Essa é a pergunta que não quer calar. Às vezes, parece que a linha é tênue demais para conseguirmos diferenciar quem é amador e quem é profissional no mundo da fotografia. A Canon tentou resolver essa incógnita através do “The Obssession Experiment”, ou “O Experimento da Obsessão” em inglês.
Usando a tecnologia de eye-tracking, a empresa pediu para que três pessoas observassem fotos. Com o eye-tracking, foi possível contar a quantidade de movimentos que os olhos fazem percorrendo a foto impressa a sua frente. “Fotógrafos profissionais são obcecados por detalhes. Mas gostaríamos de descobrir quão obcecados”, diz o vídeo.
No experimento estão uma mulher comum que nunca estudou Fotografia, um estudante de Fotografia e um fotógrafo profissional. O vídeo foi criado para o lançamento a nova impressora profissional da Canon, a PROGRAF PRO-1000.
Ao final, depois de ver os resultados, o fotógrafo profissional Joel Grimes confessa: “Eu sabia que eu era obcecado [por fotografia], mas isso é loucura”.