Como falado no tópico do Kong, pq em retratos, o foco deve estar nos olhos?
Tópico pra criar polêmicazinha. :assobi:
Abcs
Como falado no tópico do Kong, pq em retratos, o foco deve estar nos olhos?
Tópico pra criar polêmicazinha. :assobi:
Abcs
Boa Dimi, gostaria de um esclarecimento sobre isso também.
Um bom exemplo está nesse combate: [COMBATE] Retrato Infantil PB - fcsergio x ludlower
Conforme comentei lá, achei a foto 1 muito mais expressiva… E daí que o foco não está nos olhos??
Não tenho opinião totalmente formada, gostaria de ver os comentários do pessoal pra tentar entender melhor.
Porque eles são o espelho d’alma?
São os elementos mais intimidadores de uma pessoa (em termo de face) e eles “devem” sempre estar bem visíveis para estabelecer a comunicação direita. Olhos nos olhos, sabe? É muito uma interpretação de psicologia humana.
Não é só estar em foco… Deve evitar outra situação relativamente comum em retratos de 3/4… Que o globo ocular fique no vazio. Já fiz uma crítica aqui no MF sobre isso. Não sei explicar exceto mostrando…
O olho de lá está quase posicionado no vazio. Parece que ele está meio pra fora da órbita. Isso deve ser sempre evitado.
Boa dica Hyde! Mas e no caso do combate que citei?
Talvez não queira comentar agora pra não interferir no andamento da disputa, mas é uma dúvida que fica…
Talvez até a foto do menino tenha outros predicados que a tornem melhor que a da menina, mas a quetão do foco no olho não sei se seria tão preponderante assim.
:snack:
O espelho da alma e toda essa parada eu entendi.
Mas veja bem essa foto
por , no Flickr
Pq eu faria o foco nos olhos sendo que os mesmos estão virados para outro lado (veja que o foco está um pouco antes)?
Em outro fórum que postei, ninguém se atentou ao foco e bla bla bla, mas sim à luz, sombras, conversão e tudo o mais. Aqui, a única coisa que comentaram, foi que o foco estava no ombro.
Será que os valores não estão se invertendo, sendo trocados?
Abcs
acho que nem sempre o foco tem que estar nos olhos, depende da abordagem, se tiver outra coisa para focar que seja mais interessante que os olhos, pq não? mas no caso do combate que vc citou, me parece que o foco está quase na orelha, o que pra mim não quer dizer nada nesse caso, não foi o motivo que me fez não votar nela, e sim pq achei “apertada”, mas se tivesse um foco melhor, que sabe?
dimi, eu acho que nessa foto nem a posição nem o foco favoreceram ela
veja que a posição que ela está fez o braço fica mais virado que o normal, não parecendo natural, ainda, ficou numa proporção não favorável, talvez pela distância, e acho que o foco contribuiu para que isso acontecesse…
mesmo que o foco estivesse nos olhos, o que seria melhor nesse caso ao meu ver, ainda é uma foto que não considero boa pela proporção que o braço/ombro tomou, ficando quase do tamanho do rosto :ponder:
minha opinião de leigo/amador
Concordo com o Hyde, quando a interação da(o) modelo acontece unicamente com a câmera os olhos nítidos são fundamentais.
Quanto à sua foto, Dimi, a solução seria estender a profundidade de campo, alcançando ombro e olhos.
Dá uma olhada nessas fotos do Bob Wolfenson da Playboy da Cleo Pires (pena que a reprodução está ruim).
só clique se você tiver mais de 18 anos:
acompanhando… :snack:
Dimi, não há obrigação de foco nos olhos. Aliás, não há obrigação de foco em lugar algum. O foco serve para dar destaque a alguma parte do corpo. No caso da sua foto, o que voce objetivava era dar destaque ao braço? Porque?
Agora, se a discussão for pelo lado da busca incessante pela “perfeição” fotográfica eu já acho que o papo pode ser mais interessante. As pessoas são capazes de descartar uma foto por uma tremida ou por erro de foco. Eu já acho que isso é apenas um dos elementos. Veja a foto 13 desse ensaio: http://blog.panoptesfotografiacriativa.com/2012/05/09/maria-1-ano/
Ela saiu dessa forma porque errei. E acabei gostando mais do erro do que se tivesse acertado. Se pensasse sempre em perfeição já a teria descartado.
Costumo ver portfolio de fotografos regados a erros e banhados de expressividade. E vejo também trabalhos de alguns outros, corretos mas pouco expressivos.
Cabe a voce escolher qual é o seu caminho.
Esse é um dos pontos que estou tentando ver também. Concordo com o Spider.
Sabemos que a Regra dos Terços por exemplo é um excelente ponto de partida, assim como um foco bem cravado também. Porém, acredito que isso não signifique que fotos fora desse padrão não possam ser excelentes!!
Esse é o âmago do que queremos entender. Sabe aquelas regras do tipo: “De onde surgiu isso? - Ah não sei, sempre fizemos assim…”
Foto boa, emho, é aquela que se presta ao intuito pretendido pelo fotógrafo, ou ainda, para o que ela será destinada.
Não adianta nada uma foto tecnicamente perfeita, que não passa emoção alguma…
Mas aí entra a questão de se saber o que está fazendo. Por “acaso” às vezes dá certo, como a foto 13 do ensaio do Spider, que ficou muito legal do jeito que ficou. Se assim não fosse, não estaria entre as selecionadas. Se esse acaso fosse regra e não exceção, não funcionaria.
E por aí vai.
Também não considero que há obrigação do foco estar nos olhos. O Bresson é muito conhecido pela fotografia de rua, mas já vi alguns retratos dele que acho mais interessantes que os de rua. Um exemplo é esse aqui: Page not found – dougKIM photography. Essa é uma foto que acho bem expressiva e nela não há foco nos olhos.
E dependendo da proposta de quem fotografa, talvez nem seja necessária a presença do olhar. Acho que não necessariamente todo retrato tem a função de tentar captar a personalidade de quem está sendo fotografado. Isso foi algo que já percebi há algum tempo nas minhas próprias fotos. Na maioria delas, dificilmente os olhos ou o olhar tem importância.
não gosto de seguir muito regras…
Ele errou o foco e o foco ficou no travesseiro. Nao tem sentido foco no travesseiro, pelo menos aih nessa foto. Bresson era humano e nao acertava sempre, convenhamos…
Inconscientemente, dirigimos nosso olhar ao ponto mais focado de uma foto. E também inconscientemente buscamos sempre os olhos em um retrato, da mesma forma que fazemos na vida real quando interagimos com outras pessoas.
Se os olhos estão perfeitamente em foco, nosso olhar é preso e mesmo que o resto da foto não esteja tão nítida, ela nos passa a sensação de nitidez.
Já se os olhos estão desfocados, nosso olhar é direcionado para algum outro ponto da foto, o que está mais focado, e acabamos com a impressão de que a foto inteira está fora de foco (supondo que seja um retrato por exemplo).
Então, foco nos olhos não é uma regra rígida, assim como a “regra” dos terços também não é. É apenas um direcionamento, que pode ou não ser seguido de acordo com o que se busca. Se o objetivo é um retrato tradicional, um retrato feito em um evento por exemplo, aí sim o foco nos olhos é praticamente uma regra, salvo que se queira artisticamente desviar a atenção para outro objeto.
É um exercício interessante. É só fazer alguns retratos com uma 85mm f/1.8 por exemplo, alguns com um pouco de frontfocos em relação aos olhos (tipo foco no nariz), um perfeitamente focado e outro focado na orelha. A diferença é gritante.
Mas nem sempre tem que ter um motivo ou sentido para a quebra de uma regra. Ele pode ter errado o foco e não fazer mesmo sentido o foco no travesseiro, mas isso não faz com que a foto seja menos bela.
Eu acho que a galera ta levando o termo “foco no olho” por outro lado, focar no olho nada mais é do que vc ter um ponto onde vc tem um equilíbrio melhor de foco na imagem, querendo fazer num todo, é como um ponto de partida para “garantir o geral”, não tem nada haver com a proposta de cada artista, que é bem diferente, cada um tem seu modo de trabalhar se expressar
Eh uma boa foto, mas tecnicamente errada e com foco no local inadequado. A foto de Spider com foco na paisagem eh mais interessante q essa foto.
Mas isso depende muito do que cada um sente quando vê a foto, mad. Costumamos fazer comparações quando estas não cabem. Pra mim, são fotos tão diferentes, que não me cabe dizer que uma é melhor que a outra. Cada uma tem a sua beleza. Talvez eu goste mais de uma que de outra. E não é porque eu goste mais de uma que ela é melhor.
Mad, acho que voce está confundindo a foto. A com foco na paisagem e na lua é a foto 12. Essa foi proposital. Não foi erro. Errei na foto seguinte a ela.
p.s. E nao tem nem como comparar uma foto como essa a uma do Bresson. É outro patamar.