Quais seus fotógrafos-referência que ainda estão na ativa?

É comum e completamente compreensível quando pensamos em fotógrafos os quais temos o trabalho como referencial logo ‘focarmos’ nos grandes nomes como o Bresson ou o Capa ou Helmut Newton ou o Ansel Adams ou enfim…

Acontece que esses caras já não estão mais andando por aí.

Por isso e por, principalmente, sentir uma certa falta em conhecer o trabalho de um pessoal mais contemporâneo (entenda-se “contemporâneo” como algo relativo aos últimos 20 ou 30 anos) é que gostaria de saber: quais fotógrafos que ainda estão trabalhando e que você mais admira e busca referências?

Eu curto vários!! O que mais me inspira hoje em dia é o Benjamin Von Wong (os puristas não vão gostar pois ele manipula bastante as imagens).

Sebastião Salgado! Quer mais referencia-ativa que esse?

Annie Leibovitz, Nana Sousa Dias (português), David Ballot (um dos maiores fotógrafos de still/publicidade que já tive o prazer de ver o trabalho e conversar.

Abcs

Paul Buceta

Muito bom o trabalho.

Tem muito Brasileiro bom na ativa, caras com um portfólio impressionante, mas eu percebo que a gente não tem oportunidade de conhecer bem, eu mesmo vou descobrindo aos poucos esses brasileiros, então neste sentido esse tópico é interessante.

E mais, a fotografia tem várias vertentes, em cada uma delas tem vários feras, mas é difícil se encontrar com o trabalho desses caras, é difícil conhecer/entender o que eles produziram.

Em outro tópico citei o “Andre Francois” e o “Ed Viggiani”, mas ainda poderia citar uma dezena de caras que são louváveis.

Por exemplo, o Sergio Jorge, que hoje trabalha com seus filhos, no Jorges estudio (SP), esse cara ganhou o primeiro premio ESSO de fotografia em 1960, e eu achava que conhecia o trabalho dele. Mas no ano passado o Rubens Fernandes resolveu organizar exposição que aconteceu no solar da marquesa ao lado do patio do colégio, ai então eu vi que o trabalho desse cara, nooosssa, é muuuiiiittoooo mais do que eu imaginava.

Então vamos em frente, acompanhando!!!

Sebastião Salgado com certeza, Ross Harvey melhor portfolio de casamento disparado que já vi. O cara é um monstro.

David Kingham - http://www.davidkingham.com/
Zsolt Zsigmond - http://www.realitydream.hu/
Greg Gibbs - http://www.capturingthenight.com/
Busa Peter - Panoramio is no longer available

logo que criei o tópico aqui mandei a mesma pergunta no grupo do Queimando Filme no facebook.

lá ninguém citou o Tião Salgado (se citaram eu não vi, descuido.), mas citaram o Nanã de Souza e o David Ballot.

para quem quiser ver, lá o povo citou MUUUITA gente, segue o link: Redirecting...

abraços!

kkkk q nome hein?

Um dos fotógrafos que eu mais admiro é o Lucio Flaubert, de Maringá.
Muito bom em ensaios e casamentos.

Eu vi esse tópico lá.

Da hora pra caramba.

Abcs

Jerry Ghionis pra mim é o melhor fotógrafo de casamento da atualidade.
Aqui do Brasil, Vinícius Matos.

Aqui no fórum tem algumas referencias aí:

Vini Brandini, Claudio Rombauer, Willian Lima.

Abcs

Fer Juaristi
Andress Ribeiro
Cleiton Tiburcio (meu mentor :D)

:wink:

Bom tópico… alguns dos meus:

Joel Tjintjelaar: 500px
Hengki Lee: 1x.com • In Pursuit of the Sublime
Hengki Koentjoro: 500px
Michael Kenna: http://www.michaelkenna.com/

:wub:

:wink:

Ótimo tópico!

Sebastião Salgado é a referência maior entre os vivos, sou absurdamente fã! Mas falando de fotógrafos de casamento, que são realmente as minhas referências, sou fã do Joe Buissink e do Neil van Niekerk. Mas principalmente do Buissink!

Tem 03 brasileiros que me identifico muito, apesar de, pra falar a verdade, não conhecer tão a fundo assim seus trabalhos: Sebastião Salgado, Araquem Alcantara e Marcio Scavone…

Aproveitando, segue uma listinha de uns caras que tenho seguido no instagram… vale a pena!

David Doubilet: daviddoubilet
Steve McCurry: stevemccurryofficial
Thomas Peschak: thomaspeschak
Aaron Huey: argonautphoto
Cristina Mittermeier: cristinamittermeier
Paul Nicklen: paulnicklen
Tim Laman: timlaman
Ami Vitale: amivitale
Robert Clark: robertclarkphoto
Luciano Queiroz: luciano_queiroz :assobi: :assobi:

O Araquem é excelente.

No meu caso, acho que nem é necessário citar o S. Salgado. O cara é maior referencia viva em fotografia.

Minha listinha:

Annie Leibovitz
Araquem Alcantara
Fabs Grassi
Francine Matos

Menção Honrosa pros caras aqui do fórum: Rodrigo Gehardt (Patagonico) e o Jean Chad

Gosto muito do Marcio Scavone e Tim Laman !!!

Muito bom galera! Continuem assim!