Quais seus fotógrafos-referência que ainda estão na ativa?

É comum e completamente compreensível quando pensamos em fotógrafos os quais temos o trabalho como referencial logo ‘focarmos’ nos grandes nomes como o Bresson ou o Capa ou Helmut Newton ou o Ansel Adams ou enfim…

Acontece que esses caras já não estão mais andando por aí.

Por isso e por, principalmente, sentir uma certa falta em conhecer o trabalho de um pessoal mais contemporâneo (entenda-se “contemporâneo” como algo relativo aos últimos 20 ou 30 anos) é que gostaria de saber: quais fotógrafos que ainda estão trabalhando e que você mais admira e busca referências?

Eu curto vários!! O que mais me inspira hoje em dia é o Benjamin Von Wong (os puristas não vão gostar pois ele manipula bastante as imagens).

Sebastião Salgado! Quer mais referencia-ativa que esse?

Annie Leibovitz, Nana Sousa Dias (português), David Ballot (um dos maiores fotógrafos de still/publicidade que já tive o prazer de ver o trabalho e conversar.

Abcs

Paul Buceta

Muito bom o trabalho.

Tem muito Brasileiro bom na ativa, caras com um portfólio impressionante, mas eu percebo que a gente não tem oportunidade de conhecer bem, eu mesmo vou descobrindo aos poucos esses brasileiros, então neste sentido esse tópico é interessante.

E mais, a fotografia tem várias vertentes, em cada uma delas tem vários feras, mas é difícil se encontrar com o trabalho desses caras, é difícil conhecer/entender o que eles produziram.

Em outro tópico citei o “Andre Francois” e o “Ed Viggiani”, mas ainda poderia citar uma dezena de caras que são louváveis.