Concordo mais ou menos com o Pyroviskiss. Tenho vários livros ótimos de e sobre foto, mas o básico do assunto vc encontra de graça na internet. Um cara que eu leio sempre é o Ken Rockwell; ele tem uma visão muito sadia da fotografia, não é um fetichista de equipamentos, acho, enfim, bem inspirador.
Sobre fetiche por equipamentos: não caia nessa. Nos meus tempos de Yashica e Asahi Pentax, os manuais das câmeras explicavam tudo que vc precisava pra tirar boas fotos: a lógica e o funcionamento do obturador e do diafragma e como eles trabalham juntos, mais algumas regras de luz e composição. Hoje em dia os manuais das câmeras só oferecem descrições técnicas, passo-a-passos dentro de menus e mais menus, e só. Mas a alma da fotografia continua a mesma: de um lado da moeda, obturador e diafragma; do outro lado, luz e composição.
Para o ISO a regra era simples: dia de sol, ASA 100, dia nublado, ASA 200; de noite, ASA 400 e, às vezes, ASA 800. 1600 era pra fotografar o lado escuro da lua. Hoje em dia, porém, parece que ter um ISO 25600 de qualidade se tornou sem mais nem menos uma coisa importantíssima. Acho bobeira; isso é mais tara geek por tecnologia do que outra coisa.
Antes, o ponto crucial da fotografia era a qualidade do filme; por analogia, hoje em dia o ponto crucial de qualquer câmera é (eu vejo assim, pelo menos) a qualidade do sensor. O melhor aparentemente é o da Pentax k-5; o Foveon da Sigma me parece interessante tb, mas pouco conheço. Mas no fim das contas todos os sensores são bons e quase todos de um mesmo fabricante (a Sony), então não há motivo para (muita) preocupação. Porém, parece que o futuro é CMOS.
Uns bons tutoriais de Photoshop, GIMP, Lightroom, Elements, etc, me parecem mais úteis de imediato. Mas é algo que também pode ser pesquisado na internet.