Qual o mais correto quanto a velocidade?

Ola! Bom dia a todos.
tenho duvidas quanto a velocidade do otd , tenho uma CENA aproximadamente 6 metros de distancia , voces poderiam me dar uma dica , como devo regular À velocidade ?

Objtv nikkor 18-135
Corpo nikon D-80

sinceramente, não estou conseguindo ter a mínima idéia doque vc está falando… :eek: :eek: :eek:

velocidade do OTD??? :dizzy_face: :dizzy_face:

cena de aproximadamente 6 metros de distancia?? :dizzy_face: :dizzy_face:

me ajuda aí… :ponder: :ponder:

vamos la , Não consigo usar muito bem a velocidade da minha D-80 , para perto ou longe da cena. ok
preciso de ajuda.

100 , 200 , 300 , etc

não sei se entendi a pergunta, mas vamos lá, a distância importa menos do que a forma como vc quer fotografar, se quer usar uma lente que cubra um ângulo menor (teleobjetiva), a velocidade alta acaba evitando tremor, por exemplo uma lente 200 mm vai te exigir uma velocidade de pelo menos 1/200 mais ou menos pra que a foto feita na mão não saia tremida (é uma regrinha daquelas que varia de pessoa pra pessoa, mas já ajuda).

se quiser congelar a cena, velocidade alta, se o assunto a ser fotografado é imóvel pouco importa, se quer borrar a cena, velocidade baixa, tudo depende do que vc quer, a distância em relação ao objeto não vai importar muito.

Olá!
Td jóia?

NÃO EXISTE UMA REGRA PADRÃO DO TIPO: A melhor velocidade é tal.
Você tem situações e situações.
O fotógrafo tem que usar a velocidade com outros tipos de fatores como iso, abertura, etc… e tudo DEPENDE DO EFEITO DESEJADO.

Ex.: uma foto noturna, “eu” particularmente gosto de ver a foto inteira com “luz” e tudo “no foco”… sendo assim, é praticamente impossível (mesmo com uma lente clara), sem sacrificar muito no iso, você tirar uma foto BOA E CLARA, sem ter pelo menos 0,4 segundos.
((não estou usando o flash como fator neste exemplo)).

Agora uma foto de esporte, você terá que tirar em uma velocidade maior, talvez acima de 1/200s.
Mas aí te pergunto, e aquela foto de efeito que sem querer você “errou” na velocidade e colocou 1/20s e ficou um pouco tremida, mas ficou “A FOTO”?

Tudo vai depender.

Os fabricantes das câmeras “inventaram” um PADRÃO de velocidade 1/60s, ISO 400 como um padrão, pois 1/60s é uma velocidade mínima que a maioria das pessoas tiram fotos sem TREMER e o iso 400 na maioria das SLR’S possuem um padrão de ruído aceitável.
O que você ganha com isso?
NADA. Você está perdendo de tirar aquelas fotos que sempre quis em busca de um padrão que não tem sentido e não existe.

Gr. abraço!

Renato Ventura

bom, eu continuo sem entender, mas chao que os amigos aí já abrangeram bastante coisa que possa te ajudar. :ok:

OTD deve ser obturador, mas realmente a pergunta tá meio sem sentido.