Ruído/ granulado

Vou arrumar a data!!
Oi Ronaldo! Como faço pra postar a foto em raw

Acho que o melhor é tentar o tratamento do arquivo RAW em outro programa que não o Lightroom, pois possivelmente, como já comentado, está ocorrendo algo na importação.

Olá Cristina, você deve primeiro colocar o arquivo Raw em um serviço Online (Nuvem) como por exemplo Dropbox, OneDrive, ou outro que já utilize, depois que estiver em um destes serviços normalmente há a opção de compartilhar um link - copie o mesmo e poste aqui no fórum, quem clicar conseguirá baixar o seu arquivo Raw e editar…

Fique tranquila que muito provavelmente não há problema nenhum em sua câmera…
Vamos tentando ajudar aqui para solucionar o problemas.

Já tentou fazer as sugestões anteriores dos colegas de verificar se há algum preset na importação, etc…?

Oi Ronaldo! Obrigada pela ajuda!! Vou tentar fazer isso a noite pois estou sem meu computador no momento…
Vou verificar estas opções e envio a foto em RAW tbm… :slight_smile:

Olhando melhor a foto, parece mesmo ser granulação adicionada e não ruído. Geralmente o ruído aparece mais em áreas mais escuras da imagem e como um ruído cromático. Não enxerguei o ruído cromático e tem o mesmo padrão de “ruído” em áreas bem expostas da foto. Também acho que pode ser configuração de importação, já que fotografa em raw…

Ah! Artigo legal do Cambridge in colour… em inglês…

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/image-noise.htm

Se a data estiver errada mais o horário correto, aí é subexposicao mesmo, pois 1/60 em ISO100 em F5.6 as 18:29h com certeza ficará SUB.

Mais o lance do preset também faz muito sentido.

Acho que juntou isso tudo, sub com preset.

Olhando essa outra foto aqui sua concluo sim que estais com problemas de exposição no momento da Captura, estais usando sempre ISO100 e F5.6. Se o horário da foto estiver correto é Sub com certeza, Digital Creation Time - 19:32:02

Chegou a colocar a camera no automatico pra ver? Pelo jeito estais usando no modo AV e se for, pode ser que está programada pra fazer Sub exposição. Chegaste a ver se o pontinho da exposição está ficando no centro? (sou usuário de canon, não sei exatamente como é isso na Nikon).
Coloque no AUTO pra ver.

by , on Flickr

Não tentei fazer fotos no automático!
Queres dizer que meu F (5.6) está muito aberto, por isso a foto está subexposta?
Mas essa subexposição só ocorre quando importo no LR!?

Abertura não tem a ver com exposição. Abertura como o nome diz é a abertura da lente. Exposição é a combinação de ISO + Tempo de Esposição + Abertura da lente.
Essa combinação tem que ser o suficiente para entra uma quantidade X de luz no sensor e deixá-lo com a exposição “ideal”.
Se quiseres manter a lente aberta em F5.6, mexa nas outras variáveis para que entre mais luz, ou aumentando o tempo de exposição ou de preferência, aumentando o ISO pra 400 ou 800.
O ideal é manter ele no 100, mais quando não tem luz soficiente, sua lente não pode abrir mais (F5.6 é o limite da sua) e o tempo de exposição não pode ser aumentado pra não tremer, nesse caso se aumenta o ISO.
Posso parecer um pouco rude no que vou falar agora, mais é fato, você precisa ler mais sobre Exposição, abertura, tempo, sensibilidade (ISO).
Está boa de inglês? Baixe na Net o livro do Amsel Adams, o “The negative” e leia o capitulo sobre “zone sistem”.
Mais procure antes algo mais básico na net. :ok:
Abraço

Pode ser que seu JPEG está corrigindo a falta de luz ou então que seu LCD da camera está muito forte, com muita luz. Acontecia isso comigo com a T3i.

Mais assim, você sabe onde fica o fotometro da sua camera e como ler ele?

Sim… eu estava utilizando o Modo AV, por isso estava alterando apenas o f
E o ISO Baixo.
Sim sei onde fica o fotômetro e sei medir ele… quando diz as fotos não o utilizei…

Faz o seguinte.
1 - Faz uma foto do jeito que estais fazendo;
2 - Faça uma foto no Automático.

Importe pro LR. Se tiver diferença e a foto feita no modo automático ficar melhor, veja o Exif dela as variáveis que a camera escolheu e depois tente reproduzir de forma manual.

Se ficar igual aí o problema está mesmo no LR.

OK! Vou fazer os testes… e estudar mais! Obrigada

Você pode tentar mais 2 coisas pra ver se é problema de importação do LR:

• Abra diretamente no Phostoshop e veja se lá está com o ruído/granulação. Pode salvar também;
  • Abrir o raw diretamente em qualquer visualizador de imagem (pode ser até no padrão do Windows) e verifique se o ruído/granulação estão lá.

Oi Danilo, tentei abrir em outros visualizadores… como Picasa e do Windows
mas lá não aparece a granulação!!

Então, configuração errada do Lightroom. Entre em Preferências e Predefinições, onde provavelmente vai achar o problema.

Ronaldo Boa Noite!
Segue abaixo link da foto… Olha se consegue abrir…

Conversão pura n Lightroom, sem mudar nenhum parâmetro:

Conversão colocando vinheta, “Granulado”, com intensidade 75, Tamanho 60 e Aspereza 70.
O resultado é quase igual à primeira foto. Está sendo aplicado algum preset na importação.