Mas limitaram mais do que deviam.
O bug que mencionei acima inclusive mais do que quadruplicava o tempo de gravação externa e a câmera passava a analisar de fato a temperatura pra determinar o overheat.
Não sei como está agora exatamente, mas no lançamento o software levava em conta apenas o tempo e praticamente ignorava a temperatura.
Lembro até de um teste que fizeram colocando a R5 numa geladeira e ela teve o mesmo tempo de overheat do que tomando sol.
Também teve outro bug com a bateria que resetava o tempo de overheat, provando também que a temperatura não era o principal fator.
A câmera desligava com o overheat, faziam o bug e ela ligava novamente no mesmo instante com o tempo total de gravação disponível normalmente.
Alguns firmwares parecem ter melhorado isso, mas ainda assim está longe do que ela poderia entregar com segurança.
R5 é uma excelente câmera, só não é uma câmera 8K.
Assim como 5DIV não era uma câmera 4K na prática.
Sabendo dessas limitações e chegando na conclusão de que o 4K 24/30fps da R5 já atende, é uma boa pedida.
Agora ir nela achando que vai fazer 8K tranquilo, ou 4k60/120, daí já pode se decepcionar.
Interessante, acredito que o pensamento dos chefões da Canon foi “limita com tudo para não ter dores de cabeça depois” :hysterical:
Aí deram uma exagerada…
Eu verifiquei e já está. Mas não sei se alterei depois dessas últimas fotos pq fiquei fuçando em bastante coisa… mas acredito que eu já tinha alterado. E outra coisa que eu mudei é que usava o LCD/VF em alto FPS… vou deixar em baixa mesmo agora.
A verdade é que eu só queria deixar o 4k 120 ou 1080 120 naquele botão pra fazer os slows nos ensaios, mas só vai da pra usar no inverno mesmo kkkkk
Nem no inverno vai dar, amigo.
Como disse, a limitação da R5 não é temperatura, é software.
Mas 120 é meio overkill. Ainda mais pra ensaio.
Coloca 1080p 60fps que já vai vai dar um slowmotion legal sem preocupação.
60fps já dá pra fazer um slowmotion de 40% da velocidade.
Mais que isso seria mais pra esportes ou se você quiser virar o Michael Bay.
Pq aí eu vou estar igual a todo mundo… pode ser overkill mas posso tentar criar algo diferente kkk pras redes ninguem vai saber se é 4k ou 1080p… mas o slow faz diferença. Se fosse possível 240 eu tentaria.
Elas tem, mas não tão rápido… enquanto a R5 faz 8K 5 min, as outras fazem 10-15 e param também.
Mas realmente acredito que a canon limitou por software. SHAMEEEEEEEE
Entendi, mas vc tem as R6 ainda né?
Elas fazem 120fps, imagino que tanto faz 1080p da R5 ou da R6, ai é só ficar trocando de camera quando bater o limite.
R5 tem também.
Acho que ele sugeriu de colocar as duas em 1080p 120fps e ir revezando entre elas devido o overheat.
Falando nisso, acho que a R6 nem tem esse problema com overheat em 120fps em FHD, só a R5.
Vou checar isso, mas me lembro de um colega comentando algo do tipo e que ia pegar a R6 por esse motivo.
Segundo o Ferrari, no primeiro post, apareceu o aviso de overheat na R5 dele em 1080p 120fps, então imagino que sim.
Essa opção veio por firmware, não acompanhei testes sobre isso depois que o firmware saiu.
Total de 14 videos curtos (entre 10 a 30 segundos) alterando entre 4K/30 e 4K/60.
Fiquei 2 horas e 30 minutos andando no sol. O corpo da câmera estava morno ao final da caminhada. O que era esperado pelo fato de ter ficado no sol o tempo todo. Em momento algum apareceu o aviso de aquecimento.
Na próxima vez quero testar C3 - vídeo em FHD/120 e/ou 4K/120 p/ ver o que acontece.
PS:
869 fotos em RAW/JPG + 14 vídeos 4K
sobrou 30% de bateria