Poucos aqui do fórum sabem mas me lancei na carreira de fotógrafo. O que era uma brincadeira virou oficial há 15 dias quando criei coragem após ter fechado um infantil no final de setembro.
Já consegui dois ensaios infantis pra novembro. Uma menina que vai fazer 2 anos e um menino que vai fazer 4.
Queria pedir ajuda da galera pra postar umas referências ou dicas de composição. Poderiam me dar um help?
Tem um cara aqui da minha cidade que faz bastante ensaio infantil, apesar de ser uma small town acho o estilo dele bem legal. Talvez te sirva de inspiração.
Tem um estilo bem bacana. Me parecem fotos com 28 a 50 mm, grandes aberturas (1.2, 1.4), cores mais quentes, ângulos fora da linha dos olhos, e mesmo com o foco ou a nitidez nem sempre corretos as fotos ficam legais. Isso mostra que a parte artística tem mais importância que a parte técnica.
Uma coisa boa é ver onde voce vai fazer o ensaio - por exemplos parques, e da uma olhada nas fotos de instagram para ver os lugares legais e poses q usam naquele lugar.
Sucesso na nova empreitada, Thales! Fico na torcida.
Quanto às dicas, é bom sempre ter em mente tentar retratar a alegria em ensaios infantis, por isso o apelo as cores quentes e tons vibrantes. Tem que ter em mente que o ensaio só vai fluir, principalmente pra o menino de 4 anos, se a sessão for entendida como uma brincadeira pelos pequenos. Pra locação, como citaram, o ideal é um ambiente sem distrações pra o foco recair no retratado, cabendo até apelar para grandes aberturas. Ou ainda, optar por um ambiente com mais informações no quadro e em foco, mas que agreguem à história da foto. Esse desafio na composição é bem maior.
Outro ponto muitas vezes negligenciado pelos fotógrafos em ensaios é o guarda-roupas. O que o retratado veste, seja adulto ou criança, interfere sim no resultado da foto. Algumas estampas ou listras desviam a atenção para roupa e isso nem sempre é legal. Se a criança vai estar com algum brinquedo é interessante escolher alguma roupa de cor que harmonize com esse brinquedo. Também vale para o ambiente.
Outro ponto bem importante é explorar bastante os ângulos na composição. É meio que uma regra na fotografia infantil abaixar-se para fotografar na altura dos olhos deles, mas vale arriscar em todos os níveis.
Thales, não creio que te entupir de links e referências poderá ajudar em algo, na verdade vai atrapalhar.
Exemplo a Ana Aguiar, ela tem um estilo muito particular de fotografar, eu não usaria ela como referência apesar de gostar muito das fotos.
Minha dica pra vc é escolher um lugar bem bacana, esquecer fotos que viu do fotógrafo X ou Y e fazer o que sentir ser melhor para o momento.
Uma outra dica é pesar menos na edição, tentar manter uma certa sobriedade, pode usar seus presets, mas com cautela rs.
Esse tipo de foto só aprende fazendo e fazendo muito, a parte teórica fica guardada em casa
Cara, eu acho que referências no primeiro ensaio é sempre bom. Eu mesmo já deixei no celular “Fotos Inspiração” pra consultar no meio do ensaio caso faltasse alguma coisa. Ai me inspirava com uma ideia nova, que ainda não tinha explorado, e montava uma cena baseada nela.
Rafa, por experiência própria, já fiz muito isso também, levava um trilhão de fotos no celular e no final das contas acabou atrapalhando.
Hoje nos meus ensaios vou com uma ideia baseada no lugar escolhido e só !
Talvez num primeiro ensaio seja legal levar cola ?
Sim, talvez seja bom.
Ou pode ser péssimo também kkkk
O importante é saber o que quer, o Thales não é tão iniciante assim, com o conhecimento técnico que ele tem nem era pra ter criado esse tópico, sem contar inúmeros fotógrafos profissionais que ele conhece. “ah, mas o tópico vai ficar pra quem está passando pela mesma dificuldade…” Acredito que no fórum já tenha um trilhão de tópicos com dicas.
Reforço minha dica, vá com uma ideia e faça o que der na telha
Até encontrar um estilo e linha leva tempo, acertos e muitos erros.
Eu também sempre ando com algumas fotos no celular :ponder:
Acho util, mas não para ficar consultando toda hora e sim para ter alguma ideia em algum momento de “branco criativo”.
É bom ir com tudo preparado na cabeça. Sempre falo que é legal fazer a “lição de casa” antes e eu faço exatamente isso, estudo o local, previsão do tempo e ideias e formo o ensaio na minha mente alguns dias antes. Até o dia do ensaio está tudo consolidado e a “colinha” no celular é só para backup mesmo.
Ensaio não é evento, se algo der muito errado (difícil acontecer, mas acontece) pode remarcar para outro dia.
Galera complica demais, só chegar no local, tirar fotos e só !
Bom, já falei de mais.
Que “seje !”
Não esqueça de se benzer, ir na missa, dormir pelo menos 12 horas e ir para o ensaio de jejum. (3 pulinhos também ajuda)
AHHHH !!! quase esqueço, PQP o mais importante !
PULAR 7 ONDAS.
Thales não é iniciante, muito pelo contrário, tem muito conhecimento. Não é o caso de 1 trilhão de fotos no cel, mas umas 10 fotos para aquela “colinha” quando bate o branco é bem-vinda. Depois de prática, nem precisa mais, que já flui mais naturalmente.
Mas quero ver muito esse trabalho, tenho certeza que vindo do Thales, vai ser coisa boa.
É uma coisa extremamente rápida e que garante um trabalho mais planejado. Não toma nem 1 horinha olhar como é o lugar na internet, previsão do tempo e revisar trabalhos antigos para lembrar o que deu certo e o que não deu
A unica vez q levei cola para um ensaio foi para um Newborn. Pq ai voce tem q montar mais uma cena mesmo - e acabei usando muito pouco.
Quando se quer montar muita cena em ensaios assim de familia/infantil, tudo fica muito engessado e transparece na foto. O ideal é deixar acontecer, as melhores fotos é quando voce da um “intervalo” e a familia interage normalmente.
Em qual momento eu falei para não fazer planejamento? Não olhar a previsão do tempo, não saber como é o local, não verificar se precisa de autorização, etc?
O que eu falei é na parte das poses, que ao levar e ficar usando cola durante o ensaio acaba que o resultado não fica muito legal, por ficar algo mais engessado, passar insegurança para a família e por não ser algo natural.
Quando tem evento que recebo as todas informações previamente de como é o lugar, roteiro/programação, cara crachá das pessoas importantes, quantidade de pessoas, tipo de iluminação, local para fazer a preparação e guardar a mochila, objetivo das fotos, prazo para a entrega, o que serão feitas delas depois, etc. Ai o fotografar fica mamão com açucar.
Agora na maioria dos casos que não tem nem metade dessas perguntas respondidas, precisa chegar mais cedo e resolver esses problemas na hora com boa vontade.
Se não tiver boa vontade então é melhor abandonar a fotografia como profissão e passear por ai fotografando.