RAWTHERAPEE e SIMULAÇÃO DE FILMES

A quem possa interessar:

O RT é, como muitos já perceberam, um programa muito, muito complexo, mas também é excepcional quando dominado.

Tem uma função obscura nele que poucos tem conhecimento que existe, que é a simulação de tipos de filmes fotográficos. Procure por FILM SIMULATION. Óbvio né ? Nem tanto.

Para usar este recurso. tem que baixar o arquivo Hald CLUT (Hald Color Look-Up Table) e descompactar este arquivo para depois mover o diretório contido neste pacote para um local conhecido no seu sistema. Depois disso, ir nas configurações e indicar o local onde este diretório está e reiniciar o programa.

Ah, o arquivo Hald Clut está disponível aqui:

http://rawtherapee.com/shared/HaldCLUT.zip

Vale a pena dar uma lidinha nisso também:

http://50.87.144.65/~rt/w/index.php?title=Film_Simulation

Valeu a dica!!! :clap: :clap: :clap:

Vou testar quando chegar em casa.

Ótima dica!!!
Posta alguns exemplos aqui!!!

Utiizo o Rawtherapee no Linux e ele é excelente quando não podemos ter o photoshop. Mas quanto a simular filmes nem conhecia o recurso!

Vou baixar depois pra testar. :slight_smile:

Esse é o probleminha do RT. Tem tanta coisa que se não ler o manual todo nem tem idéia do que tem.

Caraca, 400 Mb de perfis de filmes!!! :dizzy_face:

Passei mais de uma hora tentando achar as Preferências a partir do Editor. Tive que fechar a imagem que estava aberta e iniciar o RawTherapee pro botão das preferências aparecer. Finalmente comecei a brincar com os filmes:
[URL=Photo Storage]

[/URL]

Valeu pela dica!!!

AFShalders, assim eu editava as fotos antigamente, nesta usei o RT DSC_1110 | Vincent R_G | Flickr a grande sacada do Linux por completo é recursos por isso não deixei de usar, mas pra cores ainda prefiro o photoshop, principalmente em tons de pele. Mas quanto a ler o manual vou dar uma vasculhada!!!

De uma olhada no controle de vibrancia e marque proteger tons da pele. Também tem um controle de curvas específico para tons de pele.

Baixei o SW… Só preciso descobrir aonde instalar no Mac.
Esse é aquele que tem desempenho melhor para os arquivos Fuji?

Tive uma hecatombe no meu computador e voltei a este tópico pra baixar os perfis de novo.

Sim, o RT tem um desempenho muito bom com arquivos Fuji.

Só tem que prestar atenção no tipo do sharpen, senão fica um horror.

Cheguei a usar por um tempo, desisti e fui pro Iridient.

Mas é realmente bom, pena que precisa fazer doutorado pra usar.

Qual era o outro que vc recomendou? Darktable? Só tem dele pra Linux. A hecatombe no meu computador foi justamente ao instalar o Linux (coisa que já fiz umas 50 vezes). Mas por hora vou continuar no Windows mesmo.

Para simulação de filme ou como conversor raw ?

esse mesmo.

Os conversores que uso para Windows são:

• DxO
  • Silkypix
  • Corel Aftershot Pro

Não curto o LR e acho o C1 muito caro para o que é.

Se quiser so um conversor para look de filme, o melhor é o DxO Film Pack.

Considero o RPP Raw Photo Processor (RPP)
o que mais se aproxima de filme…
RPP for begginers RPP for begginers | Pavel Kosenko
Para “film looks” gosto do Alien Skin Exposure que agora também converte RAW.
Exposure X7 creative photo editor and organizer - Exposure Software

O RPP não funciona bem com Fuji. Por exemplo, todos os raws da X20/X30 abrem como PB

Vai ver o autor parou de atualizar porque agora só usa o Lightroom. :smiley: