Somente para informar a quem possa interessar, conforme acima exposto minha câmera foi para a assistência técnica na garantia, ocorreu um pouco de demora nas definições, mas de forma geral fui bem atendido.
Informaram que não havia conserto e seria caso de troca. Hoje recebi a ligação da Samsung e achei que a solução resolve o problema, porém é um tiro no pé de quem quer entrar no mercado de fotografia:
A proposta única foi - ressarcir em 10 a 15 dias úteis o valor pago em nota fiscal acrescido de correção.
Argumentei que gostei da câmera e que aceitaria esperar - a resposta foi não temos estoque de câmeras e sem previsão… argumentei se seria possível a troca por modelo superior ao meu e a resposta foi a mesma… achei estranho demais !!!
A questão, para mim é mais profunda e importante:
Sou amador, tinha antes uma Canon T2i - que me atendeu muito bem por 3 anos - depois foi ficando difícil carregar o equipamento e rolou um certo tédio - vendi tudo e resolvi encarar o sistema da Samsung - NX - gostei muito do sistema, qualidade da imagem e focus peaking - fiquei viciado nas lentes manuais antigas e facilidade de foco com o recurso.
Tentei argumentar, sem sucesso, que quando adquirimos uma câmera com lentes intercambiáveis a questão vai muito além da câmera - investimos em lentes, acessórios, etc… no meu caso comprei apenas a pancake 30mm por menos de R$ 400,00, agora imagine se tivesse investido em uma 60mm macro, 85mm, e nas novas lentes zoom 2.8… - simplesmente ficaria na mão.
Entendo com este aprendizado que apesar de conservadoras em alguns pontos, Nikon e Canon são confiáveis, tem valor de revenda e te dão condições de investir em lentes e acessórios para o longo prazo.
Agora estou no dilema… tenho lentes manuais que estou curtindo demais…
O sistema que teria focus peaking e tamanho semelhante seria uma APS-C mirrorless da Sony - mas fiquei com um pé atrás em investir de novo em um sistema fora da linha Canon - Nikon, tudo bem que a Sony tem mais história e tradição que a Samsung neste ponto.
Voltar para a Canon - seria uma opção - mas sem focus peaking, teria a SL1 com menor tamanho…
Sei lá… gostaria dos comentários dos colegas mais experientes…