R5 Overheating, ainda com problema.

Mas limitaram mais do que deviam.
O bug que mencionei acima inclusive mais do que quadruplicava o tempo de gravação externa e a câmera passava a analisar de fato a temperatura pra determinar o overheat.
Não sei como está agora exatamente, mas no lançamento o software levava em conta apenas o tempo e praticamente ignorava a temperatura.
Lembro até de um teste que fizeram colocando a R5 numa geladeira e ela teve o mesmo tempo de overheat do que tomando sol.
Também teve outro bug com a bateria que resetava o tempo de overheat, provando também que a temperatura não era o principal fator.
A câmera desligava com o overheat, faziam o bug e ela ligava novamente no mesmo instante com o tempo total de gravação disponível normalmente.

Alguns firmwares parecem ter melhorado isso, mas ainda assim está longe do que ela poderia entregar com segurança.

Di torres, não quero entrar muito na discussão porque uso outra marca de equipamento.

Engraçado, mesmo com esses problemas, eu tenho um amigo fotógrafo que comprou uma. Meio que segue a história da 5d lv . Então é isso. Valeu :+1: Di Torres.

R5 é uma excelente câmera, só não é uma câmera 8K.
Assim como 5DIV não era uma câmera 4K na prática.

Sabendo dessas limitações e chegando na conclusão de que o 4K 24/30fps da R5 já atende, é uma boa pedida.
Agora ir nela achando que vai fazer 8K tranquilo, ou 4k60/120, daí já pode se decepcionar.

Interessante, acredito que o pensamento dos chefões da Canon foi “limita com tudo para não ter dores de cabeça depois” :hysterical:
Aí deram uma exagerada…

Ou talvez eles limitem os recursos assim, para ter o que inovar quando lançarem a Mark II… :assobi:

Segmentação, o 8k capado era o suficiente para ser o único/melhor do mercado no momento.

Até hoje só temos Sony A1 e Nikon Z9 com 8k, todas flagships, a Canon pode usar isso como desculpa até a R1.

Eu verifiquei e já está. Mas não sei se alterei depois dessas últimas fotos pq fiquei fuçando em bastante coisa… mas acredito que eu já tinha alterado. E outra coisa que eu mudei é que usava o LCD/VF em alto FPS… vou deixar em baixa mesmo agora.

A verdade é que eu só queria deixar o 4k 120 ou 1080 120 naquele botão pra fazer os slows nos ensaios, mas só vai da pra usar no inverno mesmo kkkkk

Inverno de Bento é frio :ok:

:hysterical:

Nem no inverno vai dar, amigo.
Como disse, a limitação da R5 não é temperatura, é software.

Mas 120 é meio overkill. Ainda mais pra ensaio.
Coloca 1080p 60fps que já vai vai dar um slowmotion legal sem preocupação.
60fps já dá pra fazer um slowmotion de 40% da velocidade.
Mais que isso seria mais pra esportes ou se você quiser virar o Michael Bay.

Eu ia perguntar justamente isso, pq não usar 60fps?

Pq aí eu vou estar igual a todo mundo… pode ser overkill mas posso tentar criar algo diferente kkk pras redes ninguem vai saber se é 4k ou 1080p… mas o slow faz diferença. Se fosse possível 240 eu tentaria.

Elas tem, mas não tão rápido… enquanto a R5 faz 8K 5 min, as outras fazem 10-15 e param também.

Mas realmente acredito que a canon limitou por software. SHAMEEEEEEEE

Entendi, mas vc tem as R6 ainda né?
Elas fazem 120fps, imagino que tanto faz 1080p da R5 ou da R6, ai é só ficar trocando de camera quando bater o limite.

Coloca a roda seletora no modo vídeo.
Entra no primeiro menu. Na seleção de qualidade habilita o vídeo de alta velocidade.
Vai entrar no modo 120fps.

Correto.

R5 tem também.
Acho que ele sugeriu de colocar as duas em 1080p 120fps e ir revezando entre elas devido o overheat.

Falando nisso, acho que a R6 nem tem esse problema com overheat em 120fps em FHD, só a R5.
Vou checar isso, mas me lembro de um colega comentando algo do tipo e que ia pegar a R6 por esse motivo.

Segundo o Ferrari, no primeiro post, apareceu o aviso de overheat na R5 dele em 1080p 120fps, então imagino que sim.
Essa opção veio por firmware, não acompanhei testes sobre isso depois que o firmware saiu.

Sim, sábado a minha estava com essa config no botão rec C3 e apareceu o warning. Botei 1080p 30fps e resolveu

Hoje fiz mais uma caminhada com a R5:

Configurações:
cartões:

1. foto - RAW slot 1 / JPEG slot 2
  2. video - apenas no slot 1 (CFExpress tipo B)

Modos de vídeo:
C3 - vídeo : 4K/30 Canon Log3 ALL-I

Total de 14 videos curtos (entre 10 a 30 segundos) alterando entre 4K/30 e 4K/60.

Fiquei 2 horas e 30 minutos andando no sol. O corpo da câmera estava morno ao final da caminhada. O que era esperado pelo fato de ter ficado no sol o tempo todo. Em momento algum apareceu o aviso de aquecimento.

Na próxima vez quero testar C3 - vídeo em FHD/120 e/ou 4K/120 p/ ver o que acontece.

PS:
869 fotos em RAW/JPG + 14 vídeos 4K
sobrou 30% de bateria

Problema resolvido.

Canon Has Designed a Magnetic Liquid Cooled Camera
https://petapixel.com/2022/08/19/canon-has-designed-a-magnetic-liquid-cooled-camera/

https://petapixel.com/assets/uploads/2022/08/canon-magnetic-liquid-cooled-camera-800x526.jpg

Não tinha visto esse vídeo, o cara é bom no DIY.