revelação PB e Sépia

Gostaria de saber qual a qualidade de uma revelação de uma foto digital em PB e Sépia. Sei que uma foto PB não tem a mesma qualidade de uma foto analogica, mas ela é muito inferior, ao ponto de realmente não valer a pena? E em sépia? Nunca ouvi nada sobre revelação de fotos em sépia. A qualidade é boa ou ruim?

Acredito que seja a mesma coisa…

Acho que falar que a revelação digital em P&B digital é tão ruim a ponto de não ser utilizável é exagero… apenas é necessário ter uma boa percepção e fazer uma conversão boa… com bons contrastes… acredito que utilizar um filtro colorido na frente da lente pode ajudar na hora da conversão!!!

A impressão em PB num lab digital não é em PB, mas sim em cores que apenas têm misturas geradoras de preto, branco ou cinza. Para quem tem alguma experiência em cópias PB verdadeiras, não dá para comparar. A fotografia PB em papel PB é um outro tipo de objeto, mormente se o papel for fosco. A prata brilha em certos ângulos, enfim, é difícil até dizer o como é diferente.

Não é ruim porque a fonte seja digital. Se você pega um negativo colorido e mandar copiar num lab em PB ficará ruim também. Por outro lado, se os labs tivessem a opção de usarem papel PB de verdade, ficaria boa, independentemente da origem do arquivo.

O que é definitivamente diferente é o papel, pois a foto, como bem diz o Arquijo, pode ser finamente tratada e ficar muito boa.

Ao se usar papel colorido -como é o caso- para fazer PB além da aparência ser diferente acontecem fenômenos de metamerismo, isto é, das cores variarem conforme a luz e mesmo o ângulo da luz. Às vezes vemos laivos de cor onde não deveria haver mais que preto, branco e cinza.

Para minimizar esses probelmas, acho que é preciso imprimir sempre em papel fosco (a melhor copia que fiz em PB a partir de digital foi assim), e adicionar um pouco de tonalidade, um leve séipia, um marrom escuro, de modo que isso disfarce a tendência da foto de não ficar puramente PB.

A melhor cópia que vi foi feita assim.

Então é melhor converter para sepia ao inves de pb se quiser impressão, mas um sepia bem puxado para PB, certo?

Se você quer um PB de certa dramaticidade, como costuma ser o PB, eu acho que é por aí mesmo, embora minha estratégia não seja a conversão para sépia, mas uma tonalização à sentimento.

Eu fiz poucas fotos em PB. Uma está razoável, embora sem graça (o preto não é profundo), outra está uma porcaria. Um camarada me mandou uma foto que ele fez usando sépia e estava ótima, talvez porque no sépia você não exija o preto profundo.

Ivan