Se o cara faz assim é porque sobra uma graninha pra comer :). Grande parte dessa galera nem sobrevive ao tempo. Não acho que atrapalhe o mercado. O que atrapalha o mercado mesmo é a deficiencia geral em estudos visuais. Se tivessemos uma formação melhor, mais e mais gente estaria disposto a pagar mais caro por fotógrafos com perfis diferenciados (não gosto de usar o termo bons e maus fotografos). Isso também não é uma questão de dinheiro. Já fotografei aniversários em que os custos totais estavam acima de 30, 40 mil reais, como também já fotografei aniversários em que provavelmente o valor que me era pago devia corresponder a 50% ou mais do custo total da festa.
A pesquisa tem de levar em conta as similaridades entre fotógrafos. Se o serviço que voce oferece for parecido com o que a galera do grupon faz, voce fez a pesquisa correta. Quando eu fiz a minha pesquisa de mercado, nem pensei nesse tipo de fotografo pois os nossos serviços são bastante distintos.
Só mais uma coisa, prometo :). Quando penso nos meus custos, não penso em equipamentos, deslocamento, etc. Isso, pra mim, é o de menos. Quando penso em custo, penso no tempo que passei e passo pensando sobre mim e sobre minha fotografia, no tempo em que eu poderia estar dedicando à minha família, amigos, no tempo em que eu poderia estar lendo um bom livro, nadando na agua fria de uma cachoeira, bebendo uma cervejinha bem gelada. Penso também no dinheiro que eu poderia estar ganhando exercendo outra atividade nesse tempo despendido à fotografia. Penso nas viagens que quero fazer, nos produtos que desejo consumir, na rede que gostaria de deitar, nas músicas que poderia estar ouvindo, nos filmes que poderia estar assistindo e milhões de outras coisas.
Cara,
Pensamento óbvio, mas que eu não estava enxergando de forma tão clara, ofuscado pelos custos " físicos" como equipamento, gasolina, etc…
![]()
Meu serviço é bem parecido. Entrego as fotos em CD. Não sei dizer se os caras tiram foto no modo automático, se usam raw ou jpg, se analisam foto por foto antes de entregar, etc…
Realmente eles não sobrevivem, mas a rotatividade é grande, enquanto um desiste, dois começam.
Cara se o seu foco é o público do groupon que paga R$ 200 por uma festa, fez pesquisa no lugar correto.
Como o spider falou: “similaridade de fotógrafos” e principalmente o público que você quer atingir. É assim em qualquer área. Tem os que compram Cherry QQ, tem os que compram Polo Sedan Honda Civic, Corolla e tem os que compram BMW, Mercedes etc.
Você está generalizando que o mercado de festas infantis é esse do groupon. Está enganado, é muito além daquilo.
Pela contabilidade a definição de custo seria: “Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outro bem ou serviço”. Gasolina, equipamento, conta de luz, etc, tudo deveria ser contabilizado. É aqui que muita gente erra na hora de levantar por isto quebra com o tempo.
O tempo que deixo de estar com minha família etc, estes entram na minha margem de lucro para compensar a falta.
Não sei se você usa o equipamento da sua assinatura, mas se usa o seu custo amigo é muito menor de quem usa 7D, 60D, MKII, MKIII, flash, reservas etc.
Sem ressentimentos!
Humberto isso acontece com 99% dos micro e pequeno empresários brasileiros.
Se você fizer uma pesquisa, 99% das pessoas que você pedir para calcular o ISS para incluir no seu custo, ele vai fazer assim:
Valor do serviço: 1000.00
ISS: 5% = 1000.00*5%= 50.00
Valor final = 1050.00
Daí ele emite a nota fiscal, e o fisco vai calcular o imposto a cobrar:
Nota = 1050.00
ISS a ser cobrado: 1050.00*5% = 52.50
Sobra para o cidadão: 997.50 - e ele achando que tava tendo 1000 para custos e lucro. ![]()
Só para ilustrar:
Custo: 1000.00
ISS:5%
Cálculo do imposto mais custos: 1000.00/0.95 = 1052.63
Então… 1052.63 - 52.63 (ISS 5%) = 1000.00… ![]()
Esse topico ta interessante!
Acompanhando de camarote,rsrs :snack:
Muito bem colocado e olha que você só falou de imposto. É por estas e outras que eu duvido muito que um pessoa que cobra R$ 200 por um evento de 4 hs para entregar um DVD com fotos realmente levantou seus custos no papel. Difícil mais vai ver a pessoa não trata foto nenhuma, baixa tudo direto da camera, grava o cd e entrega.
Senhores tudo isso é muito bonito, mas o ganho tem que ser pela média e o fotógrafo que vive exclusivamente de fotografia não pode se dar ao luxo de ficar parado. Ele vai buscar serviços de maior remuneração sempre mas se hoje ele não tem nada para fazer e oferecem um serviço de algumas horas para pagar R$ 200,00, R$ 300,00 ou R$ 400,00 ele vai fazer pois é mais algum dinheiro no faturamento mensal.
Então Oscar, por isso disse que você tem de ver em que mercado está inserido. ![]()
Custo é uma coisa que tem que ser visto, pois trabalhar no vermelho é melhor que ficar parado. Mas isso, vendo o quanto está saindo do caixa (se vai ter de imprimir alguma coisa, deslocamento, lanche, etc.). No caso do cidadão estar parado.
Oscar,
de que adianta ganhar 200 se na real o cara gasta 250 por exemplo? Principalmente se o cara vive só de fotografia. É suicídio. Morte dolorosa.
O grande problema que vejo aqui é que hoje muita gente compra uma DSLR com um kit básico e sai por ai “trabalhando” sem saber se quer quanto quanto ele gasta para “trabalhar”. E pior ainda sem nenhum equipamento reserva.
Você não entendeu minha colocação:
não é para fazer serviços só de R$ 200,00 ou 250,00, estes serviços fazem parte da rotina, do mesmo jeito que fazer fotos para uma empresa por R$5,00 ou R$6,00 ou R$ 1000,00 a foto ou casamento por R$5000,00 ou evento corporativo por R$1000,00.
O que importa é fechar a conta no fim do mês.
Se uma empresa pede mil fotos de itens diversos para um catálogo de uso interno, sem tratamento e te oferece R$ 10,00 a foto. É trabalho pauleira tem muito fotógrafo que não gosta deste serviço, mas são R$ 10.000,00 a mais no faturamento é para pensar, mas só dez a foto, e os cursos, equipamentos livros, minha foto só vale D E Z reais???
Eis a questão: fazer ou não fazer?
Não estou generalizando. Estou dizendo que esse é um mercado forte e que não deve ser desprezado, só isso. Aliás, quem trabalha com festa infantil aqui pode dizer como está esse mercado. Tenho certeza que é bem fraco devido à concorrência com esses sites de compra coletiva.
Cara o mercado não está fraco não. Sinceramente não me preocupo com este tipo de concorrência (groupon e fotógrafos de 200,00 o evento). Calculei bem meus custos e o mercado que eu quero atingir. A minha vantagem é que não vivo só de fotografia por enquanto. Sendo assim me dou ao luxo de recusar trabalho que o cliente achou caro meu valor. Tenho minhas metas bem claras do que eu quero na fotografia. É puramente uma questão de como eu escolhi me posicionar no mercado. Você acha que a BMW e Mercedes está preocupada com o mercado que compra Cherry QQ e Gol 1.0?? Não sou o BMW kkkk, mas também não sou o Cherry QQ. ![]()
Posso te afirmar que tem muito trabalho para todos, do cara de 200 a 1000.
Tenho um amigo que tem um editora e um das revistas deles é de festas infantis, e se não tivesse forte com certeza não estaria produzindo este tipo de revista.
O que eu coloquei aqui neste post é alertar para que as pessoas levantem seus custos direito. O que me dá a impressão que tem muita, mas muita mesmo que sequer sabe o que é custo. O cara compra uma DLR básica, chuta um valor e vai “trabalhar”. Esse cara com certeza não vai longe. O que eu falo é verdade pois basta ver a quantidade de post aqui no forum com o título “quanto cobrar”.
meu ponto de vista está resumido nas palavras do Luciano…