http://www.lensculture.com/webloglc/assets_c/2009/08/frank-thumb-550x412.jpg
Ela se chamava Sharon Goldstein (hoje Sharon Collins), tinha 15 anos e conseguiu um emprego de acessorista nos elevadores do Hotel Frontenac Sherry, em Miami.
Vários anos se passaram e ela resolveu visitar a exposição de fotos de Robert Frank, no San Francisco Museum of Modern Art. Lá ficou encantada com a foto acima, sem saber bem o porquê, até se dar conta que ela era a menina da foto.
Mal sabia ela que a famosa foto de Frank havia ainda inspirado o escritor e amigo do fotógrafo, Jack Kerouac, a escrever na introdução de seu livro The Americans, o seguinte sobre essa foto:
“That little ole lonely elevator girl looking up sighing in an elevator full of blurred demons, what’s her name…”
Ela se lembra que, na época, Robert Frank tirou, sem que a mesma soubesse, algumas fotos sem flash e só depois, com o elevador vazio é que ele pediu uma pose, a qual ela de mãos à cintura e um sorriso largo se mostrou ao fotógrafo. Como o hotel sempre estava cheio de turistas com câmeras à mão, ela achou aquilo muito comum.
“Ele viu em mim algo que muita gente não vê. Eu tenho um grande sorriso e uma gargalhada, e eu sou geralmente muito engraçada. (…). E eu suspeito que Robert Frank e Jack Kerouac viram algo que foi mais profundo, que apenas pessoas que são realmente próximas a mim conseguem ver. Não é, necessariamente, a solidão, é devaneio…”
E após 50 anos, Sharon aceita recriar a cena:
Abaixo, o livro de Frank: