raw

bom dia pessoal, estou começando a fotografar raw.
puz minha D3100 no modo RAW + JPEG.
cliquei, e quando fui ver o resultado o RAW é igualzinho o JPEG… que que eu to fazendo errado!? o RAW não era pra ser diferente!? tipo “cru”???

Vc viu na câmera? Toda cãmera, quando fotografa em raw, cria também um jpg para conferência no LCD. O arquivo cru em si é “invisível”, já que é um arquivo de dados e não um formato de foto.

Se abrir no programa que vem com a câmera devem ficar bem semelhantes também… quando abro no ACR o mesmo JPG e RW a diferença é muito grande (até porque o JPG da minha câmera é uma bosta rs)

http://www.clicio.com.br/blog/2010/dvd-de-lightroom-3/
http://www.clicio.com.br/blog/category/podcast/

intão, eu não sei se eu to fazendo algo errado… to fotografando em JPEG+RAW… na camera aparece só uma foto… e quando abro o lightroom tem 2 de cada… uma raw e uma jpeg. porém elas são praticamente iguaaaaais! achei que a diferenã ia ser gritante, achei que a RAW ia ser sem cor e tal… mais tá com a mesa saturação/contraste que a jpeg… ela so muda a luz muuuuito pouco… mais no geral ta igualzinha… tem umas que nem da pra perceber a diferença. To achando que eu to fazendo algo errado! =/

PS> depois do tratamento eu não consigo deixalas iguais, já tentei por a mesma config nas 2 fotos iguais mais fica diferente… ex: exposição: +2 nas duas fotos, uma estora mtoo mais que a otra… e assim vai… não to sacando… eu pensava que ia ser a jpeg bonitinha, e a RAW toda sem cor…

Sugestão de leitura:

:ok:

Os raws da Nikon quando abertos em progrmas adequados são exibidos com as configurações de imagem setadas na máquina. No Nikon Capture vc pode desabilitar e exibir o RAW sem elas, modoficar, aceitar ou incrementar.
não sei se os produtos da Adobe já estão sendo capazes de interpretar estes dados e exibir o RAW com estas configurações.
Outra coisa q pode estar ocorrendo é q as configurações de imagem na CAm estejam bem neutras e ai o RAW e o JPG tendem a sair parecidos, mesmo em programas de terceiros q não saibam interpretar os dados de configuração da CAM.
Tem ainda os ajustes automáticos q são aplicados nos RAWs assim q se abre um programa tipo ACR, salvo engano…
Outra coisa: tratar RAW é diferente de tratar JPG na questão de resultado. e programas de terceiros podem faze isso de forma diferente dos programas originais dos fabricantes da CAM,…

Os arquivos crus da Canon PowerShot SX1 IS são visualizados assim, com pouco contraste e pouca saturação. Mas acho que , como o Lúzio falou, depende do software em que vc abre o arquivo, já que, como eu disse, arquivos crus são massas de dados, e não formatos de imagem. Cada software visualiza do jeito que sabe, digamos assim.

Na verdade não posso ajudar muito porque eu praticamente não uso esses arquivos, faço tudo em JPG mesmo e não tenho sentido falta de qualidade não, pelo contrário. Já fiz uns ensaios com ampliações 20 x 30 cm em papel fotográfico e a qualidade é mais que suficiente pra mim; cores vivas e uma nitidez em que dá pra ver até a penugem da pele das garotas (ou quase ^^) Pro que eu faço, jpeg tá muito bom.

Lúzio, acho que é isso mesmo que tá acontecendo… eu achei que ia ocorrer igual o malheiros falou, 2 arquivos diferentes… mais eu acho que quando eu jogo o arquvo RAW pro lightroom ele joga ele com visualização edita dacomo no jpeg. Vou tentar pelo programa da nikon como você disse, tentar desabilitar isso… Mais eu queria mesmo é conseguir fazê-lo no Lightroom, que é bem lehor que o nikon capture. mais vlw… eu tava com medo de tar fazendo algo errado mais pelo visto é isso mesmo… RAW é bacana, tratar foto pós clique é bem divertido. é como “revelar” com diferença que não é filme, é digital.

Um colega em outro fórum passou por algo parecido e mesmo pessoas q usam Nikon não sabiam o motivo e ficavam insinuando q eu estava errado. Insisti com ele sobre o funcionamento da Nikon e seus RAW e ele testou no programa da Nikon e ficou todo feliz ao perceber q eu estava certo.
Se vc for do Rio sinta-se a vontade para me procurar q eu mostro na prática como a coisa funciona. Escrvendo fica meio complicado.

Apenas os programas originais conseguem interpretar os metadados que vem gravados junto com a informação da imagem no arquivo RAW e utilizar esses metadados para já gerar por default uma imagem próxima à que seria o JPG saído diretamente da camera.

Nas Nikon, é o CaptureNX, nas Canon é o Digital Photo Professional

Tenho Nikon e uso o camera raw pra edição. Na verdade não comparei os arquivos raw com os jpg da minha câmera pra ver a diferença hehe. Mas posso te dizer que os arquivos em raw saem bem sem contraste e saturação. De qualquer forma, a forma como eles saem da câmera não importa, o que me importa é o que eu posso fazer como eles depois. Se fosse em jpg eu estaria muito amarrado aos comandos Imagem do PS. Já no Camera Raw eu edito tudo conforme minha vontade. Muito melhor , milhoes de vezes.

Se o problema está acontecendo no Lightroom, vá na guia Editar / Preferencias e marca em opções de importação “tratar arquivos JPEG perto de arquivos Raw como fotos separadas”…acho que resolve…