Rebatedor x Difusor

Olá pessoal,
Sei o que é um rebatedor, mas não conheço a utilidade de um difusor. Gostaria de saber, em relação a macrofotografia o que é melhor de se utilizar para evitar o “clarão” do flash sobre o assunto, ou seja, uma luz mais uniforme e menos artificial.
Obrigado!
Ricardo. :thmbup:

Cada caso é um caso, eu usaria os dois, não dá para sair de casa só com um deles. :slight_smile:

abraços

Me corrijam se estiver errado.

Difusor vc irá utilizar para “espalhar” a luz de maneira uniforme.
Por exemplo, se vc tem um spot de luz, ele irá gerar uma luz direta e dura sobre o tema, assim como um flash. Utilizando um difusor, vc espalharia a luz, tendo sombras mais suaves.

O rebatedor que eu saiba é para rebater uma fonte de luz. Por exemplo, em fotos externas muitas vezes o Sol pode fazer algumas sobras sobre o queixo da pessoa. Ai vc utiliza um rebatedor para dar uma iluminada nessas áreas. Acredito que a aplicação em estúdio seja parecida.

Aqui explica o uso do difusor.

https://www.webphotoschool.com/Lesson_Library/_0.99_Lessons/Basic_Lighting/Creating_Digital_Macro_Shots_on_Location/index.html

Me corrijam se estiver errado.

Difusor vc irá utilizar para “espalhar” a luz de maneira uniforme.
Por exemplo, se vc tem um spot de luz, ele irá gerar uma luz direta e dura sobre o tema, assim como um flash. Utilizando um difusor, vc espalharia a luz, tendo sombras mais suaves.

O rebatedor que eu saiba é para rebater uma fonte de luz. Por exemplo, em fotos externas muitas vezes o Sol pode fazer algumas sobras sobre o queixo da pessoa. Ai vc utiliza um rebatedor para dar uma iluminada nessas áreas. Acredito que a aplicação em estúdio seja parecida.

:thmbup: