Qualidade da foto 5D MK II com 24-100mm 4.0 L (I)

[quote author=AFShalders link=topic=144888.msg1503032#msg1503032 date=1700674217]
Subexposta, depende. Só vendo a cena original. Se a luminosidade era baixa mesmo aí não está subexposta e sim retratando a luz original. Aí cabe ao fotógrafo compensar a exposição manualmente ou recuperar na póa.

É pouca profundidade de campo, plano de fundo fora de foco, pois 1/80s com 24mm em uma full-frame não causa motion blur.

Eu teria compensado em +1 e ido a ISO 1600, com F5.6 ou mesmo F8.

Quando fala em compensar em + 1, está dizendo para eu colocar o fotômetro para marcar +1?

Pode ser tambem que a lente esteja com back/pront focus. (Indo pro Google. :smiley: Nunca vi esse termo)

Bom dia. Ontem eu levei um tripé para fazer uns testes. Vou colocar as fotos aqui com os EXIFs para análise ainda hoje.

[quote author=Diel Fotografia link=topic=144888.msg1503058#msg1503058 date=1700734677]

Sim, +1. significa superexpor em um ponto

Saiu errado ! front focus. Não estou afirmando que seja isso mas é sempre bom ter isso em mente se o foco sai errado com frequência.

Pois é…

Com 24mm, 1/80s e IS, acho MUITO dificil ser foto tremida, mas nada é impossível.

Se você tiver firmeza na mão 1/160 já é suficiente pra ficar nítido sem a ajuda do IS. O IS é um “adicional” .

Fiquei 1 ano com uma Tamron 17-50 2.8 sem estabilizador e isso nunca foi problema . Fazia fotos com 1/125 sem tremer. Já usar velocidades abaixo disso de 1/125 ou 1/160 não recomendo.

Obrigado pela orientação, !

Boa noite. Fiz os testes ontem de variadas formas.

- Fotos feitas no tripé com temporizador de 10s :ok:

- O foco da foto foi feito com o ponto central, sem focar e recompor, medição matricial…
.
- Foco no rosto de Jesus

Fiz as fotos com velocidade mais baixa possível para poder usar ISO baixo

Fiz este vídeo para se ter a noção da minha distância para o assunto:

Abri no Lightroom,coloquei as fotos em 100% e fiz os prints para comparar qualidade. Segue:

E aí pessoal, o que me dizem? Nestas condições, a qualidade das fotos estão atendendo as expectativas para a 5D MK II + 24 - 105 mm IS II?

Parece problema de back/front focus.

Infelizmente parece que voce tera que enviar camera e lente para alguma assistencia.
Lembrando que voce ja estava com problemas com essa lente.
Boa sorte.

Ohm céus! Oh vida! Louvado seja Deus. Problemas existem para serem resolvidos…é a graça da vida…a busca por soluções! :smiley:

Paliativamente, usar o foco manual seria uma alternativa?

Esta foto numa olhada rápida parece estar com a nitidez de boa. Dando 100% de zoom, percebe-se uma espécie de embaçamento. Fico retado com isso. Algumas fotos saem assim. Estava cada vez mais difícil cravar o foco. Quando acontece, fico alegríssimo. Mas até então desconhecia esse problema de
back/front focus
.

Pelos fatores de exposição, essa foto tinha que estar com o foco cravado. Certo?

Olhem essa aí agora. Essa foi bem sucedida em termos de qualidade. Botei um iso 200 para colocar alta velocidade.

Ah sim, Estou matutando aqui sobre sujeira interna na lente e os arranhões na superfície frontal e elemento traseiro (pouco,mas tem). O rapaz da assitência disse que no atual estado, não influencia na qualidade de imagem. O que em teoria é certo, acho, pois a câmera iria ter problemas em focar e possivelmente iria aparecer riscos/interferências na foto, imagino…

Acabei de limpar com o lenço apropriado para lente, fuc fuc e vassourinha

Por isso filmei aqui a lente para vocês verem o estado dela:

Jogue fora o filtro UV :snack:

Faça o mesmo teste usando o liveview da câmera, se o foco cravar sempre, temos front/back focus.
Ai você vai ter que fazer o ajuste fino de foco.

Se no Liveview ficar assim sem nitidez, tem elementos óticos desalinhado na lente.

Daí lascou… :smiley:

2x

Pode fazer um teste. Procure como fazer microajuste de foco na sua câmera. Teste valores positivos e negativos para ver se melhora.

Tem uma imensa possibilidade de ser isso.

Precisa verificar se algum elemento ótico não está desalinhado. Sugiro fazer o teste com uma lente barata fixa pra ver se o foco está cravando bem ou não .