oi pessoal preciso de uma ajuda de quem entende do assunto, to fazendo um curso de fotografia online, mas ainda não aprendi sobre iso, sem contar q online não é a mesma eficiência q o presencial, meu problema é o seguinte, fui na fuji revelar umas fotos q tirei com uma camera normal, 20mpx em hd, as fotos estão ótimas porém quando levei a atendente disse q para revelar em qualquer tamanho q fosse, teria q cortar as fotos, bem elas não foram cortadas no photoshop e nem redimensionadas, queria saber o q devo fazer para elas se enquadrarem no tamanho correto, alguém pode me ajudar? desde já agradeço a todos!!!
Depende da camera ou é 4:3 ou 3:2.
Precisa ver o papel qual a proporção dele.
E mesmo assim pode ter corte, porque costumam informar o tamanho do papel arredondado.
oi amigo, foi tirada nessa camera http://www.pontofrio.com.br/CineFoto/CamerasDigitais/camerasdigitai
mas o engraçada é q fiz umas revelas uns tempos a traz e isso não aconteceu
parece q o link não funcionou, Câmera Digital Sony Cyber-shot DSC-H300 Preta - 20.1 MP, Super Zoom Óptico de 35x, LCD 3.0", Foto Panorâmica 360º, Vídeos HD
Olá
1 - Vc precisa saber qual a proporção da foto vc esta gerando, 2x3, 3x4, 16xx9, deve ter no menu da camera, ou pegue uma foto e verifique
2 - O que o LAB trabalha (normalmente 2x3)
16:9
16:9 é um formato muito mais wide que o 3:2.
Se o lab revellar suas fotos sem que você determine o corte, pode ser que corte partes sa foto que nao deviam ser
cortadas.
Agradeça ao pessoal desse lab por se importar com isso, geralmente os operadores nem ligam, mandam ver
e o cliente que se lasque.
É bacana você pedir o tamanho exato pra fazer o corte. Geralmente, é assim:
10x15 - 10,2 x 15,2 - 300 dpi
15x21 - 15,2 x 21,4 - 300 dpi
20x30 - 20,3 x 30,5 - 300 dpi
Convém conversar com o operador pra saber certinho o tamanho exato.
Abraço.
obrigada, eles me deram até um papelzinho com as medidas mesmo, eu posso redimensionar as fotos p esse tamanho com o corel?acha q vai cair a qualidade? com a máquina em qual configuração seria a ideal?muito obrigada
na minha camera tem as opções seguintes:vga 4:3/5m4:3/10m4:3/20m4:3/2m16:9/15m16:9
desssas opções tendo melhor qualidade qual se ajusta ao tamanho certo de impressão sem cortes? eu posso redimensionar as fotos q já tenho p esse tamanho com o corel?acha q vai cair a qualidade?
obrigada
Apesar de embaralhado, pelo q vc passou, sua câmera não tem 3:2
Esse é o formato que vc tem q enviar para o lab! Não há necessidade de redimensionar a foto, apenas corte as laterais da 16:9. Geralmente softwares de edição de imagem já possuem formatos padrões de corte, é só selecionar proporção 3:2 (não uso corel, caso não tenho use algum outro)
mas fazer cortes posso retirar partes importantes, tenho o photoshop cs6 mas ainda to aprendendo a usar as ferramentas, só tenho prática no corel, ele não serve?
Cortar uma foto no PS é extremamente simples, só precisa clicar na ferramenta de corte (crop tool) e na barra lá em cima vão aparecer as opções de corte, selecione 3:2 e corte sua foto.
Você deve pensar isso quando tirar sua foto, se sua câmera não possui 3:2 e vc quer imprimir em 3:2, vai ter q fotografar pensando no que vai perder quando cortar a imagem, se for 4:3, vai cortar em cima, se for 16:9 vai cortar nas laterais
o corte no cs6 e algumas outras ferramentas eu já aprendi, mas temo perder partes
Vai perder, para mudar a proporção vc deve cortar fora alguma coisa
mas não há possibilidade de redimenssionar sem perder qualidade?
Ou vc pode pedir pra revelar tudo, ficando com uma margem branca na foto que vc pode cortar depois com guilhotina.
Vai perder, não tem jeito. Redimensionar deforma completamente a foto.
Cuidado com papeis como 15x21, que não são 3:2 e sim 5:7.
mas em q formato eu peço? pois as q levei no tamanho 16:9 iam levar cortes laterais
Pede pra não alterar a sua foto, e vem a faixa branca e corta, ou sai do LAB e vai prum impressor e negocia a qtde
Aprenda bem os formatos que utiliza, ou deseja para trabalhar, até hoje o pessoal contrata serviço de impressão e manda diferente do orçado por erro
no meu phootoshop cs6 cc é 2:3 e não 3:2, tá correto?