Olá pessoal… Sou nova no fórum!
Já pesquisei bastante coisa por aqui, coisas que me ajudaram muito, porém, nunca cheguei a postar nada. Mas agora, estou quase enlouquecendo e tenho um montão de dúvidas. Espero que vocês possam me ajudar.
Já faz algum tempo, mas ainda sofro com fundo infinito e esquema de iluminação.
Uso TNT importado (o mais grosso) mas da última vez que fui procurar, não achei em loja nenhuma. Todos os vendedores disseram que talvez não fabrique mais e isso me deixou extremamente abalada, pois o fundo importado me dava menos problema com a pós produção.
Acabei comprando o normal (que enche de vinco e me deixa muito nervosa).
Costumo usar o importado atras e o nacional na frente.
Depois de muita luta, consegui deixar o fundo branco vanish (rs) mas agora estou tendo problemas com o assunto a ser fotografado.
Normalmente faço mais retratos e books, não faço still.
Tenho três pontos de luz aqui. Os dois flashs do fundo são Atek 200 plus e o da frente é um Atek 160 plus. Eles tem três variações (25% 50% E 100%)
Já tentei todas as formar possíveis, mas as fotos não saem nítidas, fica tipo uma fumaça branca na foto.
Também tentei arrumar no diafragma, mas nada, NADA funciona.
Queria deixar o meu fundo totalmente branco e a pessoa totalmente nítida. E na pós produção tentar mexer o mínimo possível.
AHHH, tenho problema também quando eu uso uma lente 50mm no estúdio. Quando a modelo está com roupa preta, aparece essa enorme mancha azul. Alguém pode me explicar por que? E como posso acabar com esse problema?
Não sei se entendi muito bem a pergunta, mas vamos ver, se eu estiver falando abobrinha me desculpe, vc ja tentou usar bloqueadores? montar algo assim:
Ajuda a deixar o fundo mais uniforme pela distribuição de luz e evita ela invadir o assunto… e particularmente eu usaria fundo de papel, mais fácil pra deixar 100% branco do que o tnt
Ah, a mancha deve ser flare da luz do fundo, se usar um parasol e os bloqueadores é bem provável que suma
Olá Leonobox. Muito obrigada pela resposta (:
Então, estava utilizando exatamente esse esquema de iluminação, mas mesmo assim estava entrando muita luz na foto e fica esse efeito meio fumaça.
Agora estou usando os dois flashs na frente da modelo e um flash lá no fundo para deixar bem estourado e ficou assim
O fundo não está tão branco como eu gostaria que ficasse. O lado esquerdo da foto, por não ter nenhuma iluminação, ficou um pouco mais escuro (isso me dá um trabalhão no photoshop) e ainda entra um pouco de luz do lado direito (mesmo com a tapadeira) mas pelo menos a foto está mais nítida.
Ps: eu não editei a foto. Estou deixando como saiu da câmera para vocês poderem ver como está ficando.
Sua luz de fundo está invadindo o primeiro plano, gerando flare (manchas) e perda de contraste. Você percisa diminuir o brilho do fundo mas isso está complicado pois a fonte de luz não está bem espalhada pelo tecido - acho que pela distância.
A solução é essa do Leo mesmo, utilizar bloqueadores.
Olá Fernando… Muito obrigada pela força também.
Então, voltei a colocar os dois flashs no fundo, mas em vez da panela, coloquei a sombrinha. Acho que ficou um pouco melhor.Só o lado esquerdo está entrando mais luz, mas ai é questão de arrumar a posição. Mas acho que ficou melhorzinho.
Tenho faniquito com esse fundo. Meu monitor não mostra as imperfeições, mas quando olho de outro computador, vejo que ainda não está incrivelmente branco como eu gostaria.
Mas pelo menos não está aparecendo os vincos e está mais difuso.
O importante é que agora não há mais fumaça e a modelo está nítida.
Agradeço muito a ajuda de vocês e vou continuar tentando.
Talvez um fundo de papel seja a melhor opção mesmo.
Ó só, Bubblegirl, espaço pequeno é complicado mesmo. Tem que se esforçar mais para achar as soluções - mas sempre se acha.
Há duas questões aí: 1) espalhar melhor a luz: pode fazer isso com difusor (como fez com a sombrinha) ou afastando a tocha do fundo. O negócio é conseguir a distribuição mais homogênea possível da luz no fundo ou tens esse problema de regiões não tão brancas como gostarias e outras estouradas e prejudicando o contraste geral da cena. Atenta também para a diferença entre a intensidade da luz no fundo e a do primeiro plano. Essa diferença não pode ser muito grande- ou, mesmo com os bloqueadores, vais ter problemas com flare e contraste.
a distância do modelo para o fundo: quanto mais conseguires separar os dois, mais fácil é de evitar a contaminação do primeiro plano.
Não Thales. Para obter branco puro no fundo tem que iluminar o fundo separado.
Imagina só, se iluminar tudo da frente a luz incide ainda mais fortemente no modelo que no fundo, então a cara do indivíduo vai ficar mais branca que o fundo. E, ao contrário, para ter fundo branco puro, o fundo tem que estar uns 2 a 3 pontos mais claros que o primeiro plano.
Isso no fundo, por exemplo, é uma parede branca. sem iluminação separada:
Como seu estúdio é apertado vai precisar de bloqueadores, n tem jeito, vc iluminando o fundo mesmo que com a sombrinha vai voltar por conta tb dessas paredes laterais muito proximas, da pra fazer, talvez n fique 100% mas da pra melhorar a situação…
Ps. Achava que ja tinha visto seu estúdio em algum lugar e lembrei, nas fotos da Aline, ela ja fez alguns makes pra mim aqui no estúdio