuidado com posicionamento dos elementos. Alguns tem um sistema de ajuste com avanço que é similar a um came/rosca. Esses tem que marcar certinho pois caso contrário a lente acaba indo para o lixo, já que depois não tem boa alma que consiga reajustar.
Esse canal costuma ter algumas dicas de como faz para a maioria das lentes:
Obrigado pela resposta. Quero abrir uma 18-55 IS II e não consegui nem passar dos 3 parafusos iniciais. Tenho 2 chaves Philips de precisão aqui que comprei na época para mexer no meu celular e não consegui com nenhuma delas. Não sei qual a numeração.
Essa se eu não me engano tem um encaixe e precisa soltar a borracha para desmontar, aí em dado momento sai a parte da frente. Começa desmontando por trás, pela baioneta.
E afinal qual o número e nome da chave pra essa lente?
Desmontar lentes não é um processo tão simples para quem não tem experiência.
O recomendável é ter um kit completo de ferramentas em mãos (chaves de fenda e philips, pinça, espátulas de plástico e metal, lupa, pistola de calor, etc.)
Às vezes você se depara com um parafuso com a cabeça desgastada, ou um acabamento fixado com cola, e não é com uma ou duas chaves philips que resolverá o problema.
Para começar, sugiro uns kits como esses aqui.
Antes de você postar eu já havia comprado esse kit aqui. Ele tem philips 000, 00, 0 e 1. Espero que sirva
.
.
https://shopee.com.br/24-Em-1-Ferramenta-Jogo-Chaves-Precisão-Torx-Fenda-Philips-i.379994163.13283965933
Com certeza você terá aí todas a medidas de chaves necessárias. Mas não se desmonta uma lente apenas com chaves, há outras ferramentas importantes ao trabalho. Sem elas a chance de insucesso é grande.
Sim, to ligado. Mas no meu caso é só o elemento frontal da 18-55mm que preciso ter acesso pra retirar fungos. De toda forma eu favoritei as outras ferramentas que indicaram. Mais pra frente pode ser que eu precise. Obrigado
Ahh tem uma coisa… tem fungo que dá em elemento frontal que não dá pra tirar. Os que crescem no meio do grupo até onde sei não tem como remover, e o pior que é bem comum isso acontecer.