Surpresa: a Olympus deu um salto significativo no ranking japones de vendas de mirrorless indo ao 1. posto, ultrapassando a Sony com boa margem. Seria interessante saber quais cameras explicam esses numeros… A panasonic passou para o 4. lugar, ultrapassada pela Canon.
Vi isso hoje, achei curioso. Queria saber como a Olympus deu esse salto, se foi com a E-M5 II ou (minha aposta) com as duas E-M10 (a I e a II).
Vergonhoso pra Panasonic ficar atrás da Canon em mirrorless, pois o EOS-M é uma droga. Tem algo muito errado no marketing deles - por exemplo, a G7 é uma das câmeras mais subestimadas que existem (o Edric e o Rinaldo devem concordar.)
Lembro de ter lido em um desses sites de ranking, nao me lembro qual, q listava os modelos de destaque de fabricantes, q as EOS-M eram bem baratas no Japão. Então, muito provavelmente, a estratégia de preços baixos deve explicar o porque ultrapassaram a Panasonic em vendas, considerando também que a marca tem um enorme prestigio, é lider em vários segmentos no Japão (lentes, cameras, etc…), enfim, camera barata de marca renomada vende, mesmo nao sendo grande coisa…
Pelo menos em video a Panasonic lidera, quase empatando com a Sony, segundo o mesmo site (pag.2).
Achei curioso mesmo a Sony nao estar em primeiro lugar entre as mirrorless, pois eles tem bons produtos, A6000 e FFs a preços bem competitivos.
Dei uma olhada e acho que, assim como a Canon (em se tratando de mirrorless), o ganho da Olympus se deu em cima das mirrorless mais baratas, coisa que acontece já a bastante tempo (antigamente olhava seguidamente este ranking, por curiosidade).
Por exemplo, a mirrorless mais vendida em dezembro foi a EOS-M2, em 8° lugar. Em segundo, a E-PL6 em 11° e logo em seguida, em outra configuração de kit, em 14°. A A6000 aparece a primeira vez em 17° e 18°, a E-PL7 em 19°, a Lumix GF7 em 21º e a M10 Mark II em 28° e a M5 Mark II tá lá atrás (53º).
O sucesso de vendas da Olympus parece estar mesmo nas Pen.