QUAL VOCÊ PREFERE ??? DÊ SUA OPINIÃO !!

OLÁ PESSOAL ?!

POR CURIOSIDADE ABRO ESTE TÓPICO PARA PERGUNTAR:

[b]ENTRE OS PROGRAMAS DE PÓS-PRODUÇÃO QUAL VOCÊ PREFERE ??? E POR QUE ???

PHOTOSHOP
LIGHTROOM
APERTURE
OUTROS[/b]

OBS. Se você escolheu OUTROS, por favor informe o nome !!!

Obrigado !

Eu gosto muito do PHOTOSHOP, principalmente pela quantidade de tutoriais e dicas encontrados, e para trabalhar com poucas fotos. Já o LIGHTROOM tem boas facilidades e os preserts são uma mão na roda, mas senti que ele é legal para trabalhar com muitas fotos. E tem o The Gimp, que é distribuição livre e é muito bom! Ele não tem a pretenção de concorrer com o Photoshop, mas tem quase todos o recursos e não tem o problema de licença. :assobi:

Por inquanto uso muito LIGHTROOM ele supre bem minhas necessidades só que percebo que cada vez mais precisamos do PHOTOSHOP muitas fotos não da nem pra pensar sem ele. Acho que vou ter que começar a entendelo :aua:

Qual é o programa para edição de sua preferência !

Obrigado por responder a enquete !!

Cara você ta misturando as bolas, o photoshop e o lightroom são complementares e não concorrentes.

Lightroom em todas as fotos, Photoshop nas que precisam.

É o workflow básico de Windows.

Tem gente que gosta muito do CaptureONE ou do CaptureNX, mas não sei se supre as necessidades.

SIM !!!
EU SEI !!!

Mas “qual” a preferência de “uso”! ESSA É A PERGUNTA DA ENQUETE !

Obrigado Randal,
Feliz Ano Novo !

Sim e não :slight_smile:

Entre estes dois programas, há os que usam os dois (como você citou, um complementando o outro), há os que usam somente o LR e os que usam somente o PS.

Se por algum motivo obscuro eu fosse obrigado a escolher somente um deles para tratar as fotos, ficaria com o LR.

Eu uso o LR em 99% dos casos, mas se tivesse de escolher apenas 1 escolheria o PS. Ele faz tudo que o LR faz e muito mais… Menos o gerenciamento das fotos.

Eu votei LR

Claro, mas se EU tivesse que abdicar de algo, seria dos recursos do PS que geralmente usamos em apenas 1% dos casos. Fora a organização das fotos, que faria uma bruta falta. Portanto… LR na cabeça :slight_smile:

Poderia adicionar uma quarta opção na enquete, que seria “o software que acompanha a câmera”?

No caso das Canon, é o DPP (Digital Photo Professional). Para Nikon eu não sei qual é.

Pela minha experiência até agora, ele me parece muito semelhante ao Lightroom, com a grande vantagem de ser gratuito.

Eu, neste caso, ficaria com o DPP, já que meu uso não é profissional (não se justifica pagar US$ 300 pelo LR) e sempre que possível tento evitar a pirataria… :slight_smile:

Fkuhne,

Tudo bem ?

Acho que não consigo editar a pesquisa para incluir o DPP.

Aproveitando, estou usando o LR teste, tenho o DPP que acompanha a minha câmera. A dúvida é:

Será que o DPP substitui o LR ?

Abraços

Feliz 2012

Num primeiro momento, a minha resposta mais natural seria não… Mas não tenho como ter certeza pois o meu conhecimento em ambos os softwares é muito básico…

abraço e Feliz 2012! :slight_smile:

Esse tópico deveria ter multiplas escolhas. Eu prefiro usar o aperture, porém, não ter correção de distorção de angulo de visão é muito ruim, então eu uso o lightroom. É péssimo pro aperture nao ter isso.

PS: Nikon é o View NX. É muito bom, e tem cores exelentes, mas é muito fraco pra editar um volume grande de imagens. É bem lento. Pra mim a Nikon deveria abrir a especificação dos RAW e deixar o trabalho pra Adobe ou Apple. Eles não sabem fazer software.

Olá,

Estou testando o Lightroom e o Aperture (apple), usando até mais o Lightroom.

Neste momento falta 15 dias para expirar a versão teste de ambos os programas.

Verifiquei o valor de cada um é é muita diferença. O Lightroom custa US$ 557,00 contra US$ 70,00 do aperture.

A duvida é:

Vale tanto assim o Lightroom em comparação ao Aperture ??

So usava o PS, tenho dificuldades motoras com o LR, por ex usar o filtro, mas o LR e muito pratico e faz otimo trabalho, to investindo nele(LR).
Minha Opiniao , uso os 2 , PS e LR.

Uso os dois. Acho o LR mais pratico mas tem coisa que ele nao faz. O PS eh mais completo, creio eu.

Utilizo o Lightroom pela versatilidade e ferramentas voltadas à fotografia. Como não faço edição pesada e nem nada demais o Lightroom me atende muito bem.