RAW vs JPEG

Olá pessoal,

Após o tratamento da fotos em RAW, qual seria sua opinião para salva-las como definitivo:

[b]Converte em JPEG em alta qualidade e as salvar ou deixar todas em RAW ???

Após fazer a pós nas fotos você consegue sobrepor o arquivo original mantendo em RAW ???[/b]

Obs. Tenho está dúvida pois penso em poupar espaço em HDs (Interno ou externo)

Obrigado !

Eu mantenho as excelentes, boas e “marromeno” em RAW. Além disso, as excelentes e boas em DNG.

Mas a pós que você fez é sobreposto na original em RAW ???

E por que você converte em DNG ? Daí você apaga o RAW ?

Obrigado !

O DNG é pra guardar as configurações do tratamento no LR.

Mantenho o RAW original.

Mas o DNG todos podem ler como o JPEG ?

Nao, so alguns programas.

É… ainda preciso ver o que faço ! :ponder:
Pois estou fotografando em RAW mas é muito pesado e ocupa muito espaço, por isso pensei em tratar e exportar para JPEG onde todos podem ver onde for. Mas é claro, deixando em alta qualidade !!

Vamos ver !
Obriagado Spiderman !
:ok:

RAW é o arquivo cru, é como o negativo, que após revelado (processos químicos) você pode fazer correções de cor, crop, entre outros na ampliação (revelar no papel fotográfico).

Quando eu usava o Ps fazia a conversão porque o próprio programa pedia o processo, mas depois que comecei a usar só o Lr nunca mais converti, mantenho o RAW, prefiro não sobrepor.

As fotos que estão muito ruins eu deleto mesmo.

Só converto para Jpeg as selecionadas, que vão compor o álbum, site, CD ou qualquer outro material que vou precisar.

Eu te aconselho a manter os arquivos RAW originais. Pelo menos pras melhores fotos. Um dia voce pode evoluir em edição de imagens e pensar em mexe-las novamente.

p.s. O RAW é um negativo digital. Seria como jogar o negativo fora quando utilizava o sistema analógico. :ok:

Mas vocês não fazem a pós das fotos ?

Acho que ainda não consegui entender uma coisa:

Faço as fotos;
Importo para o LR;
Faço a pós nas fotos, melhorando exposição, crop, etc…;
Após isso o que fazer ???

Deixo no LR com a pós ou exporto as em RAW com a pós (é exatamente isso que não sei se é possível, manter as modificações no original em RAW)

Não sei se consegui explicar mas agradeço a ajuda !

Esse exemplo foi muito bom: O RAW é um negativo digital. Seria como jogar o negativo fora quando utilizava o sistema analógico.

Eu guardo apenas o RAW das melhores fotos (e seus respectivos arquivos .xmp de conversão) e as versões de publicação em JPG.

Manter o RAW é fundamental.

Tá faltando espaço? Compre outro HD!

s

Eu copio da máquina e divido nas pastas de destino em RAW. Em seguida, eu importo para o LR, trato as fotos e exporto para as minhas pastas em DNG.

p.s. Nao creio ser o melhor método, mas é assim que eu procedo por enquanto. :ok:

Quando você fala o .xmp de conversão, quer dizer as conversões da foto em RAW após o tratamento da pós ???

As fotos não estão no LR. O LR usa uma forma não destrutiva de processamento. Ele não modifica o RAW revelado. Depois da pós, vc exporta e nesse momento é criado um arquivo de imagem (RAW não é arquivo de imagem, é arquivo de dados). Esse arquivo de imagem é aquele que vc vai imprimir ou exbir na WEB.

Dondon, o XMP é o DNG do camera RAW?

Ou seja, deixando na suas pastas o arquivo em RAW e o DNG. Certo ?

Isso isso isso.

É uma forma de saber que tipo de tratamento eu apliquei à foto no futuro. Além disso, é um ótimo banco de presets, caso nao os salve.

:ponder: :ponder: :ponder:

Ahhhhh acho que estou entendendo !!!

O RAW sendo arquivo de dados ele é exportado em formato de imagem (digamos assim). Por isso todos até agora preferem fazer a pós e dai converter para JPG, DNG, etc… Deixando os dois arquivos guardados, certo ???

Aproveito e pergunto.
O melhor seria exportar em DNG ou JPG ? Depende ?

Obrigado !

O presets só é relacionado porque você exportou em DNG ?
Mas e se tiver que imprimir ou entregar a alguém. Terá que além do próprio RAW, a conversão para DNG e ainda para o JPG ?