REGULAMENTO DO CONCURSO DO MUNDO FOTOGRÁFICO


[shadow=red,left]REGULAMENTO DO CONCURSO DO MUNDO FOTOGRÁFICO[/shadow]

1. Formatação:
O concurso será anual em formato de gincana e se dará em 12 etapas, sendo uma por mês.
1.1. A fase de qualificação de cada etapa será formada por 4 chaves.
1.1.1. Caso o número de participantes seja igual ou inferior a 8 a fase de qualificação será automaticamente cancelada e todos os participantes disputarão diretamente a fase final.
1.1.2. A montagem das chaves na fase de qualificação, se dará de acordo com a ordem de inscrição, sendo que os 4 primeiros inscritos ocuparão os primeiros postos de cada chave e assim por diante.
1.2. A fase final de cada etapa é composta de uma única chave, formada pelas duas fotos melhor qualificadas em cada chave da fase de qualificação, totalizando 8 fotos finalistas.
1.2.1. A foto com maior votação será sagrada campeã da etapa e fará parte do Hall of Fame.
1.2.2. As fotos que chegarem à fase final de cada etapa receberão a seguinte pontuação de acordo com a classificação final obtida:

1º - 10 pontos
2º - 8 pontos
3º - 6 pontos
4º - 5 pontos
5º - 4 pontos
6º - 3 pontos
7º - 2 pontos
8º - 1 ponto

1.3. Os participantes só poderão ser identificados ou listados depois de concluída a votação da fase final de cada etapa.
1.4. O participante que identificar sua foto durante o andamento de uma determinada etapa poderá ser desclassificado pela banca.

2. Inscrição:
A inscrição se dará por meio de envio da foto, dentro das especificações, para o e-mail indicado no tópico de abertura da etapa do concurso.
2.1. A abertura de cada etapa deverá ser anunciada na sala de concursos até o dia 07 de cada mês, acompanhada do tema específico da etapa, de eventuais premiações e qualquer outra informação que se faça necessária para o bom andamento da mesma.
2.2.
A imagem deverá ser enviada com dois arquivos em anexo (um em JPG de alta resolução com até 3MB e um JPG com 700 pixels em seu lado maior com até 250KB) acompanhados do nome completo do autor, seu endereço completo, telefone para contato, e-mail e seu nome de usuário no fórum.

2.3. As imagens não poderão conter bordas, molduras, assinaturas ou nenhuma outra marca visível que possa identificar o participante.
2.4. As imagens não poderão ter sido expostas no Mundo Fotográfico.
2.5. Imagens que estejam fora das especificações dos itens 2, 3 e 4 da inscrição, serão notificadas aos participantes, que terão até o prazo máximo de inscrição para reenviar a MESMA imagem dentro das especificações.
2.5.1. Caso o participante não reenvie a imagem no prazo determinado sua imagem estará automaticamente desclassificada.
2.5.2. Valerá como data de postagem a data de envio da imagem dentro das especificações.
2.6. As imagens poderão ser enviadas para o e-mail da organização do concurso apenas no período entre o anúncio de abertura da etapa e o final do dia 15 do mês correspondente à mesma.
2.6.1. Imagens enviadas fora do prazo não serão aceitas.
2.6.2. Para todos efeitos vigora para este regulamento o horário oficial de Brasília.
2.7. É permitido o envio de apenas 1 foto por participante para cada etapa do concurso.
2.8. Não é permitido alterar uma imagem já enviada e aceita.
2.9. A participação é livre e gratuita para qualquer membro cadastrado no fórum .
2.10. As imagens inscritas não poderão ser fruto de montagens ou manipulações que exijam Layers, máscaras ou qualquer outra ferramenta que permita edições de forma localizada.
2.10.1. Ajustes tonais e de nitidez, conversões em duotone e correções de contraste e brilho são aceitos e encorajados desde que não venham a ferir a regra 2.10…
2.10.1.1. Imagens que alterem as características da cena de forma significativa através de manipulação poderão ser desclassificadas.
2.11. É terminantemente proibida a participação do moderador responsável pelo concurso nos mesmos.
2.12. O participante pode se inscrever em uma etapa mesmo que tenha deixado de participar de etapas anteriores, podendo disputar o prêmio final se obtiver a pontuação necessária para isso.
2.13. O participante assume total responsbilidade pela divulgação das imagens de terceiros contidas em suas fotos inscritas no concurso.
2.13.1. Recomenda-se que o autor tenha em mãos a autorização para o uso da imagem dos retratados.

3. Julgamento:
O Julgamento será realizado via voto popular
3.1. Apenas os membros cadastrados do fórum Mundo Fotográfico poderão votar.
3.1.1. Cada membro terá direito a 1 único voto por chave.
3.1.1.1. A criação de novas contas para fraudar as votações será punida com advertência, desqualificação da foto e até mesmo expulsão do fórum.
3.1.1.2. Os votos serão monitorados por logs completos para ser possível rastrear e identificar fraudes.
3.1.1.3. Em caso de dúvidas sobre a veracidade de um determinado grupo de votos uma banca de moderadores deverá ser convocada, em sigilo, para verificar o ocorrido.
3.2. O moderador de concursos pode desclassificar uma foto que não atenda aos requisitos deste regulamento.
3.2.1. Quando o quesito for subjetivo ou descrito imprecisamente no regulamento o moderador de concursos deverá submeter à imagem a uma banca de moderadores que poderá, neste caso, desclassificar uma dada imagem.
3.3. Em caso de empates nas etapas o critério de desempate será que a primeira imagem a ser enviada sagra-se vencedora da fase empatada.
3.4. Tema é um quesito desclassificatório.
3.4.1. Os temas não poderão ser modificados no decorrer do concurso.
3.4.2. O moderador do concurso pode, a qualquer momento, convocar por sorteio uma banca de 3 moderadores, para julgar se uma dada imagem atende ou não ao tema proposto.
3.4.2.1. O julgamento da banca levará em conta, exclusivamente, o tema proposto no post de abertura do concurso e seus textos ou imagens de referência, cabendo a cada membro apresentar sua interpretação do mesmo.
3.4.2.2. Caso a banca julgue uma imagem fora do tema ela estará automaticamente desclassificada.
3.4.2.3. Os moderadores sorteados na abertura de uma banca não poderão participar da etapa para a qual foram sorteados, caso o membro da banca já tenha apresentado uma foto essa será automaticamente desclassificada.
3.4.2.4. Os moderadores sorteados para uma etapa não participarão dos sorteios seguintes, até que se esgotem as opções.
3.4.2.5. A abertura da banca não é obrigatória e sua formação só se dará mediante solicitação do moderador dos concursos.
3.4.3. Para desclassificação da imagem o julgamento da banca deverá ser unânime, com a imagem não atendendo à interpretação de nenhum de seus membros.
3.4.3.1. O moderador de concursos não pode desclassificar uma foto por inconsistência com tema se não através da banca.
3.5. O prazo das votação de cada fase será de 5 dias a contar do início da votação.
3.6. As votações serão realizadas na sala de concursos do fórum mundo fotográfico.
3.7. É permitido (e até recomendado) postar opiniões sobre as fotos durante as votações
3.7.1. As opiniões não poderão identificar o autor da foto durante o andamento do concurso.
3.8. O moderador deverá identificar os participantes ao término das votações de cada etapa, assim como as pontuações atribuídas para cada participante no somatório para o concurso anual.
3.9. Uma tabela com a pontuação acumulada de cada participante ficará disponível na sala de Concursos do Fórum para consulta.
3.10. Será considerado como campeão do concurso o fotógrafo que tiver acumulado a maior pontuação ao término das 12 etapas mensais.
3.10.1. Em caso de empate será sagrado campeão o fotógrafo que obtiver o maior número de vitórias nas etapas, caso mantenha-se o empate o desempate se dará pelo maior número de segundos lugares nas etapas e assim sucessivamente até que se obtenha o campeão geral.

4. Categorias:
Não há divisão de categorias ou subcategorias.

5. Premiação:

5.1. A premiação básica para o ganhador de cada etapa consistirá em participar do Hall of Fame da sala de concursos.
5.2. A premiação básica para o grande campeão do ano consistirá na divulgação de todas as suas fotos enviadas no decorrer do concurso no Hall of Fame.
5.3. A banca poderá propor prêmios individuais para as etapas do concurso, desde que os prêmios sejam devidamente anunciados na abertura da etapa.
5.4. A banca poderá organizar uma exposição (virtual ou física) com as fotos ganhadoras de cada etapa, assim como com as fotos enviadas pelo grande campeão durante o ano.
5.5. A banca poderá atribuir prêmios para o grande campeão anual do concurso, que poderão ser acumulados e anunciados no decorrer do ano.

Casos omissos a este regulamento poderão ser julgados por uma banca convocada pelo moderador responsável e adicionados a este regulamento a qualquer tempo.
Em caso de necessidade de alteração de casos previstos neste regulamento estas vigorarão a partir da etapa seguinte, permanecendo para as etapas em andamento as normas que estavam em vigor na data de anúncio dos mesmos.

Afinal quando começa?

Esse foi do ano de 2008. Já terminou faz tempo.

Acho que vc tá procurando por esse regulamento aqui: REGULAMENTO DO CONCURSO DO MUNDO FOTOGRÁFICO 2011

2.1. A abertura de cada etapa deverá ser anunciada na sala de concursos até o dia 05 (cinco) de cada mês, acompanhada do tema específico da etapa, de eventuais premiações e qualquer outra informação que se faça necessária para o bom andamento da mesma.

Faísca atrasada… :smiley:

Desculpa Alfredo… Não pude me conter… :assobi:

que absurdo… ninguem respondeu um topico de 2008?
Esse forum tinha gente nessa época?
uhauhauhaa