Voltando a falar um pouco mais detalhadamente sobre a lente:
TAMANHO/PESO/ERGONOMIA:
Em comparação à 14 2.5 ela é um pouco maior e mais pesadinha o que a deixa até um pouco desproporcional na E-PM2 (atenção: falei pouco). Mas mesmo assim fica um conjunto muito agradável.
Se uma pancake fica estranha em uma DSLR, em uma mirrorless ela fica perfeita. Pena que não tem um Pancake de DF maior (por ex.: 45 mm).
por , no Flickr
Lembrando que a minha 14 2.5 já foi despachado para o Alexandre Ranieri aqui do fórum.
DF:
Esses 40 mm equivalentes no sensor FF é uma distância de muita utilidade. Considero a distância de 35 a 50, para o meu estilo de fotografia e para a da maioria das pessoas a mais útil.
Confesso que depois que usei com uma certa intensidade a minha 24-105 na 6D acabei gostando muito da faixa de 70 a 100 mm.
Distorção, Vinheta e Aberração Cromática
Depois que fotografei em céu aberto e ensolarado neste domingo, pude perceber como boa parte das minhas lentes sofrem de AC. Mas nada que me tire o sono. E esta lente não foge desta característica.
Na foto abaixo percebe-se claramente no canto superior esquerdo entre o postinho metálico e a grade.
Exposição 1/4000 sec
Abertura f/1.7
Distância focal 20 mm
ISO 200
Compensação de exposição 0 EV
por , no Flickr
Nesta foto, assim como em outras que vocês verão, dá para avaliar a vinheta e distorção. Como não tem perfil de correção destes dois aspectos no LR, fica fácil de avaliar essa variável da lente. Percebe-se que a vinheta é pouca e, na análise que fiz, acima de 2.5 já é imperceptível.
Em relação à distorção, só percebo realmente quando tem um rosto de uma pessoa muito próxima da lente, fora isso, a distorção também passa desapercebida.
A foto abaixo foi feita em RAW (como sempre) só que não foi aplicado qualquer tratamento corretivo no LR.
Exposição 0,02 sec (1/50)
Abertura f/1.7
Distância focal 20 mm
ISO 800
por , no Flickr
Exposição 0,033 sec (1/30)
Abertura f/2.5
Distância focal 20 mm
ISO 1250
por , no Flickr
Percebe-se um pouco o efeito da vinheta + o DoF mais curto.
Esta foto abaixo (essa eu também acho que não teve nenhuma correção no LR) foi feita para mostrar nitidez e possível distorção.
Exposição 0,02 sec (1/50)
Abertura f/2.0
Distância focal 20 mm
ISO 1600
por , no Flickr
AF
É o único grande ponto negativo da lente pelo simples fato dele não ser naturalmente lento, mas por ser uns 50% mais lento (ou mais) que boa parte das lentes AF do sistema M4/3. O que eu percebi é que para fotos posadas, isso não atrapalha de fato mas, para pegar movimentos o meu índice de erro em foco cravado piorou.
O vídeo abaixo demonstra o AF desta lente:
Essa foto mostra como às vezes o AF da minha M4/3 não é tão consistente na minha mão:
Exposição 0,013 sec (1/80)
Abertura f/2.0
Distância focal 20 mm
ISO 800
por , no Flickr
QUALIDADE DE IMAGEM
Vamos ao ponto principal. Além dos aspectos que já mencionei acima, é bom comentar sobre cores, contraste e nitidez.
As cores e contraste desta lente são bem neutras, ou seja, é bom para quem fotografa em RAW e gosta de dar uma ajuste na pós. Eu não considero o fato da lente ser “neutra” ser um problema. Essa neutralidade existe mas a reprodução de cores e contraste é bem fidedigna (lembrando que a câmera também tem um papel fundamental).
O DoF não é nenhuma maravilha (ainda mais para eu que tenho FF) mas tem o ponto positivo: posso usar grandes aberturas como 2.5 e não preciso me preocupar de ter um rosto de uma pessoa perdendo nitidez por questão de regiões próximas ao olho fora de foco.
Lembrando que dá para brincar com DoF também. Basta ver a primeira foto do Yakissoba (obs.: melhor que já comi - massa feita na hora - fica em SP - um na Liberdade e outro na R. Tutóia próximo à estação Brigadeiro do metrô).
Em termos de nitidez, vou tentar avaliar dentro do universo M4/3. Posso afirmar que tenho conseguidos resultados melhores e com maior riqueza de detalhes do que a 14 2.5 mas não é nenhuma diferença muito grande. Em parte, se deve à minha adaptação ao sistema M4/3. Uma coisa é fato, já comentei isso em outro post, talvez por não usar EVF e a câmera ficar longe do apoio do meu rosto, consigo melhores resultados com velocidades superiores a 1/100.
Depois posto alguns exemplos mais do tipo “review técnico” com testes da mesma imagem em várias aberturas mas, por ora, fica o resultados de fotos mesmo.
Com tratamento padrão
Exposição 1/3200 sec
Abertura f/2.2
Distância focal 20 mm
ISO 200
por , no Flickr
RAW direto para jpeg
por , no Flickr
Crop 100%
por , no Flickr
Exposição 0,01 sec (1/100)
Abertura f/2.8
Distância focal 20 mm
ISO 2000
por , no Flickr
Exposição 1/4000 sec
Abertura f/2.8
Distância focal 20 mm
ISO 200
RAW direto para jpeg
por , no Flickr
Tratada
por , no Flickr
De maneira geral a nitidez me agrada bastante acima de 2.2. Como o LCD da câmera é ruim, é a mesma impressão de quem tem uma 5D clássica, isto é, somente quando se olha as fotos no monitor que dá para se ter uma ideia de real potencial da lente + câmera + fotógrafo.
Por enquanto é só. Espero que possa ter agregado de alguma maneira para aqueles que já são do sistema M4/3 e querem saber de resultados da lente pancake 20 1.7 ou para aqueles que são curiosos e pensam em ter uma Mirrorless da Oly ou Pana. Eu me sinto um pouco na obrigação de compartilhar essas informações, seja elas estando da maneira correta ou não tão correta.
Abraços…