Na verdade, ultimamente ando desconsiderando qualquer coisa abaixo de 4 em todos os sites de rumores - acompanho pois sempre eles conseguem adiantar algumas coisas, mas todos eles se comportam quase como torcida organizada.
Mas nesse caso (ainda mais por ser de fonte “anônima”), acho totalmente impossível - ou, ao menos, andaram misturando specs de câmeras diferentes.
Primeiro, acho que a FZ300 e a FZ1000 mkII são duas câmeras diferentes. A FZ300 deve ser a sucessora da (ótima) FZ200, superzoom de sensor pequeno, que já tem quase 3 anos - e todos os outros fabricantes já atualizaram suas superzooms.
Quanto à FZ1000 mkII, seria incrível que tivesse esses specs - o que eu duvido. Mas, primeira hipótese - as pessoas comprariam uma superzoom por 1500 dólares? A RX10 da Sony foi criticada por ser cara demais, e baixou de preço quando a FZ1000 saiu. Fotógrafos “profissionais” tem preconceito com superzooms, e o público comum não pagaria esse preço; e para o pessoal que faz filmagens, trocar de lente é extremamente necessário (a FZ1000 abocanhou um pedaço do mercado justamente pelo bom preço).
Mas porquê acho que a notícia não deve se confirmar:uma lente 24-400mm f1.8/4 para cobrir um sensor m4/3 seria IMENSA. Seria maior que a Olympus 40-150mm f/2.8 - não há como contornar as leis da ótica. A lente da FZ1000 tem o mesmo range, mas com abertura f/2.8-4, e para cobrir um sensor muito menor, de 1 polegada - e já é uma lente grandinha, a FZ1000 é maior que uma GH4. A não ser que a Panasonic adote a solução da LX100 - uma lente que não cubra o sensor inteiro - o que eu duvido.
E acho que a fonte se “enganou” sobre o sensor utilizado - para mim, vai ser o novo sensor de 1 polegada da RX10 II e da RX100IV; o próprio adiamento do lançamento indica isso - essa semana foi divulgado em vários sites que a Sony tem uma cláusula de exclusividade dos seus sensores de 6 meses, ou seja, os fabricantes só podem lançar câmeras concorrentes 6 meses depois dos modelos da Sony que usam o mesmo sensor. Parece que a X-Pro II da Fuji só sai ano que vem por causa disso, e imagino que isso é a causa do adiamento da nova FZ1000.
Em resumo, o que acho mais factível: a nova FZ1000 ser mais parecida com o que a Sony fez com a RX10 II - mesma câmera, com a mesma lente (25-400mm f/2.8-4) com o novo sensor e os recursos novo que ele traz (que batem com a descrição de 4k com full readout), mas com um novo EVF (provavelmente o da G7) e com tela touchscreen (uma das reclamações com a FZ1000 original), nas faixa de 799-899 dólares. Se nem a Sony, que hoje é talvez a lider em desenvolvimento tecnológico (e com muito mais dinheiro que a Panasonic) quis gastar dinheiro em desenvolver muita coisa nova pra RX10 II, acho difícil que a Panasonic (que é bem mais conservadora e com menos dinheiro) vá arriscar.