raw

bom dia pessoal, estou começando a fotografar raw.
puz minha D3100 no modo RAW + JPEG.
cliquei, e quando fui ver o resultado o RAW é igualzinho o JPEG… que que eu to fazendo errado!? o RAW não era pra ser diferente!? tipo “cru”???

Vc viu na câmera? Toda cãmera, quando fotografa em raw, cria também um jpg para conferência no LCD. O arquivo cru em si é “invisível”, já que é um arquivo de dados e não um formato de foto.

Se abrir no programa que vem com a câmera devem ficar bem semelhantes também… quando abro no ACR o mesmo JPG e RW a diferença é muito grande (até porque o JPG da minha câmera é uma bosta rs)

http://www.clicio.com.br/blog/2010/dvd-de-lightroom-3/
http://www.clicio.com.br/blog/category/podcast/

intão, eu não sei se eu to fazendo algo errado… to fotografando em JPEG+RAW… na camera aparece só uma foto… e quando abro o lightroom tem 2 de cada… uma raw e uma jpeg. porém elas são praticamente iguaaaaais! achei que a diferenã ia ser gritante, achei que a RAW ia ser sem cor e tal… mais tá com a mesa saturação/contraste que a jpeg… ela so muda a luz muuuuito pouco… mais no geral ta igualzinha… tem umas que nem da pra perceber a diferença. To achando que eu to fazendo algo errado! =/

PS> depois do tratamento eu não consigo deixalas iguais, já tentei por a mesma config nas 2 fotos iguais mais fica diferente… ex: exposição: +2 nas duas fotos, uma estora mtoo mais que a otra… e assim vai… não to sacando… eu pensava que ia ser a jpeg bonitinha, e a RAW toda sem cor…

Sugestão de leitura:

:ok:

Os raws da Nikon quando abertos em progrmas adequados são exibidos com as configurações de imagem setadas na máquina. No Nikon Capture vc pode desabilitar e exibir o RAW sem elas, modoficar, aceitar ou incrementar.
não sei se os produtos da Adobe já estão sendo capazes de interpretar estes dados e exibir o RAW com estas configurações.