Pessoal, bom dia!
No sábado fotografei, por hobby, o chá-de-bebê da minha irmã, que está grávida.
O salão era escuro, o que me forçou a usar ISO alto para evitar subexposição.
Quando passei as fotos para o computador, vi que elas estavam com bastante ruído. Porém, apesar disso, achei que o ruído deu um certo “charme” às fotos .
Minha pergunta: vocês têm a impressão de que o ruído, às vezes, “ajuda”?
Abraços,
Rubens.
Em fotos coloridas eu nunca vi ruído “charmoso”, sempre me incomoda. Em fotos PB (mesmo digitais) às vezes os ruídos caem bem.
Posta as fotos ae!
Abraços.
Um ruido bem controlado e sem excesso eu não considero nocivo a imagem, o digital trouxe essa impressão que as fotos tem que estar sempre com cara de iso 100, enquanto antigamente em geral quando se usava um filme de iso 400 ou 800 a granulação (ruído) era uma questão secundária.
Sei que este é um assunto polêmico e cada um vai ter uma impressão diferente sobre o assunto, mas para mim o ruído não precisa ser encarado como o vilão das fotos.
Sim, de fato, os ruídos não foram excessivos…as fotos em PB ficaram boas, principalmente os “retratos”. Vou postar algumas mais tarde.
Valeu!
Abraços.
Dependendo do efeito procurado
o ruido e necesario.
Antes se conseguia isto com filmes de iso 1600 e 3200.
ou puxando 400 e 800,dependendo do caso
abs.
Angelo
se VOCÊ gostou, tá ótimo
Questão de gosto apenas. Usei filmes como o Tri-X e o Delta-3200 que eram bem granulosos e sempre gostei, claro que dependendo da situação. Pessoalmente não gosto muito de grão em filme colorido, mas mais uma vez, depende.
Em digital, a coisa é mais complicada, depende muito da câmera. Ruído de croma por exemplo eu não gosto muito. Hot pixels eu abomino. Mas quem tem que gostar é você. Cada um no seu quadrado como dizem por aí.
As minhas fotos (fotos que não são dos clientes) eu sempre fotografo com ruído, acho que é uma questão de gosto mesmo.
E como foi dito aí em cima, antes do digital o ruído era bem mais comum e não era tão problemático um filme granulado.
Só dar uma olhada nas fotos dos anos 50 e 60, por exemplo.
O ruído na tela é muito pior que o ruído na cópia, e como a tela passou a ser o meio de se ver fotos, hoje há uma ojeriza ao ruído que não é proporcional à importância dele.
Interessante a sua colocação, nunca havia pensado por esse lado. Na tela realmente se percebe muito mais ruído e imperfeições do que no papel.
acho q uma coisa é aquele ruído cromático q atrapalha a visualização da foto.
outra coisa é granulação.
não sei, mas me parece q o padrão digital de “granulação” não agrada tanto aos olhos qto o bom e velho grão dos P&Bs puxados…
ainda assim, em P&B digital, até posso subir o ISO. mas se a foto final vai ser em cor, acho melhor não passar mto do ISO 400. lógico q isso varia de acordo com a câmera. as mais novas vêm se provando cada vez melhores nesse quesito.
Alguem olha a foto com lupa procurando ruido? :ponder:
Se voce manter a foto na distancia certa para olhar em proporção ao tamanho voce ve muito ruido? :ponder:
Papel nao ve ruido como tela ou voce imprime crop 100% em papel A4 para ver o ruido :ponder:
essa parada de ruido nem vira discutir…
Malicky
É que imprimir fotos é coisa do passado, a moda hoje é ver fotos na internet (monitor) :snack:
ae tem PS pra coisa :snack:
Acontece que mesmo na internet vemos normalmente fotos de 800px, as DSLRs não geram ruído suficiente em iso 1600 pra conseguir estragar a foto nessa resolução.
O que mais me preocupa é que quando eu edito a foto, tende a aparecer mais ruído, mesmo que ela tenha pouco. (claro que eu estou falando no meu caso que tenho uma compacta e não trabalho em RAW)
De modo popular voce esta certo,
e muito comun so ver fotos na tv ou no micro,
mas imprimir nao e coisa do passado,
profissionalmente,a “moda dos fotolivros”,
veio para matar as copias avulsas"antigas".
Por qualquer coisinha os clientes hoje pedem fotolivros.
E para eventos , o leque de modelos de encadernaçao aumentou enormemente,
a procura tambem.
Abs.
Angelo
É verdade, profissionalmente as fotos são impressas.
Gui:
Em JPEG fotografe sempre…
com a máxima resolução,
na máxim qualidade (mínima compressão)
com o mínimo sharp,
com o mínimo contraste,
com a mínima saturação.
Sua imagem vai ficar feia no LCD, mas será a melhor para depois tratar.
Verifique até onde pode expor sem degradar a imagem. Não subexponha se não precisar.
E sempre bata o balanço de brancos para encontrar a luz certa do ambiente.
Com essas orientações o seu JPEG será o mais cru que um JPEG pode ser.
excelentes dicas! já até setei a câmera com isso. Antes eu deixava esses parâmetros em “Standart”, pois achava que não faria diferença na hora de tratar. Quanto à resolução eu sempre fotografei na máxima.
Tem muita gente que diz que ruído não pode existir em foto,mas acho que depende do resultado que vc quer atingir e tbm do tipo de fotografia que vai fazer …