Quanto você cobra pelo seu trabalho fotográfico?
Aquela velha história, quanto cobrar.
Já perguntei isso por aqui uma vez sobre evento (aniversário) e deu uma confusão só.
Sei que cada um tem a sua opinião formada sobre o assunto,
também sei que temos de levar em consideração todos os aspectos ligados ao gasto como valor do equipamento, seguro, comida, transporte, sola de sapato, etc.
Por isso resolvi fazer diferente desta vez.
Venho aqui hoje, contar com a ajuda de todos, para talvez solucionar o problema de quem busca o “piso” de quanto cobrar em cada situação…
Vou definir alguns pedidos,e cada pessoa dará seu valor, e explicará o porque do mesmo. Penso que com isso teremos uma idéia de quanto cobrar,
pois o mesmo trabalho pode variar seu valor por inúmeros aspectos como cidade, equipamento do fotógrafo, experiência, nome, entre vários outros aspectos…
Pedido 1: Vou abrir um site de venda de roupas femininas. Gostaria de 20 fotos por semana, com fundo neutro. As fotos podem ser na minha casa. (considere que a casa dela é perto da sua, com tratamento básico, entrega das fotos em DC/DVD)
Pedido 2: Darei uma festa para minha filha que fará 4 anos no sábado agora, quanto você cobra? (considere 4 hroas de evento, sem tratamento das fotos, sem tratamento, entrega das mesmas sem CD/DVD)
Pedido 3: Meu sonho é ser modelo. quer fazer meu primeiro book… Qual o valor para fotos em estúdio? e fotos externas? (considerando 4 horas das externas + tratamento + CD; ou X horas de foto em estúdio + tratamento + CD ) - Cobra a mais para diagramar o book?
Pedido 4: Preciso de um fotógrafo para registar um evento que acontecerá no final do mês em um sítio, para comemorar o dia dos pais. A empresa tem 100 funcionários, + convidados, totalizando 400 pessoas. o Evento acontecerá em um sitio a 100 km. (considere 5 horas de evento)
Sei que surgirão preços diferentes, por isso acho interessante a defesa do por que do seu valor!
Acho que isso pode ajudar muita gente.
's a todos