Não sou da área de fotografia,mas sim de audio, e vivi a mesma coisa no audio que agora a fotografia está vivendo: a passagem do analógico para o digital, e a morte do analógico.
Uma coisa que tem que prestar atenção, e pouca gente fala, é no custo a longo prazo.
Claro, filme, revelaçnao, etc custa caro por trabalho. Mas uma maquina analógica boa é pro resto da vida.
Uma boa digital hoje dura quanto tempo? Daqui a quantos anos vai ter que trocar porque ela ficou obsoleta, ou porque o mercado vai exigir que seu estúdio tenha uma de 50MPixel (sei lá… chutei).
Isso tem que ser avaliado. O mesmo se deu no audio, e todo mundo que montou estúdio digital no ínicio, com o passar dos anos teve que comprar todo equipamento novamente, porque o formato ainda nnao tinha amadurecido.
Pra ficar mais claro (espero que entendam):
Todos os equipamentos operavam em 16bits de resolução (equivalente aos MPixels da foto).
Hoje qualquer estúdio caseiro trabalha com 24 bits.
Antes todos os estúdios trabalhavam em 44.1kHz (taxa de amostragem, nnao sei se tem equivalente em foto). Hoje os equipamentos já estão na casa dos 196kHz. Veja só o tamanho do salto.
Com foto o mesmo vai acontecer nos próximos anos.
Acho besteira alguém nnao embarcar no digital esperando o formato amadurecer, mas essa conta TEM que ser feita pelos profissionais, porque é certeza que em alguns anos vai ter que trocar de equipamento, enquanto com uma boa analógica 645 isso não acontecia.