Saia justa, que situação!

Já acharam que era algo que era algo apelativo ou obsceno (endereçado a certa pessoa)!
Em vez de ficar achando pelo em ovo, procuro sempre algo que me faça evoluir na fotografia e possa ajudar os amigos dos fóruns que participo, seja postando fotos, uma duvida ou mesmo uma curiosidade.
Como pode uma foto ter 2 autores.
http://www.arfoc-sp.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=543&Itemid=70

“ÍDEM”“ÍDEM”“ÍDEM”“ÍDEM”“ÍDEM”“ÍDEM”“ÍDEM”“ÍDEM”

Mas de quem é a foto afinal?

eu hein!!!

Oi 2 vão ter que se explicar!

Vai ver que eles estavam lado a lado, e contaram, “1, 2, 3, já!”… ;D

Ou entao… é a mesma pessoa. usando o nome normal e o nome de guerra… ;D ;D ;D

Por a Folha ser um grupo grande e assinar a foto como de sua agência, imagino que o seu fotógrafo seja real.
Agora, quem foi a pessoa que desviou a imagem para outra agência cabe ao destino apurar.

Abraço,

José Azevedo

Pode acontecer… 2 caras lado a lado com metralhadoras (leia-se 1D MArk II ou III) em modo P (o que acontece muito nesse meio), as Câmeras farão fotos virtualmente idênticas… Precisaria ver em alta para analisar com calma pequenos nuances e sobrepor ambas para ver se existem pequenas anomalias.

Diferença tem… Se prestar atencao no pescoço do homem por trás tem algo preto. Esse negocio preto está maior na foto da esquerda que na da direita (deve ter sido causado pela diferença de angulo).
Dá pra perceber que a pessoa que fez a foto da direita era mais alta ou estava em um ponto mais alto que a outra.
Em fotojonalismo ficam varios fotografos amontoados um em cima / do lado do outro metralhando.

Isso é verdade, as vezes falta espaço!

O Oslaim não tem 1D o outro deve ter usado uma sim, pq o Estado só usa MKII.
Pelo que vi, foi usado flash, estou certo?

Se for esse o caso, façam o teste, pouca luz, 2 cameras com flashs na sapata, focadas no mesmo lugar, já passei por este problema e sei do resultado.

É falta de ética do mesmo jeito.

No fotoreporter não é fotógrafo do jornal, é qualquer pessoa que envie uma foto pra agência estado.

Então, eu vivo isso sempre em desfiles, mas mesmo que usem o flash uma diferença de 1/250s não dá tempo da cena mudar… Podem ser fotos uma coladas na outra, isso contece com freqüência quando os fotógrafos ficam agrupados… Pelo jornal não dá para sacar se existem mudanças de tons e etc porque a impressão é tosca, precisaria mesmo ver as fotos originais para evidenciar as diferenças, mas uma parece estar melhor exposta do que a outra, mas é só especulação, porque a partir das imagens do jornal não dá para ter idéia. :slight_smile:

Não tinha reparado que ele é fotoreporter, mas mesmo assim ele preenche um cadastro assumindo a responsabilidade pela imagens enviadas para o AE.
Alex, isso vai logo ser resolvido, é só apresentarem o arquivo original!

Luiz, é verdade, mostrem os arquivos e pronto, não vou dizer que é um problema ético até sair um veredito, mas em alguns casos fotos muito parecidas aparecem mesmo, é só pegar as imagens e olhar o exif

Não acho que seja a mesma foto, reparem no luminoso com um X dentro de um circulo vermelhos, em uma foto ele está com foco e na outra fora de foco.

Em frente ao enfermo em primeiro plano aparece o contorno do capacete de um bombeiro que está encoberto por duas cabeças, na aba traseira desse capacete tb aparece diferença.

Outro dia visitando uma pagina de uma operadora de turismo estrangeira vi uma foto da Carol Castro desfilando no Sambodromo durante o Carnaval e tive a impressão de que uma das que eu havia batido, analizando as minhas fotos vi que tinham algumas diferenças, mas o outro fotografo provavelmente estava a poucos metros de mim pra ter feito aquela foto.

Como disse:

-Isso vai longe!

O FTB postei tb a mesma coisa, acontece que um amigo conhece os 2 em questão, parece que o Alberto Takaoka já teve alguns problemas relacionados a anti-ética.

Amigos, pra mim é a mesma foto. A única diferença que noto é que na Folha ela está com um ajuste no levels e com menos crop. Isso, acredito, justificaria algumas diferenças percebidas, inclusive em proporções. É muito comum fotos com o mesmo ângulo e no mesmo instante (em alguns casos até com a dupla exposição dos flashes). Mas nesse tipo de atividade, em meio a trocentas fotos, as duas redações escolherem duas da mesma fração de segundo??? Não, não… mais fácil acertar na mega-sena. Por isso acho que é a mesma foto, alguém gatunou a imagem de alguém…

Se analisarmos a fundo, qtas pessoas tem na foto?
Acrescente a este nº. o fato de ser emergencia, todo mundo correndo pra socorrer o internos do hostipal.
Agora repare na pessoa que está ao centro da foto colocando a luva, só essa ação já demostra que é a mesma foto, outra coisa que comentaram é que um dos 2 fotógrafos já tem historicos anteriores de serem anti-éticos.