Ola! Bom dia a todos.
tenho duvidas quanto a velocidade do otd , tenho uma CENA aproximadamente 6 metros de distancia , voces poderiam me dar uma dica , como devo regular À velocidade ?
Objtv nikkor 18-135
Corpo nikon D-80
Ola! Bom dia a todos.
tenho duvidas quanto a velocidade do otd , tenho uma CENA aproximadamente 6 metros de distancia , voces poderiam me dar uma dica , como devo regular À velocidade ?
Objtv nikkor 18-135
Corpo nikon D-80
sinceramente, não estou conseguindo ter a mínima idéia doque vc está falando… :eek: :eek: :eek:
velocidade do OTD???
cena de aproximadamente 6 metros de distancia??
me ajuda aí… :ponder: :ponder:
vamos la , Não consigo usar muito bem a velocidade da minha D-80 , para perto ou longe da cena. ok
preciso de ajuda.
100 , 200 , 300 , etc
não sei se entendi a pergunta, mas vamos lá, a distância importa menos do que a forma como vc quer fotografar, se quer usar uma lente que cubra um ângulo menor (teleobjetiva), a velocidade alta acaba evitando tremor, por exemplo uma lente 200 mm vai te exigir uma velocidade de pelo menos 1/200 mais ou menos pra que a foto feita na mão não saia tremida (é uma regrinha daquelas que varia de pessoa pra pessoa, mas já ajuda).
se quiser congelar a cena, velocidade alta, se o assunto a ser fotografado é imóvel pouco importa, se quer borrar a cena, velocidade baixa, tudo depende do que vc quer, a distância em relação ao objeto não vai importar muito.
Olá!
Td jóia?
NÃO EXISTE UMA REGRA PADRÃO DO TIPO: A melhor velocidade é tal.
Você tem situações e situações.
O fotógrafo tem que usar a velocidade com outros tipos de fatores como iso, abertura, etc… e tudo DEPENDE DO EFEITO DESEJADO.
Ex.: uma foto noturna, “eu” particularmente gosto de ver a foto inteira com “luz” e tudo “no foco”… sendo assim, é praticamente impossível (mesmo com uma lente clara), sem sacrificar muito no iso, você tirar uma foto BOA E CLARA, sem ter pelo menos 0,4 segundos.
((não estou usando o flash como fator neste exemplo)).
Agora uma foto de esporte, você terá que tirar em uma velocidade maior, talvez acima de 1/200s.
Mas aí te pergunto, e aquela foto de efeito que sem querer você “errou” na velocidade e colocou 1/20s e ficou um pouco tremida, mas ficou “A FOTO”?
Tudo vai depender.
Os fabricantes das câmeras “inventaram” um PADRÃO de velocidade 1/60s, ISO 400 como um padrão, pois 1/60s é uma velocidade mínima que a maioria das pessoas tiram fotos sem TREMER e o iso 400 na maioria das SLR’S possuem um padrão de ruído aceitável.
O que você ganha com isso?
NADA. Você está perdendo de tirar aquelas fotos que sempre quis em busca de um padrão que não tem sentido e não existe.
Gr. abraço!
Renato Ventura
bom, eu continuo sem entender, mas chao que os amigos aí já abrangeram bastante coisa que possa te ajudar.
OTD deve ser obturador, mas realmente a pergunta tá meio sem sentido.