Review pessoal - Olympus OM-D E-M5

Pessoal …até que enfim…chegou minha OM-D :smiley: :D!!!

Peguei-a domingo!!!

Foi uma novela…ela vive acabando… a Olympus não tem dado conta das vendas e a camera ainda está com problemas de estoque em todo mundo.

Resultado…minha “pratinha” vooou… :hysterical: :hysterical:…meu primo achou disponível só o corpo (sem a lente do Kit) e a pretinha…agora amo a pretinha :wub: :hysterical:

Depois conseguiu a lente do kit (12-50) prata… em outra loja (e todas as outras lentes que já estavam compradas e/ou eram da minha E-P3 são pratas) a exceção é a sigma 19mm que é preta.

Resultado… esse á o review da minha OM-D “Zebrinha”… :hysterical: apelido carinhoso…da pretinha com lentes pratas…e falando sério…esteticamente…ficou show…fica legal é uma combinação interessante…corpo preto e lentes pratas :ok:!

Bem depois dessa breve explicação… já esclareço que fiz esse tópico pra deixar o pessoal na expectativa…pois estou numa semana daquelas…correria total…só semana que vem terei tempo de sair e postarei fotos e um review mais completo.

Por hora vou falar da minha primeira impressão…

Pegando na mão pela primeira vez…

Tamanho - ergonomia:
A OM-D é um pouco menor (espessura e largura) do que a E-P3…estranhei… e achei a ergonomia pior do que da E-P3 :eek: (que com a capa de couro acho extremamente agradável) …encomendei uma capa pra OM-D tbém…acho que a capa deixará a OM-D com melhor ergonomia…mas que 0,5 cm a mais de espessura e 1,0 cm a mais de largura…não teriam feito mal pra OM-D…isso é verdade. :ponder: Lá fora que comprou a OM-D elogia demais o grip HLD -6 http://admiringlight.com/blog/hld-6-om-d-battery-grip-review/ falam que ela fica com a ergonomia perfeita com esse grip…mas não comprei-o…vou aguardar a capa.

Peso:
Muito bom…não é leve demais e nem pesada…lembra minha E-P3…acho que casa bem tanto com as lentes mais leves e mais pesadas… :ok: :ok: :ok:

Construção:
Toda de liga de magnésio, super bem acabada…parece ser bem forte e resistente (ela é selada…mas não tenho coragem de enfiar debaixo da torneira pra comprovar… :D…vários fazem isso na internet…e já provaram…que é…não preciso…acredito nos vídeos que já vi…):ok: :ok: :ok:

Comandos:
EXTREMAMENTE personalizável vc deixa-a como quiser e tem MUITOS comandos diretos…fora isso tem uma opção de menu rápido (que não sei porque a Olympus já não coloca como padrão - tem que alterar isso nas configurações) que é ULTRA rápido e eficiente :ok: :ok: :ok: Os dois dials de comando são ótimos… :ok: :ok: :ok:…so não é 100% a questão dos comandos, por causa do tamanho dos botões… :no: :no: realmente são BEM pequenos…vc clica neles com a pontinha dos dedos (unha)… novamente …um tiquinho maior o tamanho dos botões…não teria feito mal.

Sons:
O som do clique dela é unico… :wub: :wub: :wub: :wub: Muito mais baixo e discreto que qualquer outra camera…nesse quesito a OM-D é porta de Mercedes Benz… fechando… :ok: :ok: :ok:

Ela realmente tem um “zumbido” :ponder:…por causa do sistema eletromagnético do estabilizador…numa sala quieta…vc com a cabeça perto dela e ou olhando pelo viewfinder…escuta como um som de mar…bemmmm longe…não é agudo nem grave…um chiado…mas parece o chiado da água do mar na areia…mas é bem baixo…não me incomoda…só quem é muito neura pra pilhar com isso, mas o som existe sim…tá lá…full time…vc não escuta…em ambiente normal…mas se for num local silencioso…qualquer um irá ouvir…ele existe. …mas só de perto e num ambiente bem quieto que dá pra ouvir.

E se tem zumbido…“ônus” - tem bonus…ela tem o MELHOR estabilizador que já vi…isso realmente é brutal…já tinha lido o “choque” de muitos com a capacidade do estabilizador dela…e realmente…beira o inacreditável…esse foi um ponto que mesmo eu que já li muito sobre ela…e que tive câmeras com bons estabilizadores a E-P3 e as ultrazooms da Pana…afirmo com os poucos cliques que dei até agora… a noite com pouca luz e velocidades bem baixas…o estabilizador é tão escandalosamente bom …que vc percebe já percebe no primeiro clique…é MUITO superior a qualquer coisa que eu já tenha visto. :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

Disparos contínuos
:eek: é outra coisa que chama a atenção…é minha pequena “sub-Uzi” … :hysterical: :hysterical: :hysterical:…mesmo com AF acionado ela dispara MUITO rápido…se colocar em modo sequencial…vai fazer diversas fotos sem querer até pegar o jeito…ela é “nervosa:ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

AF
Não tem o que comentar…BRUTAL…mesmo com pouca luz…qualquer usuário de DSLR que tiver a oportunidade de tê-la na mão nesse quesito ficaria :dizzy_face: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

ISO
Fiz algumas em 1600 e 3200 :eek:…comparando com o que estou mais habituado a E-P3 a diferença é MUITO grande. Achei o ISO 1600 dela 100% limpo…irretocável. :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

Viewfinder eletrônico:
MUITO melhor do que eu imaginava…não tem nem como comparar com os desastres de viewfinder eletrônicos de compactas e/ou ultrazooms…realmente impressiona…MUITO próximo a um ótico… :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

Bom como já disse acima…estou sem tempo…e vou parar as primeiras impressões aqui…depois venho e posto com calma…quero fazer e postar fotos em diversas situações e compará-la a fundo com a E-P3…

Abraços e aguardem…farei diversos post dela nesse tópico!!!

Parabéns cumpadi, aguardando as fotos com a Zebrinha. :ok: :hysterical:

Não vai colocar nem uma foto da zebrinha??!?!?!

Galera tô realmente sem tempo…mas posto 03 fotinhas feitas ontem (primeiro dia com a câmera…ainda apanhando mais que mulher de malandro)

Fotos feitas na oficina de fabricação das MAGNÍFICAS…violas dos colega forista Luciano Queiroz (postei sobre a visita no papo furado)

Todas direto da camera…sem tempo pra editar…sem nada…oooo correria… :aua: :aua: :aua:…to aqui de sem vergonha… :hysterical: :hysterical:

Exposição 0,003 sec (1/320)
Abertura f/1.8
Distância focal 45 mm
ISO 1600

por , no Flickr

Exposição 0,01 sec (1/100)
Abertura f/2.0
Distância focal 45 mm
ISO 500
Foco manual

por , no Flickr

Exposição 0,01 sec (1/100)
Abertura f/2.0
Distância focal 45 mm
ISO 500
Foco Manual

por , no Flickr

Fui olhar agora… nem tinha conferido… tava em JPEG normal…nos teste que quero fazer semana que vem usarei RAW e JPEG fine

que delícia de iso 1600 limpinho!! :smiley:

Muito top mesmo… parabéns pela compra/conquista Oliberal… A camera já prometia desde o inicio… quem sabe quando eu crescer eu tenha uma…

“Assim vcs me matam…” :hysterical: :hysterical: :hysterical: …cheio de trabalho…mas sou exibido né…pediram fotos da “zebrinha”…não resisti…sentei ali fora na área (fumódromo) e fiz essas fotos correndo…tudo sem edição direto da E-p3…não liguem pro cenário e pra composição. é só pra mostrar - :assobi: exibido :assobi: a zebrinha!!!

Só coloquei a Fotografe Melhor desse mês embaixo…que tem a foto magnífica do forista Pedro Lamas…aliás parabéns…na hora que vi a foto reconheci de imediato…ela tá entre as Melhores do MF com todo mérito…é linda aquele foto!

Conjunto completo…

por , no Flickr

Idem

por , no Flickr

por , no Flickr

De “tubinho” preto básico :hysterical: :hysterical::

por , no Flickr

Tentei com ceticismo…encostei a 14-42mm no viewfinder …achando que não ia focar…num é que saiu…

por , no Flickr

Um dos recurso interessantes…controle de curva…visto pelo viewfinder

por , no Flickr

por , no Flickr

Pronto num é um Book…foi feito as pressas…mas objetivo atingido…agora vcs já conhecem a “zebrinha”… :hysterical: :hysterical: :hysterical: o que acharam??/ Combina?

Eu gosto mais da preta, apesar da prata ter um ar mais retro, porém a preta é menos chamativa e da para arriscar sair nas ruas fazendo fotos… bacana a camera, parabéns novamente…

Lindoooooooooooona!!
aiaiai, começo a me coçar de novo pensando na ep3, rs. :smiley:

bacana as fotos! já tinha achado bem legal o desfoque dela olhando pela telinha, mas vendo aqui me surpreenderam ainda mais!

Achei bem bacana o sistema de foco e clique com a tela sensível ao toque… muito mais rápido do que já havia pensado…

ps.: putz, minha unha tá muito grande… acostumo com ela no dedo mas quando vejo até assusto! rs…

Feia. :snack:
Um verdadeiro Monstrengo. :frowning:
Vou ficar com ela e te poupar o vexame de andar com isso na rua. :assobi:
Mandei MP. :assobi:

E eu sou homem de constrager os amigos?! >:D Fazer vc passar vergonha na rua por minha causa?..Nunca…seguro o tranco sozinho mesmo ;)! … :hysterical: :hysterical:

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Parabens pela maquina, igual a minha, preta , gosto tanto dela, que praticamente encostei a 7D, nunca mais usei , se tiver o adaptador para o mont canon, experimente com as suas lentes, gostei demais do resultado, a unica reclamaçao que tenho e em relaçao ao ponto de foco, se voce, sem querer esbarrar no seletor em cruz, o que nao e dificil, pois ele esta praticamente debaixo da mao, ja muda o local do ponto, nao consegui achar se existe algum botao configuravel apenas para isso, bom que agora posso trocar informaçoes de alguma duvida que aparecer, com quem tem a camara em maos, pois eu sou bem cabeça dura para essas coisas.

Vi que estava esperando bastante tempo pela OM-D,parabéns pela aquisição!gostei do viewfinder e as imagens em iso 1600 ja deixou um impressão que ela vai render em iso altos! :clap: :clap:

Ótimo André, parece que pegou o jeitão dela rápido, mesmo apanhando. Pego a minha no domingo, minhas unhas estão todas roídas!!!

Parabéns mano!

Ela é realmente lindinha, com um design incrível e entrega fotos com excelente qualidade.

Abcs

Cara essas lentes até parecem pequenos tanquinhos de metal, vendo assim tem um design que aparenta até mais resistencia que as canon série L

Oi Razad, se você ver a 12 mm e a 75 mm novas da Olympus, elas são equivalentes às L sim.